Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Como dormir melhor na gravidez


Dúvidas, questões, técnicas, truques, melhores posições e outras dicas para dormir melhor durante a gravidez

Mais uma volta para a direita, outra para a esquerda, de barriga para cima, de barriga para baixo, as pernas tremem, agora está com vontade de ir à casa de banho, depois sente azia, a seguir dá-lhe a fome, e quando volta ainda não conseguiu adormecer, mesmo estando com sono, olha ao relógio, e está quase na hora de levantar! Já lhe aconteceu durante a gravidez, ou conhece alguém que já passou por isso? É normal… Mas pode e deve ser evitado! Durante a gravidez não é fácil ter uma noite de sono tranquila, e quanto mais avançada for a gravidez, ainda mais difícil fica. É muito importante para uma mulher grávida dormir bem e cerca de 8 horas por noite.

A situação de insónia depende de mulher para mulher, nem todas as grávidas sofrem desse problema durante a gravidez. Depende essencialmente da altura da gravidez e é causado principalmente por alterações hormonais. As principais dificuldades de que se queixam são encontrar uma posição confortável para poder descansar, a azia e a fome que incomoda, ou até mesmo a constante vontade de ir à casa de banho.
Para evitar esses problemas, existem algumas técnicas, truques, e dicas, que facilitam o conforto na hora de dormir, e em caso de insónia, ainda a pode evitar.

Antes de mais, se está com dificuldades em adormecer, e sabe que tem um certo medicamento que a fará adormecer, NÃO TOME esse medicamento. Esses medicamentos para dormir, têm a capacidade de atravessar a placenta e chegar até ao feto, ou seja, estaria a dar esses medicamentos também ao bebé, o que poderá trazer grandes complicações.

Qual é a melhor posição para dormir durante a gravidez?

Como já foi dito, por vezes, o principal problema pode não ser o sono, mas sim encontrar uma posição para dormir confortável. Dormir de lado, é a melhor posição enquanto estiver grávida, principalmente virada para o lado esquerdo. Dormir nesta posição vai melhorar o fluxo sanguíneo, e como consequência, o fornecimento de nutrientes e oxigénio para a placenta. Para além disso, ainda favorece o funcionamento dos rins para eliminar líquidos desnecessários. Se estiver deitada para o lado direito, não quer dizer que não esteja a fazer bem, e se acha mais cómodo nessa posição, óptimo, mas teoricamente nesta posição, o fornecimento de oxigénio e nutrientes não é tão eficaz como para o lado esquerdo, e desta forma, poderá deixar o bebé inquieto, podendo senti-lo a mexer-se durante a noite, atrapalhando o seu sono. Ainda há quem se sinta mais confortável com uma almofada entre as pernas dormindo numa posição lateral.

Dormir de barriga para baixo, certamente que não é confortável para a mãe, a não ser que esteja nas primeiras semanas de gravidez e a barriga ainda não está muito grande.

Dormir de barriga para cima, parece ser a posição mais lógica e mais cómoda para dormir. O que não é verdade! Pode parecer a posição mais cómoda, mas o que acontece é que nesta posição, todo o peso do útero vai estar sobre a coluna, os músculos das costas, os intestinos e alguns vasos sanguíneos, o que pode levar a alguns desconfortos como dor de costas, hemorróidas, e até pode prejudicar a circulação sanguínea, que também pode reduzir a circulação para o bebé. Ainda nesta posição, em algumas mulheres, pode provocar o aumento da pressão sanguínea ou a diminuição da pressão sanguina, causando tonturas. Para além destas situações, dormir de barriga para cima, também pode levar a casos de apneia do sono devido ao aumento do peso da barriga.

Como evitar a azia na gravidez durante a noite?  

A azia também é um dos factores incomodantes durante a gravidez. Isto acontece porque durante a gravidez o sistema digestivo fica mais lento, e a comida permanece mais tempo no estômago e intestinos. Quanto mais avançada for a gravidez, e quando maior for o útero, mais pressão faz sobre o estômago e intestinos, piorando os sintomas de azia. Para evitar azia durante a noite, deve cortar nas refeições à base de fritos, ou ácidas e picantes à noite. Também deve de evitar grandes refeições perto da hora de deitar, optando preferencialmente por pequenas e várias refeições durante a noite, em vez de uma só refeição grande à noite. Se ainda assim a azia continua a ser um problema durante a noite, tente dormir com a cabeça mais elevada nas almofadas, isso irá dificultar o refluxo gástrico, melhorando um pouco os sintomas de azia. Em casos mais extremos, pode tomar um anti-ácido para neutralizar a acidez que está a incomodar. Estes anti-ácidos não devem de ser tomados regularmente.

Para evitar as idas frequentes à casa de banho durante a noite, deve de beber menos líquidos ao fim da tarde e à noite. Na gravidez é muito importante ingerir grandes quantidades de líquidos, por isso é aconselhável que o façam durante a manhã e início de tarde, para que no final de tarde e noite, já tenham ingerido uma grande quantidade de líquidos, e a necessidade seja menor, reduzindo assim as idas à casa de banho durante a noite.

No final da gravidez, com o aumento do tamanho da barriga, é complicado dormir uma noite inteira sem ser incomodada. Por isso, sempre que possível, aproveite para descansar à tarde cerca de 30 minutos a 1 hora, nunca mais que isso para não faltar o sono à noite.

Ainda há quem se queixe de algumas náuseas durante o primeiro trimestre de gravidez. Se é o seu caso, essas náuseas podem ser evitadas com uma ceia ligeira antes de dormir. Umas bolachas secas, um copo de leite, ou um iogurte, será suficiente para evitar as náuseas, e até mesmo para saciar a fome durante a noite.



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



2 respostas para “Como dormir melhor na gravidez”

  1. sofia disse:

    Boa tarde gostaria de saber se faz mal pra mulher dormir de tarde nos ultimos 3 meses de gravidez.

  2. celia disse:

    ola sou celia eu estou gravida de 12 semanas a tres dias k nao dorme nada nem de dia ate fico narvo nem consigo ficar na cama fico agoniada k posso tumar para eu dormir me ajudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *