Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Faz mal dormir depois de comer?


Muitas pessoas interrogam-se se faz mal dormir depois de comer, veja em baixo a nossa explicação.

Já deve ter ouvido falar, ou vivenciado a experiência de acordar a meio da noite com má disposição, ou até mesmo de manhã com o estômago às voltas. Uma das possíveis causas pode ter sido derivado ao que comeu na noite anterior, principalmente se foi dormir logo após a refeição.
Porém, essa mal disposição depende de pessoa para pessoa e do tipo de alimentação que fez. Algumas pessoas, após as refeições, podem dormir sem quaisquer problemas e acordam bem no dia seguinte. Assim como outras pessoas, podem tanto acordar bem, como mal dispostas, ou nem conseguir dormir.

Artigo relacionado: Comida e alimentação para dormir melhor

Alguns especialistas defendem que devemos realizar a famosa “sesta”, e que descansar entre 20-30 minutos após as refeições é muito importante. Não é dormir, é apenas descansar! Esse tempo de repouso após as refeições ajuda na circulação do sangue pelo aparelho digestivo, ajudando na digestão. Este tipo de “sesta” é mais vantajoso no horário de almoço, já que ao jantar é importante esperar 2 horas até efectuar o seu sono nocturno.

dormir-depoiscomer

Sabe-se que o nosso metabolismo é mais lento durante a noite. Logo, a nossa digestão também vai ser demorada durante o período nocturno, principalmente se a ingestão de alimentos for muito excessiva e elevada e valores calóricos. O facto de ir dormir logo a seguir à refeição, irá acumular reservas de gordura, provocando um aumento de peso. Por isso, durante a noite, deve optar por alimentos mais leves, com baixo conteúdo calórico, e em quantidades mais pequenas do que aquelas que come durante o dia.

Artigo relacionado: Ir dormir  logo após o jantar engorda?

Um grande problema é que, durante o dia, existe um acumular de stress, principalmente devido ao trabalho, e quando se chega a casa à noite, existe uma enorme vontade de devorar tudo o que aparece à frente. Resultante dessa ingestão excessiva de alimentos, que são na maior parte das vezes, alimentos bastante calóricos, levando para além de um aumento de peso, a uma digestão mais prolongada e também a um prolongamento do esvaziamento gástrico. Podendo causar distúrbios no sono.
Por isso, é importante aguardar cerca de 2 horas após a refeição, antes de ir dormir, para favorecer a digestão e evitar distúrbios no sono e mau estar causado pela digestão.

Sabe-se ainda que a ingestão excessiva de alimentos ou de outros alimentos em particularidade, favorecem o aparecimento da azia(dicas para deixar de ter azia). A própria posição em que estamos deitados também favorece esse refluxo, causando algum desconforto e dando a sensação de ardor e calor. Por isso, a ingestão de certos alimentos como cebola, chocolate, pimenta, alimentos gordurosos, picantes, alho, tomate e fritos à noite, minutos antes de ir dormir, pode provocar azia, causando algum desconforto durante a noite e atrapalhando o sono.



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



6 respostas para “Faz mal dormir depois de comer?”

  1. Fabricia disse:

    Gostei do assunto. Sempre que posso faço uma “sesta” e acredito mesmo que faz muito bem pra saúde.

  2. André disse:

    Melhor coisa que existe, pra uma boa digestão, é uma soneca após comer bem.

  3. Sergio disse:

    Gostei de toda informacao….confesso que eu dormia sempre depois de comer e ando com esses problemas. Mas agora espero melhor e muito depois dessas dicas.

  4. nyvson disse:

    Eu me alimento bem, e como em horarios errados. Pretendo me orientar agora.

  5. Junior Santiago disse:

    Estou com refluxo, sempre que faça uma refeição espero de 30 a 20 minutos para se deitar. Me sinto melhor fazendo, as vezes ataca a crise, mais comecei a fazer o tratamento com remédios ( TECTA E MONTILIUM).

  6. Aldenice disse:

    Muito importante tudo que está explicado. Às vezes ficava em dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *