Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Jet Lag – O que é, Dicas, Causas e Como evitar


Como sobreviver ao jet lag?
Viajar para locais distantes é algo que nos deixa imensamente felizes. A ansiedade positiva sobre o que vamos encontrar no nosso destino é algo que nos faz sentir vivos e passamos muitos dias as imaginar como serão as nossas férias ou viagens em trabalho. Contudo, quando fazemos viagens muito grandes, para destinos com fusos horários diferentes, os nossos ritmos circadianos não conseguem compreender a dessincronização do ciclo luz-escuridão do novo ambiente e sentimos jet lag. Como evitar a esta sensação tão estranha, que por vezes nos complica e estraga os dias de férias?

Este artigo vai ajudá-lo a saber quais as causas do jet lag, e quais as melhores dicas para superar este problema da melhor maneira.

O que é o jet lag?

A melhor forma de traduzir jet lag é através do termo descompensação horária. O termo no fundo representa todo o mau estar que sentimos quando passamos de um fuso horário para outro num curto período de tempo. Se viajar do Brasil para a Europa, por exemplo, poderá sentir enjoos, cansaço, dificuldades para dormir, entre outros problemas fisiológicos que afetarão o seu bem-estar. Isto acontece devido às alterações que ocorrem no seu ritmo circadiano. Após uma viagem longa, estamos alerta em vez de conseguirmos dormir, apesar do cansaço que o nosso corpo sente. As coisas complicam-se ainda mais pelo facto de, apesar de o relógio biológico principal do nosso cérebro se ter adaptado ao horário de luz-escuridão, os relógios individuais das nossas células e órgãos controlados pelo relógio principal, terem de ser calibrados. E é claro que quanto maior for a distância que viajamos, maior vai ser o impacto destes sintomas, por isso devemos ter cuidados redobrados nas viagens muito longas.

Dicas para evitar o jet lag

– Procure dormir muito bem antes da viagem: este é um daqueles conselhos que sabemos que é difícil de seguir a cem por cento, pois o mais provável é estar tão excitado com a viagem que nem conseguirá descansar corretamente! Contudo, é muito importante que descanse muito bem na noite anterior a viajar e para isso deve ter tudo pronto com dois ou três dias de antecedência. Assim, na véspera da sua viagem não vai ter nada para arrumar nem para verificar e naturalmente sentir-se-á mais descansado pois não sentirá o stress de fazer a mala! (veja: dicas para combater stress e ansiedade)
– Evite bebidas alcoólicas durante a viagem: ingerir bebidas alcoólicas a grandes altitudes vai deixá-lo mais cansado, por isso é de evitar beber este tipo de bebidas durante o voo. A mesma regra aplica-se a bebidas energéticas e com cafeína. Deve evitar tudo o que pode influenciar o seu ciclo de descanso. Opte por bebidas relaxantes, como chás.
– Ajuste todos os seus relógios: assim que entrar no avião, aconselha-se que atualize todos os seus relógios para a hora do seu destino. Deste modo, é mais fácil adaptar-se inconscientemente à sua nova realidade.
– Não passe a viagem sentado: como o voo é, geralmente, bastante longo, deve evitar passar a viagem sentado na mesma posição. Levante-se, passeie pelo avião, procure conversar com alguém e evite dormir, pois isso vai complicar ainda mais o seu descanso quando chegar ao destino.
– Faça as refeições como se já estivesse no destino: deve começar de imediato a seguir as refeições como se já estivesse no destino da sua viagem. Deste modo, estará já a habituar o seu organismo ao horário local e isso será benéfico quando chegar de facto ao destino. Mesmo que não coma o que os locais comam, não deve jantar no avião se no seu local de destino for hora do pequeno-almoço.
– Tenha atenção à hora dos voos: não é aconselhável que chegue ao local de destino na hora de dormir, pois assim será muito mais complicado conseguir adaptar-se ao novo horário. O recomendado é que chegue ao seu destino durante o dia, pois assim o seu corpo terá oportunidade para se adaptar e irá assistir ao final do dia e à consequente diminuição da luz solar. Desta forma, será mais fácil para o seu cérebro compreender que está na hora de dormir e a adaptação prevê-se mais simples!
– Não tome medicamentos para dormir: este é um erro muito frequente, mas que deve ser evitado ao máximo. Os medicamentos para dormir podem intensificar os efeitos do jet lag e se não forem receitados por um médico, podem trazer ainda mais complicações. Deve sempre optar por calmantes naturais, como chá de tília e de camomila.

Estar exausto após um voo é muito comum, mas certamente que não é isso que pretende para as suas férias. Gastou muito tempo a planear as suas férias e quer que tudo seja fantástico e para isso não convém estar sem energia! Siga as nossas dicas e verá que é mais fácil sobreviver a viagens longas!

JETLAG em atletas de desporto de alta competição



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *