Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?
100% Seguro - Não fazemos spam!
A necessidade de dormir varia de pessoa para pessoa. Consta-se que Einstein dormia 12 horas por dia, enquanto Goethe dormia sempre mais de 9. Estes números, à luz da sociedade atual, parecem irreais, visto que dormir mais de 8 horas por dia é entendido como uma perda de tempo e uma quebra na produtividade. Aliás, atualmente muitas pessoas pensam que as horas dedicadas ao sono são uma autêntica perda de tempo. Dormir pouco é visto como um sinal de força e de maior competência!
O inventou e cientista Thomas Edison é um exemplo bem diferentes dos anteriores: dormia apenas 2 horas por dia. E, ironia do destino: a sua invenção, a lâmpada elétrica, foi um dos principais contributos para a diminuição média das horas gastas a dormir. Na verdade, devido às novas tecnologias e à grande variedade de atividades que podemos fazer em casa, é facilmente entendível que as pessoas sintam que dormir acaba por ser um desperdício de tempo! Temos tantos filmes e séries para ver, tantos jogos para jogar e livros para ler. Muitas vezes, sentimos que ao dormir estamos a perder tempo valioso para fazer outras atividades que, no nosso pensamento, seriam bem mais vantajosas para nós.
Quando nascemos, e até completarmos 3 meses, precisamos de 14 a 17 horas de sono, ou seja, os bebés recém-nascidos passam a maior parte dos seus primeiros dias de vida a dormir. A partir dos 4 meses e até aos 11 meses de vida, a necessidade de dormir reduz para 12 a 15 horas de sono, sendo os bebés mais ativos nesta idade. Depois, e até aos 4 anos, vamos reduzir novamente a necessidade de dormir, passando a precisar de dormir de 11 a 14 horas de sono por dia. Dos 3 aos 5 anos, volta a haver nova redução e precisamos de dormir 10 a 13 horas de sono. Dos 6 aos 13 anos vamos começar a dormir mesmo, sendo aconselhável dormir entre 9 a 13 horas. Na adolescência, mais concretamente dos 14 aos 17 anos, vamos necessitar de dormir entre 8 a 10 horas. A partir dos 18, e até aos 25 anos, a necessidade de dormir reduz para 7 a 9 horas, o que se mantém, em média, até aos 64 anos. A partir dos 65 anos aconselha-se que se durma entre 7 a 8 horas por dia.
São vários os fatores que influenciam a quantidade de horas de sono que precisamos de ter por dia. Em média, uma pessoa adulta precisa de 7 a 8 horas de sono para se sentir com as energias recarregadas. Contudo, há pessoas que só se sentem bem se dormirem 12 horas seguidas e outras que se sentem com energia mesmo só tendo dormido 4 horas. E nenhum dos grupos de pessoas está errado. A questão da quantidade de horas que precisamos de dormir não pode ser nunca dissociada da qualidade do nosso sono. Um estudo efetuado por Ernest Hartman concluiu que algumas das pessoas que que normalmente dormem poucas horas (menos de 6 por dia) têm um sono mais eficaz que aquelas que dormem mais de 9 horas. Se passarmos muito tempo a dormir, mas não conseguirmos atingir estágios de sono profundos, vamos acabar por acordar na mesma cansados pois o nosso cérebro não descansou completamente.
Assim, não se pode dizer que exista uma duração de sono ideal para todas as pessoas. Se uma pessoa dorme 5 horas e passa o dia cheio de energia, é sinal de que não precisa de dormir mais horas. Assim, não faz sentido que essa pessoa se esforce para voltar a adormecer e para atingir as 8 horas de sono. Forçar o sono e dormir sem necessidade faz com que as pessoas se sintam cansadas e sem energia. Pelo contrário, quem precisa de dormir 8 horas por dia não vai sentir-se bem com apenas 4 ou 5 horas de sono. Se só dormir 5 horas por dia de forma contínua acabará por desenvolver um défice de sono, o que pode trazer complicações para a saúde. Ou seja, dormir pouco porque o corpo não necessita de mais horas de sono não é prejudicial, mas dormir pouco porque é impedido de o fazer e sentir-se constantemente cansado é algo muito prejudicial para a sua saúde.
A inexistência de uma duração de sono ideal para todos relaciona-se também com a necessidade individual de sono basal, ou seja, a quantidade de sono ideal que o corpo precisa numa base regular para um bom desempenho, e com o défice de sono, que consiste nas horas de sono perdidas, devido um estilo de vida inadequado, má gestão do tempo, doenças que provocam dores e mau estar, a causas ambientais como ruído exagerado.
Outro fator importante que não deve ser descurado é a idade. A nossa necessidade de horas de sono varia ao longo dos primeiros anos de vida e estabiliza, por norma, no final da adolescência. Existe a ideia generalizada de que as pessoas mais velhas precisam de dormir menos, mas não é isso que os próprios pensam sobre o assunto. Um facto curioso é que os homens só sentem mais necessidade de dormir do que as mulheres a partir dos 55 anos.
Apesar de a necessidade de dormir se manter mais ou menos estável ao longo da vida adulta, a dificuldade em dormir bem aumenta com o passar da idade. Isso acontece muito porque quanto mais velhas as pessoas são, mais têm tendência em dormir durante o dia, fazendo pequenas sestas.
Como saber quantas horas preciso de dormir?
Para conseguir perceber qual é a duração ideal do seu sono, deve deitar-se e dormir sem preocupações de acordar e sem utilizar o despertador. Quando acordar por si mesmo, veja quantas horas dormiu e perceba se se sente revigorado e com as energias máximas para enfrentar o dia!
Todas as pessoas têm um conselho para dar quando o tema é insónias. Todos têm algo diferente para nos aconselhar e isso, por vezes,…
Todo mundo já ouviu falar que a quantidade ideal de sono é de 8 horas todas as noites. A verdade é que todos são…
É complicado estabelecer uma relação directa entre a duração do sono e a saúde, pois existem imensos factores que remetem em diferentes direcções sendo…
Dorme Mal? Um dos maiores problemas de saúde população Mundial é uma consequência de dormir pouco e em regular as horas de sono mantendo…
É 2 da manhã. Você ainda não dormiu. E você está olhando para baixo uma reunião 8 da manhã. É insônia, uma condição definida…
Uma das grandes dicas para não sofrer de insonias esta noite, começa precisamente pelo jantar. Investigadores afirmam que se deve evitar gorduras ao jantar,…
Se você é como a maioria das pessoas foi afetado por problemas de sono relacionados ao estresse em algum momento ou outro, deitado acordado…
Sente-se cansado? Acha que anda a dormir mal? Dorme a noite toda mas acorda ainda mais cansado? Não consegue dormir a noite toda sem…
Ter uma rotina para dormir e para acordar é o segredo para conseguir ter uma noite descansada e para acordar com as energias renovadas!…
Deixe uma resposta