Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Tudo o que precisa de saber sobre hipersónia


Todos ouvimos falar de insónias, mas raramente ouvimos falar do seu oposto: a hipersónia. A hipersónia é a sonolência excessiva e afeta a vida de quem sofre desta condição. As pessoas que sofrem de hipersónia têm um sono excessivo durante o dia, o que as impede de fazer o seu dia-a-dia normal. Esta condição faz com que as pessoas possam adormecer em qualquer momento e em qualquer lugar, seja no trabalho ou enquanto estão no trânsito. Além disso, este problema causa uma falta de energia intensa e dificuldade em ter um raciocínio claro. Apesar de a pessoa dormir muito, ela dorme mal e como tem a necessidade de fazer sestas regularmente, acaba por não conseguir concluir nunca os ciclos de sono. Muitas vezes brincamos com aquelas pessoas que estão sempre com cara de sono, mas devemos ter em atenção de que pode ser um problema sério.

Anda sempre com sono e cansado,  dorme muito? vamos abordar tudo aquilo que precisa de saber sobre hipersónia!

Quais são as causas da hipersónia?

Existem várias causas possíveis para sofrer desta condição sendo a privação de sono uma das mais comuns. Sofrer de apneia do sono também pode ser um fator de risco para ter hipersónia, bem como sofrer de hipopneia obstrutiva do sono. A narcolepsia e a síndrome das pernas inquietas, distúrbios no ritmo circadiano também podem ser fatores que causam este problema. Em casos de episódios de hipersónia esporádicos, as causas podem ser outras, como consumo abusivo de álcool ou drogas e a interrupção súbita de algum medicamento. Também existe a possibilidade de ser um problema genético. Em casos mais graves (e bastante raros) a sonolência excessiva pode ser causada por traumatismos cranianos, tumores ou lesões no sistema nervoso central. Também a depressão, esgotamento, esclerose múltipla, enxaquecas, epilepsia e excesso de peso podem ser fatores potenciadores desta condição.

Sintomas da hipersónia

A pessoa que sofre de hipersónia tem muita dificuldade em acordar, havendo momentos em que não ouve o despertador apesar de estar ao lado dele. Quando a pessoa acorda, sente-se fraca e completamente sem energia, parecendo que está ainda mais cansada do que quando se deitou. Estas pessoas têm necessidade de dormir cerca de 14 horas por noite, o que é consideravelmente mais do aconselhado pelos médicos. Apesar de dormirem muito durante a noite, ao longo do dia sentem um cansaço intenso e não acreditam ter forças para enfrentar o dia. Outro sintoma importante é a necessidade constante de tirar pequenos cochilos: sempre que têm oportunidade, encostam a cabeça e dormem um bocadinho! Querer dormir após o almoço é quase uma condição humana, mas quando é em exagero é um sinal de alerta! Devido aos maus hábitos de sono, estas pessoas sentem-se muitas vezes desorientadas e com dificuldades de concentração. Bocejam muitas vezes e irritam-se com muita facilidade.

Como se diagnostica a hipersónia?

Se tiver sensação de sono excessivo durante alguns dias (por norma mais de duas semanas), deve consultar um médico pois pode ser sinal de algum distúrbio do sono. O médico irá prescrever-lhe exames ao sangue e exames de imagem, como através de tomografia axial computorizada ou por ressonância magnética.

Tratamentos

O tratamento deste problema depende sempre da sua origem. É preciso perceber se é uma hipersónia primária, ou seja, tem origem apenas nos maus hábitos de sono, ou se é secundária, tendo origem noutras condições de saúde, como referimos acima.

Em alguns casos, uma rotina de sono mais rígida e adequada é suficiente. Em muitos casos, o problema está relacionado apenas com a falta de qualidade de sono e quando a qualidade é devolvida, a vida da pessoa melhora. Porém, noutros casos podem ser precisas outras medidas, como perder peso, evitar consumir álcool e não usar calmantes em doses exageradas. Se o caso for resultado de uma apneia de sono, é preciso fazer tratamento para esta doença.

A sonolência excessiva de forma isolada não apresenta gravidade, mas quando conjugada com outros fatores pode colocar a vida da pessoa em risco. Não se pode adormecer enquanto se dirige nem enquanto se trabalha, sobretudo se manobra máquinas ou se transporta cargas. É muito importante perceber qual a origem do seu problema. Aconselhamos que consulte um médico se sofrer de sonolência excessiva durante períodos de tempo, pois ele é o profissional adequado para o ajudar!



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *