Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?
100% Seguro - Não fazemos spam!
É comum de manhã as pessoas que vivem connosco perguntarem-nos “então, dormiu bem?”. Essa pergunta é tão banal que não pensamos nela como deve de ser. Contudo, se analisarmos bem, não é muito fácil responder com veracidade a esta pergunta. Afinal, o que é ter uma boa noite de sono?
O tempo que demora a adormecer é um bom indicador para perceber se teve uma boa noite de sono. Segundo a organização National Sleep Fountadion o tempo normal para adormecer varia entre os 10 e os 20 minutos. Se está fora desta média, então o seu corpo pode estar a tentar passar-lhe a mensagem de que algo não está bem. Adormecer muito depressa (em cinco minutos ou menos) também não é bom sinal, pois pode significar que anda muito cansado ou que sofre de algum distúrbio do sono. Pelo contrário, se normalmente demora uma hora ou mais a adormecer, pode sofrer de insónias crónicas. Adormecer no tempo certo é sinal de que se deitou na hora que se devia deitar e que o seu corpo estava preparado para descansar. Este é o primeiro passo para ter uma boa noite de sono.
Quando acorda muitas vezes durante a noite, está a interromper o seu ciclo circadiano e não conseguirá descansar corretamente. Mesmo que acorde e adormeça logo se seguida, vai estar a prejudicar o seu descanso e a confundir o seu cérebro. Se dormiu uma noite seguida sem acordar, é um excelente indicador de que teve uma noite de sono revigorante!
Saiba também: Comer muito antes de dormir pode prejudicar o sono
Se passa muito tempo na cama acordado, a pensar, a ler, a ver televisão ou a comer, é sinal de que algo está mal. Há estudos que comprovam que tem uma boa noite de sono se passar cerca de 74% do tempo efetivamente a dormir. Se a percentagem de tempo que passa em repouso profundo for inferior a este valor, então não teve uma noite de sono em condições!
Quando dormimos corretamente, não sentimos necessidade de permanecer mais tempo na cama. Então, se ao acordar a sua primeira vontade é sair da cama e “agarrar” o dia, é sinal que dormiu bem e descansou o suficiente. Se pelo contrário acordar com vontade de se virar para o outro lado e dormir novamente e se sente que não tem energia suficiente para enfrentar o novo dia, é porque algo na sua noite falhou e não conseguiu recarregar as baterias!
Quando não descansamos corretamente, temos tendência a encarar o Mundo de uma forma mais negativa e tudo nos parece mais difícil de resolver. Se acordar bem-disposta e com pensamentos positivos, significa que conseguiu dormir bem e a noite foi uma boa conselheira para si! O seu estado de espírito matinal está muito relacionado com o seu correto ou incorreto descanso. Sempre que se sentir mais motivado e feliz, é sinal que conseguiu dormir bem!
Passou a noite às voltas com pesadelos que não o deixavam dormir em paz. Ter pesadelos até pode querer indicar que teve um sono profundo no entanto também pode significar que você leva para a cama os seus medos e problemas. Se sentiu que teve uma noite intranquila devido a pesadelos, então o seu descanso pode ter estado comprometido.
Saiba também: Porque temos pesadelos?
Uma boa noite é essencial para a sua saúde e bem-estar. Enquanto está a dormir, o seu corpo não está parado. Durante a noite, o nosso corpo regenera os tecidos, produz proteínas e hormonas importantes para o organismo, ajuda a melhorar a nossa memória e faz com que percamos peso! Quando dormimos bem, o nosso sistema imunológico sai reforçado, o nível de stress e ansiedade baixa significativamente, a pressão arterial fica regulada e o nosso sistema gastrointestinal funciona na perfeição. Um adulto deve dormir cerca de 8 horas por dia para conseguir recuperar os seus níveis de energia, embora esta não seja uma verdade absoluta. Infelizmente, a qualidade do sono ainda é muito descurada por muitas pessoas que não compreendem que uma noite mal dormida tem impactos negativos no dia seguinte e no bem-estar geral!
Uma das grandes dicas para não sofrer de insonias esta noite, começa precisamente pelo jantar. Investigadores afirmam que se deve evitar gorduras ao jantar,…
É complicado estabelecer uma relação directa entre a duração do sono e a saúde, pois existem imensos factores que remetem em diferentes direcções sendo…
Já aqui falamos anteriormente na importância que a alimentação tem para promover uma vida saudável e principalmente para o fazer dormir melhor no dia-a-dia.…
Qualquer pessoa com insônia que já tenha experimentado contar carneiros sabe que a eficácia desta estratégia é altamente discutível. A boa notícia é que,…
Saiba que, como adulto, é relativamente normal ter pesadelos. Muitas pessoas associam pesadelos com a fase de crianças e acreditam que são algo que…
Eles carregam suas preocupações em seus sonhos, e continuam a processar preocupações emocionais enquanto eles estão dormindo, de acordo com o estudo. Segundo um…
Deixe uma resposta