Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Apneia do Sono – Causas, Consequências e Tratamento


apneia do sono

Estar ao lado de alguém que ressona pode significar passar as noites com insônia. Mas se se tratar de um caso de apneia obstrutiva do sono não valorizado, as consequências, no seu molde mais grave, podem ser um passaporte para um pesadelo. Importa, assim, conhecer a patologia e os seus sintomas, primeiro passo no sentido de um diagnóstico precoce.

Esta patologia é muito frequente no homem, sendo a sua prevalência de cerca de 10% dos adultos do sexo masculino. Caracteriza-se, sobretudo, pelo aparecimento, durante o sono, de paragens de respiração (apneia do sono) e de ressonar intenso.

É habitualmente referida pelas (os) companheiras (os) dos doentes que não conseguem dormir e sofrem de insônia, porque o ressonar é forte e porque os doentes têm pausas na respiração.

Causas da apneia do sono

Os fatores que desencadeiam uma situação de apneia do sono são variados. As paragens da respiração resultam de um colapso da faringe durante o sono.

As causas que levam ao encerramento da faringe são múltiplas e podem estar relacionadas com a própria constituição anatômica da faringe, que condiciona mais facilmente o seu encerramento durante o sono, mas existem também causas externas, como são o aumento de peso, consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo à noite; fumar; comer em demasia ao jantar; e o consumo de medicamentos para dormir, que podem favorecer a oclusão da faringe e o permitir a entrada de ar para os pulmões, explica a médica.

Consequências da apneia do sono

É essencial conhecer as consequências mais comuns numa pessoa com um quadro clínico de apneia de sono:

As consequências mais importantes são a hipertensão arterial, que frequentemente surge associada e muitas vezes é difícil de controlar com medicação, as arritmias cardíacas e, nos casos mais graves, o enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e morte súbita. Para além disto, é de notar ainda que o adormecimento fácil durante o dia pode ser responsável por acidentes de viação e no trabalho.

Por vezes, a doença é silenciosa e os sintomas não são valorizados. Para o diagnóstico é indispensável conversar com o doente e com a companheira.

Em muitos casos os doentes não se queixam e são as companheiras que alertam para a existência de um sono perturbado (ressonar intenso, pausas na respiração e sono agitado.)

Noutros, são os próprios doentes que estão cansados e dormem muito facilmente durante o dia.

Para a confirmação do diagnóstico é fundamental a realização de um registo poligráfico de sono, efetuado durante a noite, com o doente a dormir e de preferência com internamento numa clínica.

O exame permite não só a confirmação de diagnóstico, mas também avaliar a gravidade da apneia e decidir o melhor tratamento.

Tratamento da apneia do sono

Os doentes que tenham no registo do sono uns números significativos de pausas da respiração devem ser tratados com um aparelho de ventilação nasal, que consiste em administrar, durante a noite e quando estão a dormir, ar sob pressão, através de uma máscara nasal.

Este tratamento vai permitir a abertura da faringe, evitando o ressonar e as paragens da respiração.

O tratamento cirúrgico, conforme refere a médica, deve ser reservado para os doentes com peso corporal normal e que no registo de sono tenham um número baixo de apneias ou que apenas ressonam.

Seja qual for a situação, recomenda-se sempre aos doentes que:

  • Percam peso, se tiverem excesso
  • Façam refeições ligeiras ao jantar
  • Não consumam bebidas alcoólicas
  • Não fumem
  • Não tomem medicamentos para dormir
  • Não se deitem sem almofada
  • E que se deitem com o nariz desobstruído.



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



51 respostas para “Apneia do Sono – Causas, Consequências e Tratamento”

  1. Miguel Morbey disse:

    Agradeço que informem sobre o tratamento a desenvolver para combater esta doença; onde me posso dirigir?

  2. Vitor Mota disse:

    Será assim?
    “- E que se deitem com o nariz obstruído.”

    Ou será?
    “- E que se deitem com o nariz ( DES ) obstruído.”

    Agradeço a vossa atenção e informação.

  3. matéria muito interessante e esclarecedora.
    Me irmano à pergunta do Vitor Mota.
    No aguardo.

  4. A apenia do sono contribui para o aumento de peso?

  5. Américo Muiange disse:

    Agradeço pelo artigo esclarecedor. A minha esposa está a passar por tudo o que este artigo descreveu. Neste últimos dias temos estado a pesquisar sobre essa doença na internet. Julgo que este artigo nos vai ser útil, especialmente no que diz respeito ao que a pessoa portadora deve e não deve fazer.
    Muito obrigado!

  6. josé Coelho disse:

    Apesar de ter reduzido a alimentação pra metade, não consigo perder peso.Tenho 1,70 e 95 Kgs. Há um anos atras não era assim. Tenho 60 anos de idade e já sofri dois AVC’S de fraca intensidade.
    Penso que sofro de alguma alergia e quando isso acontece, apesar de tomar comprimidos de manhã para a tensão arteial, o médico receitou-me mais um para tomar metade de manhã e metade à noite dizendo que era para levantar a pulsação que atenho normalmente baixa.

    Sempre me senti durante o dia muito cansado e ultimamente, acordo imensas vezes de noite, ao som do meu ressonar e em sobressalto o que se torna muito doloroso.

    Será isto apeneia do sono?..

  7. António Cardoso disse:

    Acho que durmo muito mal pois dificilmente adormeço com facilidade, acordo várias vezes durante a noite e sonho demasiado que por vezes se tornam pesadelos. Fui ao otorrino que me mandou fazer um exame ao sono, onde acusou alguma apneia. O médico sugeriu que fizesse uma intervenção na garganta devido a ter as amígdalas um pouco grandes. Segundo ouço dizer, quem tem apneia adormece durante o dia em qualquer lado com facilidade. Pois comigo acontece que muito raramente adormeço com facilidade. Será isto normal?

  8. António Cardoso disse:

    Se dizem que quem tem apneia adormece com facilidade, no sofá, no trabalho até (eu até estou praticamente sentado todo o dia numa secretária), nos transportes públicos.
    Se o otorrino e no exame do sono que fiz, me diagnosticaram apneia e eu não me adormeço com facilidade em parte alguma.
    Será que o meu problema está bem diagnosticado?
    É que o otorrino sugeriu uma intervenção na garganta e estou com algum receio de que o problema não fique resolvido.

  9. dalva disse:

    Gostei muito desse artigo.fui diagnosticada recentemente por uma polisonografia sendo como apneia,tenho pesquizado muito o assunto mas ainda tenho duvidas,meu medico disse q meu estado nao e gravissimo mas grave,e me receitou o cpap,mas ainda nao tive condiçoes financeiras para adquirir.sera que realmente preciso dele?devo procurar um segundo proficional?li em alguns artigos que dentintas e otorrinos cuidam tanbem disso e verdade?tenho problemas na atm devo consultar meu dentista antes de iniciar o tratamento? obrigada.

  10. Anónima disse:

    Olá,eu penso que sofro de apneia,pois respiro mal,e ressono…Mas tenho sono pesado,não acordo facilmente,nem mesmo quando o meu pai toca por exemplo num bombo que eu tenho( Porque eu sou da Fanfarra) Não o ouço,reajo mal a que me toquem,e acordo mal disposta,e com imensas olheiras,que não consigo disfarçar.
    Mesmo que me deite cedo,é sempre igual,tenho obesidade,mas tenho uma alimentação correcta,não fumo,nem nada disso,porque sou adolescente.
    Bom,adormeço nas aulas,os professores chamam-me a atenção vezes sem conta,os meus colegas quando isso acontece gozam comigo…A maneira disso não acontecer é quando estou a escrever/trabalhar.
    Mas tento evitar ao máximo que isso aconteça,mas quando acontece e dou por isso,ao “regressar” levo um “baque” no peito/cabeça,daqueles que quando a pessoa está a descair a cabeça para dormir e depois tenta acordar de novo…(Desculpe/em se não me estou a expressar bem).
    Bom,quero que isto termine de uma forma simples sem intervenções cirúgicas,aparelhos,e idas ao médico, quero um tratamento caseiro,como se costuma dizer.
    Deito-me por volta das 00:00H para me levantar ás 7:30,para estar na escola ás 8:20H,tomo um pequeno-almoço leve,como pão com queijo,pão com…(qualquer coisa) e um copo de sumo de laranja natural,por ter vitamina C,que me dá alguma energia,bebo-o todos os dias ao pequeno-almoço,e vou para a escola (de automóvel).
    O meu namorado também sofre do mesmo problema,e não é obeso,nem consome nada.Ele toma o pequeno-almoço comigo em casa e depois a minha mãe leva-nos á escola,pois ele anda na minha turma.Ele vai ter comigo a minha casa,para passarmos um tempinho juntos,e a sós á hora do pequeno-almoço,embora também jante em minha casa,e depois vai embora e volta no dia seguinte.
    Mas ambos somos virgens,somos apologista de casar-ter relações em lua de mel.
    Bom,preciso de ajuda rápido!
    Obrigada,
    Anónima(Não revelem o meu email por favor)

  11. Susana Rebelo disse:

    A minha mãe resona muito e diz que sonha muito durante a noite.Há momentos que ela para de resonar e durante o dia tem muito sono quer a trabalhar ou a fazer qualquer outra tarefa ela adormece com facilidade,ja estamos a ficar com medo dela conduzir.Poderá ser a apeneia do sono?Ela ja foi ao medico de familia que não deu importÂncia ao caso,que devera ela fazer?

  12. Joao Ferreira Lemos disse:

    Ex mo. Senhores
    Solicitava uma informaçao.
    Fui operado ao tabique ao pale, e me qurtarao o sino por motivos de sofrer de apneia despois de ter sido submetido esta deloroza operaçao continuo a sofrer de apnea, adequeri um aparaelho que consiste de uma mascara ligado ao un difusor con agua minaralizada para enviar um ligero vapor misturado com ar resumindo tenho dificuldade em me adaptar ao aparelho havera outro sistema de tratamento! agradecia uma resposta.Com os meus agradecimentos

  13. Francisco Albino Dias Calado disse:

    Pergunto se uma pessoa que sofra de apneia do sono pode vir a ter problemas durante o sono?
    Pois, eu fui fazer um exame ao Hospital Polido Valente – Lisboa e foi-me detectado 33% de paragens durante a noite !
    É perigoso?
    Como poderei combater este problema?

  14. Francisco Albino Dias Calado disse:

    Eu uso uma aparelho que uso durante a noite com mascara nasal. É suficiente?

  15. marisa cunha disse:

    ola sou mae de um menino com dois anos e meio desde sempre eu senti k o meu menino tinha paragens respiratorias ele sofre de varios tipos de alergias k esta a ser medicado. no dia 16 de junho a educadora sentio k ele tinha varias paragens

  16. ruy antonio gres disse:

    Apnéia do sono é coisa muito séria.Necessita tratamento médico.Os métodos diagnósticos estão evoluindo.O próprio procedimento cirurgico está se tornando mais seguro em face do recente exames introduzidos para a cirurgia ser mais pontual,mais objetiva.A apnéia deve ser tratada pois desencadeia fatores de risco como:Diabetes,Hipertensão,Depressão,Diminuição da Libido,Doença Corononariana e até se fala em antecipar a doença de Parkinson.

  17. lina pedrosa disse:

    há alguns meses tenho paradas respiratórias, sobressalto na cama quase morrendo, parece filme de terror, é horrivel, to começando a ter medo de dormir sozinha e morrer, são trancos respiratórios agudos, como se tivesse engasgada com algo, procuro deixar o pescoço o mais livre possivel, tenho a pressaão baixa sempre, do atipo 108, sinto muito sono, seria uma apnéia, que especialidade médica devo recorrer. Grata

  18. Glêsiano Gomes disse:

    pelo o q lir tenho todos esses fatores,isso mim deixa triste por sab q tenho esse problema,mas agradeço o esclarecimento pq assim devo procurar o profissional correto,valeu….

  19. Luiz Claudio Rodrigues disse:

    Eu tenho um tipo de apnéia diferente e, acho que isto é o causador do meu ronco. Explicando é que inspiro normalmente, mas não consigo espirar realmente parece ter um objeto que tranca a saída do ar. O que devo fazer para solucionar este impasse?

  20. jonice disse:

    Para Vitor mota.
    Será assim?
    “- E que se deitem com o nariz obstruído.”
    Leia com atenção ou use lentes corretivas, isso evitará que voce fique cometendo estas gáfeas.

  21. Carlos Arruda disse:

    Actualmente estou a ressonar muito, segundo as pessoas que comigo habitam. Durante o dia tenho muito sono quer a trabalhar ou a fazer qualquer outra tarefa e estou a adormecer com facilidade, e até já estou com medo de conduzir, principalmente a partir das 22 horas. Recentemente efectuei testes cardíacos e está tudo bem. Que devo fazer? Desejo a todos um Bom Ano de 2012.
    Carlos Arruda

  22. Diamantin OLiveira disse:

    Descobri que tinha apneia do sono de uma forma muito caricata, tinha um gato que dormia aos meus pes na cama, varias vezes durante a noite acordava com o focinho do mesmo perto do meu nariz, e ficava danado. Entretanto comecei a ter sonolencia e acordava todos os dias com dores de cabeça, apercebi me qie o meu pai ressonava e quando estava sentado no sofa fazia paragens, comecei a ficar desperto e mais tarde numa relação que tive era o caos pois nao deixava dormir ninguem, comecei a pesquisar e resolvi ir a um pneumologista, fizemos registo poligráfico de sono, e o resultado nao podia ser pior, fazia 43 paragens durnte uma hora sendo a mais prolongada de 66 segundos, como tal foi me diagnosticado apneia do sono grave.
    Hoje em dia durmo com um aparelho de ventilação nasal, as dores de cabeça desapareceram, sinto me muito mais energico e a minha vida mudou completamente. Aconselho toda a gente a procurar ajuda a apneia do sono é letal, e sem darmos conta.

  23. Anonimo disse:

    Qual a solução mais rápida para minimizar o sono? O aparelho de oxigénio para dormir é eficaz e imediato? Tenho de fazer muito quilometras ao volante no final deste mês e estou com receio. Onde posso adquirir o aparelho, quanto é que custa e é necessário receita médica?
    Obrigado

  24. Joaquim Conceição disse:

    Já á ums anos que sofro de apeneia do sono tenho sido visto por médicos da especialidade,tenho aparelho de ventiliação nasal só que agora tenho com mais ferquencia paragens respiratórias mesmo com o
    aparelho colocado,agradeço qualquer informção soubre o assunto.

  25. roney ramos pereira disse:

    o que causa a alpineia e se há alpineia mesmo estando acordado?

  26. Emília disse:

    A pessoa pode ter apnéia do sono e não acordar durante à noite?

  27. Paula Carvalho disse:

    Desde pequena que a minha família diz que parece que “fui mordida pela mosca do sono”, a verdade é que mesmo o meu marido se queixa que me pára a respiração, “dou pulos”na cama e que acordo sobressaltada; mas a verdade é que me sinto muito cansada de manhã e com muito sono. Sou asmática desde os 17 anos, mas agora com 35 anos voltei usar 4 “bombas” da asma além de comprimidos. Como posso saber se sofro da Apneia do sono? Essa doença também surge nas mulheres?

  28. António Paulo disse:

    Meus caros amigo(a)s
    Relativamente a este assunto da apneia do sono vou falar-vos do meu caso pessoal: Ressonava com muita intensidade, noites mal dormidas, acordava completamente exausto como se tivesse levado uma tareia durante a noite, adormecia com extrema facilidade durante o dia sentado à secretária e comecei a ter muito sono enquanto conduzia, op que é particularmente grave e perigoso para quem tem este problema e não tem conhecimento do mal que sofre.
    Perante todo este quadro devo à minha esposa a insistência para que eu consultassse um especialista e fizesse exames para diagnosticar qual era efectivamente o meu problema.
    Assim à 3 anos atrás (tenho 54 anos) consultei um médico Pneumologista especializado em apneia do sono (é esta especialidade que deve ser consultada quando se tem este problema) fiz exames num hospital onde fiquei durante 2 noites (só fiquei no hospital das 20 horas às 8 da manhã). Perante os resultado não houve qualquer tipo de dúvida. Tenho apneia do sono e nã ofazia a minima ideia do que isso era e das graves consequências que daí pode advir. Passei a utilizar uma máscara de ventilação nasal, durante a noite, à qual me adaptei perfeitamente e que hoje já não dispenso, pois já não consigo dormir sem ela. Posso garantir-vos que a minha qualidade de vida a todos os níveis melhorou 1000%. Acreditem! Tudo isto que vos digo aqui é para incentivar quem desconfia que poderá ter este problema de apneia do sono, que consulte o mais rapidamente um especialista e verá a sua vida mudar para um nível muito melhor.
    Estou disponível para qualquer esclarecimento:
    [email protected]
    Cumprimentos a todos e tratem-se……., porque só se vive uma vida!

  29. José Bastos disse:

    Onde poderei encomendar um aparelho intra oral destinado a combater a apneia do sono?

  30. José Bastos disse:

    Mais concretamente, onde poderei encomendar um aparelho intra oral destinado a combater a apneia do sono em Portugal?

  31. Carla disse:

    Olá!!! tenho percebido que durante as noites paro de respirar, não é frequente, devo sentir a cada 2 meses uma vez, só que ontem me assustei por sentir duas vezes seguidas, seria apneia ou algum outro disturbio do sono, não sou fumante, não bebo, não janto tarde, apenas faço lanche e mesmo assim é cedo. Como devo proceder com isso
    aguardo resposta

  32. clovis machado disse:

    ola ! Estou aguardando a cirurgia p/ o proximo dia 01/03/13 e estou muito ancioso, pois não aguento mais este negocio de apneia , tenho que dormir na sala , minha esposa trabalha e se eu durmo no quarto ela nao consegue durmir, entao estou em um situaçao muito dificil e sem falar nos transtornos de humor talvez seja pelas noites mal dormidas em que eu acho que meu celebro fica de plantao a noite e diz : preciso ficar atento pois se este cara parar de respirar eu tenho que dar um clique nele, se nao eu morro junto. Entao queridos amigos a situaçao é esta preciso acreditar primeiro em DEUS e depois nesta cirurgia e torcer p/ que corra tudo bem e eu fique livre deste mal . Agradeço pelo espaço e pelo desabafo que me foi permitido. abço.

  33. MARCOS disse:

    É MUITO DIFICIL PARA NÓS! POIS ESTOU ESPERANDO A 3 ANOS PELO O SUS UM EXAME CHAMADO POLIMASSOGRAFIA, E NAO CONSIGO REALISA-LO PARA DAR ANDAMENTO COM O OTORRINO. DEPENDO DO RESULTADO POIS SEM ELE NADA PODEM FAZER.

  34. Munique prado disse:

    Olá, Tenho 23 anos, peso cerca de 48 kg, não bebo bebida alcoólica, não fumo, raro eu me alimento á noite e não tenho problemas de Saúde.
    Porém gostaria de uma dúvida esclarecida, se possível;
    Quando estou dormindo, levanto rápido ( pulando mesmo) da cama, porque sinto que não estou respirando, e em seguida (segundos) estou respirando novamente, todavia ocorre taquicardia ( acredito que seja pelo meu ” pulo” rápido demais), outras vezes eu “pulo” mas não ocorre a taquicardia, contudo logo esse sintoma/sinal termina, e eu retorno a dormir.
    Em várias vezes eu sinto ânsia como se fosse vomitar, ( isso logo em seguida que eu acordo), então tomo um antiácido Liquido e volto a dormir… Sem outras interrupções ou ainda pode ocorrer o quadro 2 vezes por noite.
    Algumas vezes Fico Angustiada com isso de ” acordar sem ar”, e então me ocorre uma certa ansiedade e só quando o sono me vence novamente eu consigo dormir.
    Isso poder ser Apneia do Sono?

    Aguardo Retorno.

    Att

    • Andre Rodrigues disse:

      Boa noite!
      Obrigado pelo seu comentário.

      Pode ser apneia do sono sim, como também pode ser algum outro problema de respiração.
      É melhor consultar junto do seu médico, apresentando toda essa lista de sintomas, para que ele possa avaliar a situação e tentar perceber o que se está passando.

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  35. Daniela Lima disse:

    A anos que sofro com apneia e não sei o que é dormir de verdade, levanto cansada com a sensação de que passei a noite toda na festa.Preciso saber onde comprar uma maquina dessas contra apneia.

  36. Marilsa Alves disse:

    Hoje dia 10.04.13 estive com o neurofisiologia e soube que tenho apneia grave, o medico solicitou que eu usasse o aparelho respiratório durante um mes e depois repetir o exame do sono com o aparelho para ver se a apneia melhorou. Estava em duvidas mas depois que li os relatos nesse site, decidir alugar e fazer o teste. Se eu me adaptar ao aparelho e der certo vou fazer uso dele. Pois ter essas sensações a noite é muito ruim.

  37. valdete disse:

    Comecei a roncar muito, repentinamente, com sono agitado. consultei Médico otorrino que pediu polisonografia e teve o diagnóstico de “sindrome da apneia obstrutiva do sono de grau 2” A solução é o uso da C-PAP. Iniciei o uso da mascara e tenho dormido bem mais tranquilo. Gostaria de saber as causas desse desturbio já que não sou obesa (tenho 58 anos, 1,57 m e peso 61 kg) pratico exercício físico diariamente, não fumo, bebo socialmente. Segundo especialistas isto acontece mais em homem e em obesos. Será que existe outro tipo de tratamento para não ter que dormir com a máscara?

  38. Reinaldo Maia de Farias disse:

    Pessoal! Resumidamente, passo o meu conhecimento sobre a matéria.
    Ao dormir, vc relaxa, a língua (músculo) se recolhe e obstrui a passagem
    do ar fazendo com que vc acorde e imediatamente volte a dormir. Isso
    durante varias vezes aa noite. Resultado: a qualidade do sono eh péssima.
    O sono eh superficial. Nao se aprofunda e vc tem a sensação, ao amanhe-
    cer, de que nao dormiu. Passa o dia cansado e irritado. Essa situação eh
    mais grave porque eh cumulativa.
    Vc tem apneia do sono. Como tratar:
    1. Cirurgia – ha grande risco. Nao aconselho. Eh ineficaz. Nao fiz;
    2. Obesidade – eh complicado. Continuo com razoável abesidade;
    3. Cepap – este sim. Uso o Capap desde 1996. Adaptei-me desde a
    Primeira noite e até hoje. Viajo sempre e o cepap comigo.
    Vc conhece o beneficio do cepap ao despertar. Esse equipamento
    jorra ar, sob pressao, nas narinas, nao permitindo, em consequência,
    q haja obstrucao. Vc respira, então, normalmente. E desperta bem.
    Caso faca uma soneca depois do almoço, nao dispenso o CEPAP.
    Um abraço.

  39. Gemima disse:

    Sofro de todos os sintomas aqui descritos, fui ao médico e realizei alguns exames, inclusive a polissonografia e hoje levei-os ao médico e tive o diagnostico fechado: Apnéia e disturbio do sono. Fiquei triste pois a cirurgia que já fiz anteriormente já não resolve.Terei que conviver com isso e passar a usar o Cipap. Agora sim, me sinto ainda mais constrangida, pois sou incomodo para meus colegas de trabalho e familiares que não conseguem dormir bem por minha causa. Foi triste, mas preciso mudar alguns habitos para ser um estorvo para muita gente.

  40. estou com medo de dormir,pois há um mês acordo procurando o ar,que sinceramente some,tenho medo de dormir acordar e não conseguir mais respirar,não ronco e tenho um sobrepeso não sou obesa,e estou me exercitando o que pode ser isso???

  41. Angela disse:

    Meu marido tem apneia do sono e não procura tratamento. Eu me sinto mal em presenciar o sono dele, parece que eu é que estou tendo dificuldades para respirar, só de ver. Já falei tantas vezes com ele, mas ele relata que não vai buscar ajuda porque não está lhe incomodando. O que devo fazer???

  42. Dr. Jasom Pamato disse:

    Bom dia, me chamo Jasom Pamato, sou fisioterapeuta da multinacional Air Liquide.
    Eu gostaria de apresentar alguns aparelhos de CPAP, além de máscaras, filtros etc., para tratamento da SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono).

    Caso haja interesse na compra desses produtos, favor entrar em contato comigo. Tenho condições de oferecer boas vantagens à empresa.

    Aguardo retorno.

    Att,

    Jasom Pamato
    Fisioterapeuta
    CREFITO 164385-F

  43. ola eu tenho apeneia do sono e uso a mascara ,so que ultimamente não a consigo por ,de dia adormeço facilmente em qualquer lugar até de pé e fico sem saber onde estou ,tambem estou a espera da consulta a quase 1 ano e nada ,quando ponho a mascara fico sem respirar e tenho que a tirar ,ja não sei o que fazer estou a ficar cada vez pior se dizer a médica que não a consigo usar ela vai ma tirar e tenho medo do que venha a acontecer

  44. Marcio Eusébio Pereira disse:

    Eu fiz o exame e deu 40 paradas por hora corro risco de morrer dormindo?

  45. Soraya Olimpia da Conceição disse:

    Oi o meu nome é Soraya tenho 19 anos i eu ronco i tenho um pouco de apnéia sou 10 quilos acima do meu peso janto muito tarde o q eu faça pra para de ronca i fazê a cirurgia da apnéia

  46. Rosylaine disse:

    Quando eu estou muito cansada , ou quando passo o dia inteiro espirrando por causa da renite , isso me acontece . No meu caso é o seguinte , durmo sono bastante pesado , pode ser de dia ou a noite . Eu não consigo respirar , nem acordar . Tento me mecher , tento me acordar . É a sensação de quase morte ! Já me aconteceu de estar dormindo e sofrer com isto umas 3 vezes no mesmo dia ! ASSUSTADOR! Às vezes tenho medo de dormir , pois é horrível ! Mas creio que eu esteja sentindo estes sintomas por estar acima do peso ! E a alergia também , só piorou o meu caso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *