Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Síndrome das Pernas Inquietas, o que é, qual o Tratamento


Síndrome das Pernas Inquietas

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), afeta cerca de 10% da população e 20% das mulheres grávidas. É mais comum em pessoas de meia idade.

Os sintomas da SPI pioram ou só aparecem durante a noite quando o indivíduo está a descansar. Esses sintomas são uma sensação desagradável nas pernas antes de dormir e durante a noite, como se estivesse a queimar, comichão e/ou dores nas mesmas que leva muita vezes a quadros de angustia e ansiedade que pode provocar insônia. Quando se movimenta as pernas há a sensação de alívio destes sintomas.

Esses movimentos das pernas podem-se dar de uma forma involuntária, interferindo assim na qualidade do sono, não permitindo o individuo adormecer ou permanecer no sono.

O que é a Síndrome das pernas inquietas?

Através de estudos efetuados, pensa-se que a Síndrome das pernas inquietas se deve a uma deficiência de ferro no cérebro que provoca uma alteração na produção de dopamina (neurotransmissor que está envolvido e é responsável no controlo de movimentos, aprendizagem, humor, emoções, cognição, sono, prazer, bem-estar e memória) a deficiência de dopamina pode levar a estados de tristeza, depressão, fadiga física e mental, impotência sexual, stress e ansiedade .

Esta Síndrome está associada a doenças como anemia ferropénica, neuropatia periférica (problema nervoso que afeta as pernas), diabetes, insuficiência renal e artrite reumatoide.

Qual o tratamento da Síndrome das pernas inquietas?

O tratamento da SPI, pode ser feito de forma farmacológica e não farmacológica e tem como principal objetivo aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de sono ou tratar a condição que está a causar a síndrome.

Das opções não farmacológicas para o tratamento da SPI, destacam-se as medidas comportamentais, nomeadamente a boa higiene do sono, a promoção de atividade física, as massagens e banhos quentes da região envolvida. Evitar consumo de cafeína, se é fumar deve tentar deixar de fumar, deixar de beber álcool e outras substâncias estimulantes bem como fármacos agravantes da síndrome das pernas inquietas.

Quando são identificados casos de carência de ferro, devem realizar-se suplementação com ferro. Esses suplementos de ferro devem de ser associados a vitamina C, pois esta melhora a absorção do ferro.

As opções farmacológicas para o tratamento da síndrome das pernas inquietas são: agentes dopaminérgicos, opioides, anticonvulsivantes, e benzodiazepinas.

Os agentes dopaminérgicos, são fármacos eficazes na melhoria dos sintomas, que o vão ajudar a dormir melhor e a melhorar a qualidade de sono do doente. Porém, estes fármacos atuam durante pouco tempo, não conseguindo manter um efeito duradouro. Os agentes dopaminérgicos têm alguns efeitos secundários, sendo os mais comuns náuseas e vômitos, insônia, alucinações, congestão nasal e retenção de líquidos.

Os agentes opioides, são considerados a segunda escolha de tratamento naqueles doentes que não toleram os agentes dopaminérgicos e têm eficácia comprovada na melhoria dos sintomas de SPI, da qualidade do sono e da atividade noturna das pernas. Os principais efeitos secundários são a obstipação, náuseas, vômitos, confusão, alteração da memória e concentração, sedação e depressão respiratória.

Os anticonvulsivantes, têm sido eficazes na melhoria dos sintomas da síndrome das pernas inquietas. O anticonvulsivante mais utilizado (gabapentina) tem como efeitos secundários sonolência, tonturas, retenção de fluidos e aumento do apetite.

As benzodiazepinas, embora possuam menor eficácia terapêutica que os anteriores, podem ser usadas em doentes com SPI com queixas noturnas intermitentes. Graças ao seu rápido inicio de ação, ajudam na iniciação do sono.

Qualquer um destes medicamentos devem obrigatoriamente ser utilizados no caso de prescrição médica! Para mais informações consulte um especialista médico ou um farmacêutico.



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



62 respostas para “Síndrome das Pernas Inquietas, o que é, qual o Tratamento”

  1. Luis Pina do Pranto disse:

    Exmos Snrs. – Já à algum tempo

  2. asntonio carlos moura da hora disse:

    ola boa tarde eu estou com estes sintomas sindrome das pernas inquietas sinto muita angustia tristeza inritabilidadade e insonia o que devo fazer

    • Andre Rodrigues disse:

      Boa noite!
      Obrigado pelo seu comentário.

      Siga as dicas do próprio artigo, certamente irá ajudar!

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

    • Talita Almeida disse:

      O que devo fazer pra acabar com essa síndrome das pernas inquieta, o que preciso fazer? Qual o exame ideal pra descobri o motivo dessa enfermidade, fico grata quero receber resposta pelo meu Email

  3. fatima disse:

    EU SOU A FÁTIMA E TENHO 59 ANOS DESDE OS MEUS LINDOS 20 ANOS TENHO ESTA PODEROSA DOENÇA QUE COM A IDADE ME DEIXA MUITAS NOITES QUASE SEM DORMIR E TEM POSTO MUITAS CLAUSULAS NA MINHA VIDA MESMO NA PARTE SENTIMENTAL PEÇO AJUDA JÁ QUE NO MEU MÉDICO DE FAMILIA NÃO SE PASSA NADA.VIVO DESESPERADA AO PONTO DE MUITAS VEZES PENSAR EM COISAS QUE NÃO DEVO
    MUITO OBRIGADA

  4. fatima disse:

    TENTEI INSCREVER-ME NA VOSSA PAGINA DO FACEBOOK MAS NÃO CONSIGO E MUITO OBRIGADA POR RESPONDER,MAS ACREDITE ESTOU MESMO MAS MESMO MUITO DESESPERADA

  5. Vitor Santana disse:

    Tenho essa sindrome desde que me lembre da vida. Apesar de ser uma coisa constante em todos os periodos da minha vida, poucas vezes me atrapalhou o sono a um nivel preocupando. Hoje possuo 28 anos e nis ultimos dias parece que a doença evoluiu de uma forma a me atrapalhar muito.

    Talvez pela ligação aos momentoa de stress que venho passando isso tenha desencadeado um descontrole no problema.

    Gostaria muito de ter contato com especialista, estou a dias sem dormor direito e isso esta minando minhas energias dia apos dia.

    Obrigado

  6. olinda gomes disse:

    ajude-me por favor.Minha mae tem 84 anos e quase nao dorme com as pernas inquietas e a cabeça a doer de nao dormir .Por favor ajudem -me obrigado.

    • Andre Rodrigues disse:

      Boa noite Olinda!

      Devido à idade avançada da sua mãe, trata-se de uma situação complicada para tratar farmacologicamente, porém existem algumas técnicas e pomadas simples que a sua mãe poderá aplicar na zona, de forma a melhorar esses sintomas e ter uma melhor qualidade de sono!

      Faça um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: https://www.insonias.com//aconselhamento-consulta-online-por-email/

      Irei entrar em contacto consigo e irei ajudá-la no máximo que conseguir!

      Obrigado!

  7. Marcia disse:

    DESDE QUE EU ME CONHEÇO POR GENTE SOFRO DESSE MAL, MAS O ANO PASSADO CONSULTEI UM BOM REUMATOLOGISTA E ELE ME RECEITOU UM REMEDIO CHAMADO “SIFROL” 0125 MG, MAS TEM QUE SER COM RECEITA MÉDICA E RESOLVEU O MEU PROBLEMA. EU SOFRIA MUITO DESDE PEQUENA, NINGUEM SABIA O QUE EU TINHA, JÁ QUE NAO ERA DOR E SIM UMA GASTURA,UMA INQUIETAÇÃO HORRIVEL TANTO NAS PERNAS COMO NOS BRAÇOS, MAS GRAÇAS A DEUS HOJE FAÇO USO DESSA MEDICAÇAO E TEM RESOLVIDO MEU PROBLEMA…

  8. Ana Carolina disse:

    Tenho 15 anos e sinto que tenho essa síndrome, já me tirou boa parte do sono nas noites. Pode ocorrer na minha idade também? Obrigada!

  9. Izildinha Helena Visoli disse:

    Bom dia,
    Tenho 61 anos e também não estou conseguindo dormir por causa
    desta spi, trabalho e tenho que me levantar as 05:00 hs, sera que
    talvez a acupuntura não ajudaria? Sinto que ando muito triste, choro
    muitas vezes sem motivo aparente, pensando em muitas coisas ruim.
    Qual especialista devo procurar?
    Obrigado

  10. Farago disse:

    Tenho uma dor na panturilha da minha perna direita que chega a me incomodar, mas se caminho muito nesse dia ela nao dói, a dor realmente é muito chat, e pertuba o meu sono! Será essa doença das pernas inquietas?

  11. Carolina disse:

    Meu nome é carolina e tenho 22 anos, estou gravida e ja faz um tempo que tenho essa doença, mas nos ultimos dias estou ha 2 dias sem dormir , a agonia nas pernas é muito grande e agora sinto mo braço também,estou desesperada pois nao sei se posso tomar remedio na gravidez

  12. Mário Fernandes Marques Moura disse:

    Olá meu nome é Mário Moura,tenho neste momento 66 anos desde os meus 28 anos que sofro com a doença das pernas inquietas,o meu caso é de extrema gravidade,a doença foi-me identificada na Alemanha mas os conhecimentos a nivel de clinica geral eram nulos,só um especialista de ortopedia é que identificou como sendo (restless leg syndrome) e com este nome entrei em contacto com o meu médico de família que muito se dedicou,receito-me nessa altura( tramal retard )que tomei durante anos e tinha uma vida quase normal,só que o organismo habitou-se e depois deixou de fazer efeito,mais uma vez em desespero falo com o médico e prescreveu-me (ropinirol)comprimidos de libertação prolongada,para mim são os melhores que actuam no cérebro.Tambem tenho as minhas noites de desespero, onde a ideia do suicídio está presente em especial quando o tempo vai mudar.Actualmente sou acompanhado no hospital de Gaia mas não há nada de novo.Escrevo estas letras com a intenção de poder ajudar alguém que com o nome destes medicamentos possa informar o seu médico, se não tiver conhecimento que pode ter a solução.

  13. jenifer andrade disse:

    Eu sintos uns nervosinhos na perna deve ser essa sindrome aii e estou com medo nao me afeta no sono mais o que eu faço para isso para me ajudeeeee

  14. Ingrid Sniedze disse:

    Olá! Também sofro há anos com este problema e depois de fazer muitos tratamentos sem eficácia, um médico me receitou o remédio Sifrol…no primeiro dia que tomei já consegui dormir…é maravilhoso…

  15. Maria Pinto disse:

    Olá Ingrid. Então como se chama o remédio que tomou?Eu tenho o mesmo problema.
    Maria Pinto

  16. Gabriela disse:

    Olá! Casei recentemente é estou um pouco preocupada com meu marido. No início do sono dele ele mexe um dos pés sempre para uma direção repetidamente com intervalos curtos! Como se fosse um tique nervoso com o perdão das palavras! Será que é um caso de spi? Tenho notado que está se agravando, cada vez mais forte!

  17. Renato disse:

    Olá pessoal tenho essa horrível doença, sofri 22 anos, quase suicidei, ela me sugava, não dormia direito, até um dia um médico que tinha a doença me passou sifrol, foi um alívio. Mas tenho aumentado as doses, eu queria mesmo é um tratamento definitivo, ou seja a cura.

  18. Kelly disse:

    Boa Noite
    Até uns meses atrás sentia um desconforto nas pernas de vez em quando antes de dormir,tive a ideia de ir no banheiro e molhar com água morna só assim consigo dormi.Porem vai fazer uma semana que sinto diariamente quando sento durante o dia ou a noite!Pode ser pernas inquietas?

  19. Edina disse:

    Tenho SPI e tomo Stabil, é muito bom, que me passou foi uma neurologista.

  20. Vinícius disse:

    Obrigado essa Doença Tem Cura ?

  21. MARLY BENDER disse:

    ola…. meu pai já toma o Sifrol a bastante tempo e não tem mais ajudado…. hoje ele teve nova crise…. não sabemos mais o que fazer…ele tem dores agora também nos braços, além das pernas… é horrivel ver ele se batendo para ver se as dores amenizam…..precisamos de um especialista aqui do Rio Grande do Sul, se puderem indicar, pois os médicos de nossa cidade nada fazem… obrigada

  22. eliane disse:

    A anos tbm sofro com esta sindrome, meu neuro tbm me receitou stabil só assim consigo dormir em páz…

  23. Luciana disse:

    Ola, só conheço um médico especialista em sindrome pernas inquietas aqui em Poa, o Dr Luiz Fernando Laser, ele é Neuro. Procure no catálogo da unimed.

  24. Almira Reuter de Miranda disse:

    Almira 11/11/2015
    Eu tenho síndrome de pernas inquietas há uns quinze anos, uns cinco anos foi um desespero, pois não se encontrava a doença, um dia ouvi no Jô Soares um médico de S.P falando desta doença, ai eu falei é esta doença que tenho, corri ao médico eu morava MT. Foi uma benção, pois tomo o remédio que também serve para mal de parkison , é um remédio para sempre, mas nos dá mais qualidade de vida.Quem tiver sintomas procure um neurologista.

  25. jorge vasconcelos disse:

    Também já sofri muito com esse problema. Felizmente consegui a indicação de um neurologista que me receitou Sifrol 0,125mg. è usado também para mas de parkinson. Tomo um comprimido 02 horas antes de dormir e está resolvido o problema. O nome do médico é Dr. Mikel em Uberlândia. Atende pela unimed.

  26. Neuri Schonhorst disse:

    boa tarde! Marli bender, tbém sofro há anos com esse problema, mas já existem medicamentos para nos ajudar, o mais usado é o dicloridrato de pramipexol que tbém vem com o nome comercial de sifrol ou stabil. EM Passo Fundo temos um Neuro que é especialista nesta área, o Dr Cassiano Forcelini. Att. Neuri Schonhorst Soledade rs

  27. Ana Vitória S. Sousa disse:

    Nossa! Sofro com isso! Mais não foi diagnosticado ainda. Uma necessidade extrema de movimentar as pernas.. Inclusive, de 22 horas até 1:30 estou sem conseguir dormir, devido a isso. Já coloquei água gelada. Cochilei. Tomei um banho quente. E a espera do alívio. E tenho 17 anos.

  28. Tatiana Costa disse:

    Sou Tatiana – São Paulo.

    Há mais ou menos quatro anos, sofro SPI, nunca procurava médico porque não ️pensei que eles fossem entender o que sentia.
    Passei com uma reumato e ela disse o que era o sintoma e me encaminhou p um neuro, já descob que se eu pisar no chão frio, me ataca a noite, acho que não e piscicologico,
    Mas é horrível esse incômodo??

  29. Angela disse:

    Boa tarde…… Tenho esta sidrome a doze anos ….. Consultei tres neuros e me disseram a mesmo coisa ….. tomar rivotril ……. Tomo na hora de dietar ……Mesmo assim , enquanto nao vem o sono as pernas incomodam…….nao quero mais tomar este remedio…… Pois sei que nao e certo……. O que faco…… Por favor me ajuda…… Nao sei o que fazer…… Obrigada….. Deus abencoe

    • Dilma Volpato disse:

      Tomei rivotril durante uns 15 anos….Não fazia mais efeito. O neuro me recomendou pramipexol , é o que tomo e traz alivio à noite. Felicidades…

  30. Angela disse:

    Boa tarde…… Tenho esta sidrome a doze anos ….. Consultei tres neuros e me disseram a mesmo coisa ….. tomar rivotril ……. Tomo na hora de dietar ……Mesmo assim , enquanto nao vem o sono as pernas incomodam…….nao quero mais tomar este remedio…… Pois sei que nao e certo……. O que faco…… Por favor me ajuda…… Nao sei o que fazer…… Obrigada….. Deus abencoe tuas Vidas…..

  31. Angela disse:

    Meu nome e Angela…… E o email certo e o segundo commentario e o certo…… Obrigada…..

  32. Ly disse:

    faz um mês que estou sentindo minhas pernas e os meu pés ficarem incomodadas na hora de eu dormi , e ‘e uma sensasao orrivil fico horas tentando dormi e n consigo ,e agora começou incomoda de dia também , tenho 27 anos e nunca deu isso em mim , não sei o que fazer ?

  33. Afonso Lopes disse:

    Tomo revotril a noite de 1mg. Sinto pela manha e a noite. Se eu trocasse por outro sera que resolveria?

  34. Jisseli disse:

    Há um ano senti os sintomas da SPI porém só agora procurei ajuda. O neurologista receitou Stabil 0,125 começarei a tomar hoje, espero que melhore. Quando comecei a pesquisar sobre o problema achei que tivesse alguma relação com a alimentação, pois na época eu usava muito Ajisal – Glutamato monossódico (ajinomoto) para temperar os alimentos e isso coincidiu com um estudo que mostrou que pessoas que tinham SPI apresentava excesso de Glutamato no cérebro.porém perguntei ao medico neurologista e ele descartou que pudesse ser isso. Inclusive após ler sobre esse estudo parei de usar esse tempero e mesmo assim meses depois meus sintomas não passaram.

  35. Josefa Lopes de Araújo disse:

    Há um ano estou sentindo os sintomas da SPI, já fiz o exame de polissonografia acusou SPI mas não fui medicada. Estou sofrendo bastante pois não consigo dormir com a inquietude das pernas. Meu nome é Josefa Lopes, 62 anos e sou de Maceió-Al. Solicito ajuda pois já trato de Miopatia Mitocondrial.

  36. Dricka disse:

    sofro com isso tambem, meu neuro me receitou o sifrol, e´uma bençao, durmo tranquila todas as noites

  37. Carmem Pereira disse:

    Nossa mano, estou triste com isso, pois sinto minha perna direita mais pesada que a outra (esquerda) e parece que ela está flutuando… Sei lá! Sinto uma agonia tão ruim que não consigo nem dormir, mas o pior é que só tenho 14 anos. Deve ser por causa da minha renite alérgica. Será que é por isso? Obrigado.

  38. Carmem Pereira disse:

    Acho que vou entrar em depressão, pois todas as noites fico doido com esse negócio de AGONIA, mas eu tenho apenas 14 anos, será que essa tal AGONIA – na perna direita – deve ser por causa da minha renite alérgica? Obrigada.

  39. Carmem Pereira disse:

    Mas se meu caso for a tal sindrome, tem cura? Valeu!

  40. Patrick Levi disse:

    Fica dando umas fisgadas,e minhas pernas doem a noite!!tenho 14 anos,o que devo fazer pra melhorar pelo menos um pouco?obrigado!

  41. Mário José Ramalho Pires disse:

    Mário José Ramalho Pires. Atenção que os neurolepticos desencadeiam quase sempre esse síndrome. Então, não sei porquê, mas alguns psiquiatras gostam muito de receitar a quetiapina. Também já tomei essa coisa e nunca tomei nada mais venenoso do que isso . Largue imediatamente isso, mas aos poucos.
    Gosto · Responder · 2/6 às 5:01
    Mário José Ramalho Pires
    Mário José Ramalho Pires Todos os neurolepticos lhe podem provocar esse sintoma, mas a quetiapina é logo dos mais fortes de todos.
    Gosto · Responder · há 13 minutos
    Mário José Ramalho Pires
    Mário José Ramalho Pires Os neurolepticos teem como indicação terapêutica o controle da esquizofrenia. E para tal apenas deviam ser utilizados. Ultimamente parece estarem muito na moda entre alguns psiquiatras, para tratarem tudo, ate se for preciso para uma unha encravada. Pare imediatamente de tomar esse medicamento tão tóxico, mas aos poucos, e mude de psiquiatra. E ele que os tome. Pode ser que fique com parkinson. Sim Parkinson. É que chegou-se à conclusão, à pouco tempo, que os neurolepticos podem provocar realmente a doença de Parkinson em pessoas propensas. Isto porque estas doenças aparecem devido a uma baixa de dopamina no cérebro, que é exactamente o que todos os neurolepticos provocam.
    Cuide-se, que mais ninguém o fará.

  42. Filipe Moreira disse:

    Não tomem drogas ….experimentem elevações das pernas com o vosso peso até começar a cansar e deitem se de seguida é verão que os sintomas desaparecem e conseguem dormir normalmente e sem medicamentos..

    • Lairton Lopes Sena disse:

      Felipe, já fiz a experiência. Não funcionou comigo. Não utilizo nenhum medicamento (por enquanto) para tal alívio. Espero o sono me dominar, infelizmente… é um transtorno terrível.

  43. Sandra moura disse:

    Sou diabetica ha 15anos, tenho 57anos, ha pouco tempo tenho notado esse incomodo na minha perna, durmo bem, nao tenho insonia, quando me aborreco por um motivo ou outro o sono demora a chegar, durante a demora que a fafiga e percebida, e passa assim que o sono vai chegando, li esse artigo e me chamou a atencao e me identifiquei com alguns pontos, gostaria de saber mais pois nao esclarece o fato da pessoa ser diabetica, em que nivel da glicose que fica mais intenso, se algum medicamento da diabetes pode estar acelerando este processo etc etc
    q

  44. MARINALDO JUNIOR disse:

    tenho essa sindrome da perna inquieta gostari de receber informacoes sobre cura ou melhora

  45. ROSANGELA DO PRADO disse:

    Gostei muito dos comentários. São esclarecedores e acredito que vão me ajudar. Não para mim: graças à DEUS estou bem. Mas, é pra minha irmã mais velha que eu. Ela sofre dessa síndrome, desde criança. Coitada, passa a noite inteira em claro e com agitação nas pernas. Só consegue dormir um pouco quando amanhece o dia. Acorda, nervosa, agitada, irritada é um terror. Peguei o nome do Stabil, e indiquei para ela. Amanhã ela vai passar no médico e pedir receita. Fui ver o preço na farmácia do stabil 1mg; e achei bem salgado o preço. R$153,00, uma caixa com 30 un. Falei pra ela pedir encaminhamento ao médico, para conseguir o medicamento na Rede Pública, farmácia de AUTO CUSTO. Se DEUS quiser todos vão ficar bem. Lindos Sonhos à todos.

    • Cactus disse:

      this time there was none. I mixed new solution 3 times now. You obviously have a much better progress than I am, but was using warmer water really what made a difcerenfe for you? You mentioned in your comment that it works and thanks for advice.

  46. Dilma S. Volpato disse:

    Pesquise na net o preço do stabil. 153,00 está meio exagerado. Também uso.

  47. Lairton Lopes Sena disse:

    Convivo com este incômodo há mais ou menos 3 anos. Ultimamente ele tem sido MUITO frequente, o que me deixa por muito tempo inquieto, antes de dormir, e incomoda demasiadamente a esposa (algumas noites durmo em outro cômodo). Os sintomas somente ocorrem após alguns minutos depois que deito para dormir (seja a noite ou durante a tarde – final de semana). Algumas vezes se dá em uma perna; outras, nas duas (e somente próximas do tornozelo, fazendo com que os pés e perna se movimentem com frequência). Não existe dor, mas sim um incômodo muito grande. Dá a impressão que, segundos antes da manifestação, dá um aviso à perna – uma espécie de arrepio interior. Todavia, não é possível impedir tais movimentos. Durante o dia, enquanto não estou deitado, estes sintomas desaparecem. Uso medicamento para colesterol e pressão). Já marquei consulta com neurologista. Tenho 56 anos.

  48. RAQUEL disse:

    Sofro da SPI há algum tempo. A princípio, nem sabia que o que tinha era a síndrome, mas por um acaso descobri. Também na minha família, tenho três irmãs e minha mãe que sofrem com maior ou menor intensidade. A minha me atrapalha no perído pré-menstrual. descobri um remédio homeopático americano que ao tomar três bolinhas já passa logo o desconforto, por isso o tenho sempre na minha mesinha de cabeceira, nem precisa de água. O nome dele é Hyland’s Restful Legs. Eu sempre tenho algum amigo que viaja e peço, não é caro custa em média US$ 7. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *