9 dicas para dormir melhor

Hoje em dia, dormir uma noite completa e de forma descansada, tem vindo a ser cada vez mais complicado na sociedade, tornando-se um problema comum.

Neste artigo, apresentamos 9 truques e dicas, que deverá seguir, para dormir melhor sem preocupações e sem acordar várias vezes durante a noite!

  • Desligue todos os aparelho eletrônicos

Todos os aparelhos eletrônicos que tenha no seu quarto (TV, Tablet, Smartphone, computador, etc), devem ser desligados algumas horas antes de dormir! Com o aproximar da noite, e quando nos encontramos um ambiente escuro, o corpo começa a produzir o hormônio melatonina. A melatonina “avisa” o nosso corpo, de que são horas de dormir. Este tipo de aparelhos, emitem ondas curtas, e uma luz característica, que é reconhecida pelo olho humano, e “avisa” o cérebro, de que ainda existe luz, e então não é necessário produzir melatonina nem são horas de ir dormir. Desta forma, o “cérebro” engana-o fazendo parecer que ainda não tem sono.


  • Não coma perto da hora de ir dormir.

Comer refeições pesadas perto da hora de ir dormir (no mínimo 2 horas antes), pode não só atrapalhar o seu sono, como ainda causar outros problemas de saúde. Alguns alimentos ricos em carboidratos, principalmente, como bolos, pizzas, pão, e outras massas, ao serem consumidos durante o período noturno, aumentam de uma forma rápida, os níveis de açúcar no sangue. Este tipo de alimentos provocam uma digestão mais lenta e difícil, e quando são consumidos em excesso podem causar dores de barriga, e azia, o que será bastante desconfortável quando pretendemos ir para a cama descansar, daqui a poucas horas, dificultando o nosso sono e o nosso bem-estar. Para além destes problemas, quando se come este tipo de alimentos antes de dormir, eles forçam os rins a reter mais quantidade de água e sódio, fazendo aumentar a pressão arterial (referência ao artigo do como curar pressão sem remédios?), e até a provocar um inchaço devido à retenção de líquidos.

Não só os alimentos, como também o café, que contém cafeína e o tabaco que contém nicotina, podem dificultar o sono por conterem substâncias estimulantes.

  • Escolha a sua hora de ir dormir

É importante ter um número de horas de sono estabelecido, e o recomendando são 8 horas. Se já sabe a que horas quer acordar amanhã, faça as contas e vá dormir hoje, pelo menos, oito horas antes de acordar. Se corre o risco de se esquecer de ir dormir, o melhor será colocar alarme para se ir deitar. Criar um ritmo com horas para dormir e horas para acordar será bastante útil, e com o passar do tempo, o seu organismo irá acostumar a esse ritmo, e começará a “avisá-lo” quando serão horas de dormir e horas de acordar.

  • Nunca faça os seus trabalhos na cama!

Se levar para a cama trabalhos para fazer, serviços, e-mails por ler e/ou para responder, ou quaisquer outras questões relacionadas com o seu emprego, o seu cérebro vai associar a sua cama, como um local de trabalho, e quando tentar relaxar na cama e tentar dormir, o seu cérebro não lhe vai permitir, porque irá estar a enviar-lhe constantemente a informação de que você está num local para trabalhar.

  • Meditar

A meditação ajuda a relaxar, a esquecer os problemas do dia, e ajuda a “trazer” o sono. Apenas com 5 minutos de meditação através de uma respiração profunda e controlada, antes de dormir, irá diminuir o stress, relaxar o corpo e a tranquilizar a mente.

  • Ler um livro de entretenimento

Um simples livro para o seu entretenimento, com uma história calma, poderá ajudar a relaxar e a colocar de lado todos os problemas que teve durante o dia, que nem devem de ser levados para o quarto, uma vez que o quarto é um local para descansar e não para relembrar preocupações. Certifique-se que o livro não está em momento algum relacionado com assuntos do seu trabalho.

  • Crie um ritual de higiene

Faça uma rotina de higiene pessoal à noite. Escove os seus dentes, lave o rosto e use o fio dental todas as noites antes de dormir… Repetindo esses gestos todas as noites, a uma certa altura, irá “informar” o seu cérebro de que quando realiza essas actividades à noite, se está a preparar para dormir, preparando desta forma o seu corpo, de forma involuntária, para uma noite descansada e tranquila.

  • Faça uma lista de tarefas para o dia seguinte

Muitas vezes, quando vamos para a cama, vamos a pensar no dia seguinte, e na quantidade de tarefas que temos para fazer… E mesmo que não se aperceba, isso só vai atrapalhar o seu sono! Antes de se ir deitar, escreva uma lista de tarefas, com tudo o que terá que fazer no dia seguinte! Isso irá libertar a sua cabeça de preocupações e permitir que durma tranquilo sem estar a pensar no dia seguinte. Assim que acordar, só terá que ler a lista e relembrar tudo o que tem para fazer!

  • Faça um diário

Quando vai para a cama, não só pensa no que tem que fazer amanhã, como também pensa em tudo o que fez hoje… Antes de ir para a cama, escreva num diário, dando principal destaque a tudo o que fez de positivo durante o dia de hoje. Em apenas alguns minutos, consegue reflectir sobre os destaques positivos do dia, mantendo-o motivado para ir dormir, para que chegue um novo dia e faça desse novo dia, mais um com destaques positivos.

Experimente por em prática estas dicas, e verá que qualidade do seu sono irá melhorar bastante.

infográfico:

Como-dormir-Melhor

 



Recomendados Para Você:

3 Comnetários

  1. Pingback: 5 Dicas para dormir melhor - Insonias 22 maio, 2015
  2. catarina
    28 março, 2016
  3. ISAURA LEITE
    5 maio, 2016
  4. ISAURA LEITE
    5 maio, 2016

Escreva um comentário

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!