Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?
100% Seguro - Não fazemos spam!
Os espanhóis são fãs incondicionais da sesta e é uma regra quase obrigatória no país: depois da hora de almoço, na maior parte das cidades espanholas, vai encontrar ruas sossegadas e silenciosas pois todos estarão confortavelmente a dormir a sua sesta depois do almoço. Os poderes da sesta foram já muito estudados e um estudo da Universidade de Dusseldorf mostra-nos que até sestas muito curtas realçam o processamento da memória. Há até quem tenha proferido a seguinte afirmação: “uma sesta de seis minutos melhora o desempenho de um piloto em cerca de 34% e o estado de alerta em 54%”. No entanto, há pessoas que se sentem desorientadas após dormirem uma sesta.
Sara Medrick é uma professora de Psicologia na Califórnia e lançou um livro intitulado “Take a nap! Change your life”, onde defende que oito horas de sono por dia podem ser insuficientes, visto que está provado que as pessoas que dormem dez horas tornam-se mais produtivas e eficientes. A autora defende que quem não conseguir dormir 10 horas durante a noite, pode e deve dormir a sesta. Uma pesquisa efetuada pela NASA revelou que as sestas melhoram o desempenho. A agência espacial da América do Norte aconselha a que se durma uma sesta no trabalho, pois levaram a cabo um estudo que concluiu que os pilotos que dormiram uma desta de 25 minutos estavam 35% mais atentos que os que não dormiram, e que estavam mais focados no trabalho que tinham que desenvolver. A NASA descobriu ainda que uma sesta nos torna mais inteligentes!
É natural que sinta uma predisposição contínua para fazer uma pequena sesta após o almoço e isso tem uma razão para acontecer: a irrigação sanguínea no cérebro torna-se mais lenta nesse momento, pois a maior parte do fluxo sanguíneo dirige-se para o estômago, daí sentir-se mais relaxado e com menos vontade de trabalhar. Existem estudos que revelam que dormir após o almoço tem efeitos reparadores importantes e contribui para a renovação cerebral. Dormir a sesta liberta espaço para armazenar mais informação e o cérebro fica preparado para absorver informação nova. Entre as vantagens deste período de descanso, encontram-se a melhoria do desempenho cognitivo, melhoria do humor e redução do cansaço. Contudo, existe uma regra muito importante para que a sesta corra bem: os adultos devem dormir apenas meia hora e as crianças não devem exceder as duas horas de sono diurno.
Se se sentir constantemente cansado e a precisar de dormir, algo está errado. Provavelmente, não está a dormir corretamente durante a noite, ou está com algum problema que lhe provoca insónias. Sentir vontade de dormir após o almoço é algo natural, mas se a sonolência for em excesso, deve procurar ajuda médica. Se é uma pessoa com dificuldades em adormecer, não deve abusar da sesta, pois o sono que “desperdiçar” durante o dia, irá fazer-lhe falta à noite e isso fará com que não descanse corretamente. O resultado será um ciclo sem fim em que dorme mal, acorda cansado, dorme de dia, continua cansado e assim sucessivamente!
As sestas a meio do dia já são recorrentes em muitas empresas, que encaram este período de descanso como benéfico para o rendimento coletivo. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que pensam que após a sesta vão acordar irritados e com enxaquecas e por isso negam fortemente esta prática. Se dorme a sesta e acorda maldisposto é porque está a fazer algo errado. Para começar, o horário mais indicado para dormir a sesta é entre as 13h e as 15h, pois será o modo perfeito de suplementar os seus ciclos noturnos com os ciclos circadianos. O outro horário que aconselhamos é entre as 17h e as 19h, mas aqui tenha especial cuidado em não exceder os 30 minutos, pois caso contrário poderá afetar o seu descanso noturno. Para que consiga ter um descanso revitalizante durante o dia, procure um local sossegado no qual se sinta bem e programe o despertador para garantir que acorda após 30 minutos. Se dormir mais do que isso, não vai completar um ciclo circadiano e como vai ser “arrancado” à força de um sono mais profundo, vai sentir-se zangado e sem energia.
Dormir a sesta é bom e deixa-nos revigorados. Mas tome atenção: a sesta não é um substituto do seu descanso diário; ela é apenas um complemento ao seu sono. Por isso, durma bem durante a noite e faça uma sesta da forma correta durante o dia: o seu desempenho vai ficar-lhe grato!
Sabia que dormir uma folga ou sesta, pode aumentar o seu estado de alerta, a sua memória, capacidade de aprendizagem, consciência e muito mais?…
Sente-se cansado? Acha que anda a dormir mal? Dorme a noite toda mas acorda ainda mais cansado? Não consegue dormir a noite toda sem…
Quantas horas devemos dormir diariamente? A necessidade de dormir varia de pessoa para pessoa. Consta-se que Einstein dormia 12 horas por dia, enquanto Goethe…
Muitas pessoas interrogam-se se faz mal dormir depois de comer, veja em baixo a nossa explicação. Já deve ter ouvido falar, ou vivenciado a…
É complicado estabelecer uma relação directa entre a duração do sono e a saúde, pois existem imensos factores que remetem em diferentes direcções sendo…
Cansado de não ter uma boa noite de sono? Uma coisa a tentar é reduzir o consumo de cafeína. De acordo com especialistas em…
Deixe uma resposta