Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Dormir pouco causa tristeza e depressão


Desligar seu Cérebro

As insônias disparam a produção de cortisol, a hormona do estress.

A pressão arterial sobe, as defesas naturais do nosso corpo baixam drasticamente, deixamos de produzir serotonina: todas as condições estão reunidas para recebermos a tristeza e a depressão. Quando a pessoa não dorme bem durante a noite, no dia seguinte anda mais ansiosa o que vai provocar o efeito bola de neve e a pessoa vai voltar a passar pelo drama ansioso da noite anterior. (ver artigo sobre insônias – efeito bola de neve). O sono age no ser humano como um reparador natural do físico e da mente, por isso procure valorizar ao máximo a hora de ir dormir de forma a equilibrar o seu bem-estar.

A qualidade do sono tem uma influência direta na nossa saúde física e mental. Jo Abbott, uma psicóloga da Universidade de Swinburne na Austrália, revela que as insónias e as doenças mentais têm uma ligação muito próxima. A sua opinião é baseada num estudo que concluiu que 50% dos adultos com insónias sofre de algum problema mental e que 90% das pessoas com quadro clínico de depressão têm muita dificuldade para dormir. Para piorar o cenário, o mesmo estudo revela que quem não consegue dormir bem tem muita dificuldade a responder ao tratamento para a depressão e está mais propenso a ter picos de tristeza, o que significa que entrará numa espiral de sintomas da qual terá muita dificuldade em se libertar.

Dormir pouco prejudica o cérebro

O professor Peter Franzen dos Estados Unidos realizou um estudo que relaciona as insónias e as doenças mentais. No seu estudo, ele revela que o sono e as nossas emoções e sentimentos são o ponto de interação entre diversas regiões do cérebro, hormonas e neurotransmissores. Assim, um comportamento anormal em algum deles vai causar um grande impacto nos outros, prejudicando todo o organismo. Além disso, existem provas de que algumas doenças mentais podem surgir através de problemas nos circuitos cerebrais sobrepostos pelos circuitos responsáveis pela regulação do nosso relógio biológico. Privar o cérebro das horas de sono necessárias pode ter consequências muito além do cansaço e do maior estress.

Tristeza e insónias andam de mãos dadas

Quando um bebé tem muito sono, chora. Quando já é uma criança mais crescida, além de chorar faz birras se não puder dormir. Com os adultos acontece exatamente a mesma coisa, com a diferença que não podemos fazer birras nem chorar sem que nos olhem com estranheza! Por isso, fazemos birras no nosso cérebro e tornamo-nos pessoas azedas e maldispostas. Um estudo realizado por Franzen concluiu que a falta de sono tem uma grande influência nas nossas reações emocionais e no modo como encaramos as coisas. Vários adultos saudáveis foram expostos a diversas imagens: positivas, negativas e neutras. Uma parte destes adultos tinha dormido bem, enquanto a outra parte não tinha conseguido dormir nada na noite anterior. As pupilas do grupo que sofreu insónias cresceram muito mais ao ver as imagens negativas do que quando foram expostos às imagens positivas e neutras. O grupo que tinha dormido a noite toda, reagiu com racionalidade a todas as imagens que viu. A conclusão que podemos tirar daqui é que quando dormimos pouco temos tendência a exagerar e a sobrevalorizar as situações negativas. Andamos mais mal-humorados, mais negativos e com tendências depressivas, o que tem um impacto muito pouco positivo no nosso dia-a-dia.

O risco da depressão nos jovens

Um estudo australiano que contou com 21 mil jovens entre os 17 e os 24 anos concluiu que a falta de uma rotina de sono adequada pode causar diversas formas de ansiedade. O mesmo estudo revela que o risco de desenvolver problemas mentais aumenta 14% a cada hora a menos de sono, tendo como referência as 8 horas que um jovem deve dormir por dia. Isto significa que um jovem que durma 6 horas por dia, tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver problemas como depressão e ansiedade do que um jovem que cumpra a “regra” das 8 horas. Esta mesma pesquisa revela que as pessoas que já sofrem do problema devem respeitar sempre as 8 horas de sono, pois cada hora a menos de sono aumenta em 5% a probabilidade de continuar a sofrer do problema durante mais um ano.

Dormir bem é muito mais importante do que as pessoas pensam. É importante que nos sintamos bem pela manhã e com energia para começar o dia. Dormir pouco vai ter uma influência muito grande na nossa produtividade e no nosso humor, mas mais importante do que isso é a influência negativa que tem para a nossa saúde mental. Por isso, para bem do seu cérebro e da sua sanidade, durma bem!

veja também:  como curar a depressão



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!



8 respostas para “Dormir pouco causa tristeza e depressão”

  1. alo pessoal,gostaria de me escrever o tema sobre o stress,as insonias, e depressao a que se deve.

    muito obrigada pela vossa colaboracao.

  2. sonia maria pigorete ramos disse:

    tenho insonia , estou a tomar um medicamento, mais continua com insonia na mesma, sinto uma tristeza enorme , assvezes penso que vou morrer , e meu marido nao fala comigo so grito e diz que sou louca que vai me internar , gosto dele mais tenho muito medo dele , nao me ajuda so critica , ee me manda ir embora sompre. fico mais triste ainda .esta doença tem cura? ela mata’?quero ter minha vida normal.sera possivel?

    • Vanessa disse:

      Amiga veja se na medicina nao ta resolvendo seu problema ta muito mais característico de ser problema espiritual.voce tem q arrancar isso da sua vida se libertando! Busque a Deus so Ele pode te ajudar. Procure uma igreja q tem trabalho sério d libertação tenho duas sugestões a igreja Universal e a igreja Internacional da Graça esqueça o preconceito (caso tenha) e busque sua felicidade e sua cura em Deus e ate seu casamento vai ser transformado. Espero ter ajudado.

  3. Sandra pais disse:

    A insonia pode levar a um diagnostico de DNV

  4. O q devo fazer para evitar a insônia?

    • Andre Rodrigues disse:

      Boa noite.

      Consulte os artigos que se encontram no site.
      Contém dicas e técnicas uteis para combater a insónia.

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  5. Durmo e acordo muito tarde, percebi que ando muito deprimida. Estou fazendo terapia hormonal faz quase um ano, no início não sentia esta depressão. Será que a depressão pode ser por eu dormir muito tarde e acordar tarde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *