terapias caseiras

Terapias caseiras contra a insónia

Desde os tempos mais remotos que o homem tenta aliar-se à Natureza, seja em termos de saúde como de beleza. As infusões de ervas, os sumos e os chás para dormir continuam a ter grande procura e a serem usados como terapias no combate aos males do sono como é a insónia. No entanto, é preciso ter em conta que o efeito pretendido na cura da insónia poderá demorar algum tempo a ocorrer, pelo que é necessário munir-se de alguma paciência.

Remontam há já muitos séculos as primeiras utilizações de plantas e flores para encontrar formas de combater a insónia, os males físicos, psicológicos e emocionais. Aliás, numa perspectiva de entendimento do ser humano enquanto elemento constituinte e indissociável do meio envolvente, as medicinas alternativas, nas suas mais diversas disciplinas, preconizam uma relação de interdependência entre o Homem e a Natureza. Se muitos pensam que o recurso a terapêuticas naturais para combater a insónia é coisa do passado, a verdade é que ainda hoje se reconhecem os benefícios terapêuticos das plantas e das chamadas “mezinhas” no combate á insónia, que só a avozinha ainda utiliza e defende, nomeadamente por parte da medicina tradicional.

 Bálsamo de Limão

Consiste num calmante sedativo que pode ser preparado sob a forma de chá relaxante e combinado com ervas igualmente sedativas. Para o efeito, junte duas colheres dessas ervas e uma chávena de chá de bálsamo de limão e, passados cinco minutos em repouso, beba. Experimente beber uma chávena de bálsamo de limão e verá como as suas noites serão mais tranquilas e ajudará assim a combater a insónia.

Alface

Pensa-se que sejam mais de 140 as variedades desta planta, cujas propriedades calmantes e sedativas a tornam indicada para o tratamento da insónia.

Camomila

O chá de camomila é uma das mais antigas mezinhas caseiras usadas para induzir o sono e curar a insónia, pois possui propriedades calmantes. Os óleos essenciais de camomila, recorrentes na aromaterapia, são também uma óptima opção no combate à insónia; daí que as massagens aromáticas que combinam propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos do toque, sejam especialmente recomendadas a quem sofre de insónia.

Ginseng

Utilizada na ancestral MTC, a raiz desta planta é colhida para fins medicinais. Graças ao ingrediente activo do ginseng – o ginsenosídeo, permite encontrar o equilíbrio em casos de stress, uma das principais causas da insónia, contribui bastante para uma melhoria notável da disposição física e mental geral. Pode ser usado para fazer chá ou directamente na comida.

Kava-Kava

O extracto desta planta medicinal faz parte da composição dos produtos farmacêuticos homeopáticos. O seu uso é indicado para casos de ansiedade e depressão, uma vez que contribui para a diminuição do stress e da insónia.

Laranja

Fazer um chá de casca de laranja ajuda a combater os casos de insónia em adultos e crianças, pelo que será uma bebida indicada para gerir antes de ir dormir.

Lavanda

Inalada, ou sob forma de aromaterapia, pode ajudar a ter uma noite de sono mais completa, principalmente junto dos idosos. Pode ser usada como infusão para chá.

Maca

Proveniente dos Andes, a maca é rica em nutrientes vários – aminoácidos, vitaminas B1,B2,B12, C e E, e minerais (cálcio, fósforo, zinco, magnésio e ferro). É usada para induzir o sono, além de ajudá-lo a adaptar-se melhor ao stress de forma a combater a insónia. Estes são os motivos pelos quais é recomendada a quem sofre de insónias.

Manjerona

Na Grécia Antiga, dizia-se que esta planta tinha sido criada pela deusa Afrodite, como símbolo da felicidade. As suas propriedades sedativas, anti-bacterianas e anti-espasmódicas fazem dela uma aliada no combate à insónia.

Melatonina

Trata-se de uma hormona natural, que se encontra disponível em lojas de alimentos naturais sob a forma sintética e natural. É recomendada, essencialmente a quem sofre de Jet Lag.

Melissa

O chá de melissa é muito útil no combate à insónia, tanto ingerido isoladamente, como combinado com raiz da planta valeriana. Pode ser usado em forma de chá ou de cápsulas.

Papoila

As pétalas desta flor são recomendadas para casos de nervosismo e insónia, pois as suas características sedativas ajudam a combater a ansiedade e emotividade.

Passiflora

Com origem no México, foi trazida para a Europa pelos missionários jesuítas. a passiflora é a planta do maracujá; possui propriedades analgésicas, alcalóides e flavonóides, com acção relaxante e antidepressiva. Possui, assim, compostos que se traduzem em resultados benéficos, os quais se reflectem nos problemas do sono, em particular, na insónia, pois atenuam a sensação de fadiga, stress e sintomas de hiperactividade.

Primavera

Antigamente, as flores eram utilizadas para fazer uma espécie de vinho, que se dizia ser calmante. Hoje em dia, a infusão desta planta tem um efeito sedativo, indicado para situações de insónia.

Tília

Juntamente com a camomila, será talvez das plantas mais utilizadas para proporcionar um estado de relaxamento e, consequentemente, noites melhor dormidas. A sua acção sedativa é muito útil no controlo de estados de ansiedade, tensão nervosa e insónia.

Valeriana

A raiz desta erva é usada com frequência no combate à insónia, na medida que contribui para uma boa noite de sono. Para o efeito, prepare um chá – junte algumas colheres de sopa de raiz de valeriana a meio litro de água; deixe ferver, durante cinco minutos, em lume brando; no fim, coe e adicione um pouco de mel. No entanto, há casos em que a valeriana produz um efeito estimulante, em vez de ajudar a relaxar, um cenário perante o qual não deve ser usada. Além disso, o seu consumo deve ser interrompido se sentir dores de cabeça e inquietação, dois sintomas associados ao consumo excessivo desta erva. 

consultas online

{ 34 comments… read them below or add one }

1 Joaquim Maria Martinho Agosto 23, 2010 às 22:37

Desde que servi na guiné como militar, nunca mais consegui dormir mais que duas horas por noite. Que devo fazer para recuperar o sono pelo menos umas cinco a seis horas por noite?

2 Insónias Setembro 2, 2010 às 10:31

Olá Sr Joaquim,

Como referiu o facto de ter servido na Guiné como Militar, parece-nos que advem daí o seu problema em relação ao facto de não conseguir mais de duas horas por noite, ou seja, não nos parece que seja devido a qualquer problema de saúde física mas sim psíquica. Pensamos que no seu caso, seria melhor consultar um Psicólogo para tentar “deitar cá para fora” tudo que lhe possa estar a causar essa inquientação que não o deixa descansar mais que duas horas por noite.

Pedro Miguel

3 Divina Borges Novembro 4, 2010 às 4:11

Meu filho ja 04 anos e não dorme antes das 03 horas da manhã, por mais que eu tente mudar sua rotina as tentativas são em vão, as vezes até puoram, pois se acordo ele mais cedo ele dorme no fim do dia, ai fica acordado ate no outro dia.

4 madrigal Dezembro 3, 2010 às 23:02

Alguns problemas profissionais complexos de grande agress.psicologica, PROVOCARAM-ME MTAS INSÓNIAS, QUE MANIFESTAM DURANTE HORAS K GRD DORES CABEÇA… MEDICAMENTOS QUIMICOS Ñ FUNCIONAM CMG…COMO SOLUCIONO ESTA ARRELIADA MALA-PATA…”MADRIGAL AGRADECIDO”!

5 Igor Janeiro 11, 2011 às 10:03

Um rapaz de 20 anos tem problemas de insônia desde qdo bebê, hoje passa a noite acordado e dorme a partir das 5 ou 6 horas e acorda +- as 14 h. Q orientaçoes posso receber?

6 Insónias Janeiro 13, 2011 às 0:04

Olá Igor,

Pelo que eu vejo voçê não tem problemas com Insõnia pois dorme uma média de 8 horas por dia/noite, voçe precisa é de atrasar o seu relógio biológico do sono.

Uma dica: experimenta fazer uma directa passando um dia sem dormir, e no dia seguinte se deita ás 22.30h e acorda por volta das 7.30, no dia seguinte continue fazendo o mesmo e vá atrasando o seu horário de deitar. Vai ver que passados alguns dias o seu corpo e a sua mente se habituam e quando der por ela está dormindo naturalmente dentro dos horários normais.

Cumprimentos,

Pedro Miguel

7 terapiareichiana Fevereiro 5, 2011 às 23:39

Olá,

Em primeiro lugar, meus parabéns pelo blog e obrigado
pelas informações disponibilizadas nele. Recentemente,
inaugurei o meu blog e escrevi um post sobre o ponto
de vista orgonoterapia sobre a insônia, ilustrado com um caso clínico.
Talvez seja de interesse para os leitores do seu blog.

Caso seja do seu interesse, está disponibilizado neste link:
http://terapiareichiana.wordpress.com/artigos/para-uma-boa-noite-de-sono/

Um grande abraço e sucesso,
Yuri

terapiareichiana.wordpress.com

8 simone Fevereiro 8, 2011 às 3:28

ola… tenho 32 anos, desde sempre tive ensonia, mas persebo q esta cada dia pior, nao consigo dormir mesmo, se tenho um problema entao ai e que nao durmo, e nao adianta tentar dormir durante o dia, pq nao consigo pegar no sono, nao sei mais oq fazer, sinto q pelo fato de nao dormir como deveria, estou envelhecendo mais do q o normal.

9 Tânia Fevereiro 13, 2011 às 14:43

Comecei a ter problemas para dormir, a partir dos 16 anos, ficou por um tempo depois voltei a dormir normalmente, agora tenho 17 anos e esses problemas estão voltando, nâo consigo dormir cedo e passo a maior parte da madrugada acordada, queria saber se é perigoso tomar algun remédio, e se ficar preocupada e anciosa atrapalha o sono.
Grata

10 graziela Maio 1, 2011 às 12:25

olá!
começei a ter insonias ha cerca de um ano, ha alturas em que consigo dormir melhor, mas sem deixar de sonhar ou ter pesadelos, ultimamente tenho dormido bem mal, pois adormeço com facilidade mas acordo mt vezes durante a noite, e de manha acordo mt cansada.
gostava que me orienta-se como devo combater as insónias.
Obrigada.

11 Joaquim Francisco Maio 6, 2011 às 21:51

Há vários anos que durmo um pouco mal, mas que se tem agudizado com o passar dos anos.
Há cerca de 3 anos fui a um otorrino e queixei-me que dormia mal, ao que me mandou fazer o chamado “exame do sono” e como resultado acusou apneia, tendo-me aconselhado a uma intervenção na garganta para retirar as amigdalas. Deixei passar este tempo todo e fui novamente repetir o exame do sono, tornando a acusar apneia, embora um pouquinho melhor que o anterior, aconselhando-me novamente a uma intervenção para principalmente retirar as amigdalas pois que se encontram um pouco grandes.
Acordo normalmente várias vezes durante a noite e tenho quase sempre muita dificuldade em adormecer. E acordo a maioria das vezes com a sensação de cansaço alem de ter a sensação de sonhar demasiado durante a noite e por vezes até “pesadelos” Muito rarissimamente me adormeço no sofá em casa, no trabalho estou praticamente sempre sentado e muito raramente me dá o sono.
Então eu pergunto, e depois de ter lido várias coisas em que se afirma que uma das consequências da apneia, é o de adormecer com facilidade nos locais mais variados.
Então se realmente tenho também apneia, porque não me adormeço fácilmente em local algum?

12 Duarte Julho 13, 2011 às 6:32

Olá, tenho 27 anos e desde a 5 anos a trás, que tenho insónias e o mais estranho é que sempre dormi bem até ter este problema. Quando chego á cama, não posso ouvir um único ruído, mais pequeno que seja, que “atrofio” e fico nervoso pela existência desse ruído. E a maior parte das vezes chego a cama com sono, e mal me deito desaparece, o coração dispara, fico ansioso por não ter a certeza se vou conseguir dormir. O que devo fazer?

13 antenor Julho 19, 2011 às 16:07

Atenção todos c/ insônia: Comam bastante alface antes de dormir, que seu sono melhorará!
Tb é válido, p/ quem tem insônia, o ‘método de restrições das horas de sono’ diárias, visando melhorar a QUALIDADE do sono.
Por exemplo, se vc só consegue dormir, no total, 5 horas de sono diárias, vc, a partir de agora, terá o direito de dormir APENAS 5 horas por noite. Deita-se, por exemplo às 23 horas e coloca-se o despertador p/ as 4 da manhã. Daí, acorda-se e só se volta a dormir às 23 horas da noite seguinte, não podendo dormir durante o dia!
Isso provocará uma melhoria rápida da insônia e uma melhora geral na qualidade do sono!

14 Alice Julho 26, 2011 às 0:31

já tive insonia a muitos anos atras.

agora.depois de passar por uma perda na familia,percebo que

novamente estou voltando a ter insonia.

vou tomar o remedio valeriana.

será que vai resolver se não resolver será que fará mal.
v

15 Ildinha Setembro 14, 2011 às 11:59

Tenho insonias ha já muito anos, adormeço com facilidade mas acordo muitas vezes durante a noite e o menor ruido eu desperto, e de manha acordo muito cansada e sonolenta.
Ajudem-me por favor,
Obrigada.

16 Melissa Outubro 16, 2011 às 2:48

OLa,
tenho 11 anos e já tenho insonia…
durmo de madrugada e isso me atrapalha , pois estudo de manhã e acordo mtu cedo!!!!
me ajude …
obrigado

17 heda Novembro 14, 2011 às 13:36

Qual é a diferença do cha de folhas de Melissa e o da AGUA DE MELISSA, comprado em famacia, para dar para bebe, de 3 meses e como se da o chá e a Agua de Melissa. obrigada

18 Ana Harley Dezembro 1, 2011 às 0:28

Boa Noite
Estou neste site recomendado por uma amiga.
Sofro constantemente de insonia,é terrível,na maioria das vezes não adianta tomar medicação,não durmo,passo noites e noites em claro,algumas vezes não tenho sono mesmo,em outras tenho um sono enorme e não consigo dormir,os olhos doem,chegam quase fechar,mas não consigo dormir,é terrível.
Com isto estou alterando o meu humor,meus nervos estão em frangalhos,mordo a lingua para não magoar as pessoas,é uma angústia,um mal estar horrível,tento ler,não consigo,vou para o computador,nada,aí me entrego ao trabalho,faço serviços que estão para serem feitos,não consigo ver televisão,fico inquieta,nada é bom.
Estou com receio de enlouquecer,pois tem horas que a cabeça doe muito,estou esquecendo as coisas,fico muito tensa,as vezes tento escrever,as palavras são escritas faltando letras,parece que a mão não obedece as ordens do cérebro,a letra fica muito feia ,um verdadeiro garancho.
Já fui a muitos médicos,atualmente estou usando Bromazepan 6 mg,
Enalapril e atenolol,pois sou hipertensa,tomo também Puran t 4 75 mg,para tireoide.
Só tomo Bromazepan ,quando não aguento mais e as vezes em grande maioria ,não faz efeito.
Me ajudem ,pelo amor de DEUS…
Grata por tudo
Ana
01/12/11

19 Insónias Janeiro 5, 2012 às 11:16

Bom dia Ana,

Já consultou um psicólogo para tentar ver o verdadeiro problema da sua insónia? Muitas vezes os médicos apenas nos receitam medicamentos para induzir o sono, mas que não resolvem o verdadeiro problema que provoca a insónia. Aconselhamos que se informe com um Psicanalista.

Bons sonhos…

20 isabel Janeiro 26, 2012 às 0:16

ola sou anciosa isso pode atrapalhar meu sono pois so durmo atraves de medicamentos e rexantes beijocas

21 isabel Janeiro 26, 2012 às 0:25

ola sou anciosa isso pode atrapalhar meu sono pois so durmo melhor, atraves de medicamentos e relaxantes. beijocas

22 isabel Abril 13, 2012 às 1:59

ola,
antes demais parabens pelo seu site, tem dicas preciosas e muito uteis.
desde que me conheço como gente que teho muita dificuldade em dormir, em 2004 foi me diagnosticado uma depressão profunda, horrivel mesmo, tomei de tudo, desde antidepressivos a ansioliticos ate antipsicoticos. com o passar do tempo fui melhorando com muita psicoterapia e muita força de vontade, em 2010 fiz o desmame de todos os medicamentos que estava a tomar por ordens medicas e assim consegui, a excepção de diazepam 10mg. tomo um por noite e para ser sincera ja nao me faz nada, apenas o efeito placebo. ja consultei o meu psiquiatra e receitou me valeriana como complemento, mas em mim tem o efeito contrario, deixa me estranha e com uma sensaçao esquisita.
quero muito deixar de tomar o diazepam, pois quero muito engravidar e queria estar livre destas drogas.
ajude me por favor, pois ja desepero com tantas noites sem dormir, ja nao sei o que fazer. por vezes parece que vou enlouquecer,
ajude me por favor,
obrigada
deus o abençoe

23 JEANE. Abril 18, 2013 às 14:48

OI BOM DIA GOSTARIA DE UMA AJUDE ,ESTOU ESCREVENDO CHORANDO
PRESTE A ME SUICIDAR N CONSIGO DORME HORA NENHUMA TENHO 34 ANOS ESTOU PARECENDO Q TENHO 45 DE TANTO N DURMI ESTA APARECENDO UM MONTE DE PROBLEMAS NO OSSO JÁ ESTOU FICANDO CEGA ME AJUDE SÃO DESDE 7 ANOS DE IDADE Q N DURMO ,JÁ TIVE MENINGITE VIRAL VOU PARA O FANTÁSTICO PEDI AJUDE,ME AJUDE PORFAVOR ESTOU MORRENDO TENHO 3 FILHOS Q PRECISA DE ME ,MUITO TRISTE COM MEDO DE MORRE MUITO FRACA,ABRAÇOS.

24 fred Abril 23, 2013 às 12:58

pessoal procure um psicanalista, pois seus problema sera resolvido,
acredite esiste situações registrada no seus inconciente que estão
incomodando a maioria das pessoas, causando as vezes uma neurose
pois temos resultados satisfatórios nesses casos, vai ai minha participação, abraços.

25 Fred Julho 15, 2013 às 5:56

Boa madrugada!
São 3 da madrugada e vou completar quase 48h sem dormir direito. Entrei por acaso neste site r gostei muito. Bom, o que quero deixar relatado aqui é o seguinte: o insônia machuca, nos enfraquece e claro muda nosso jeito de ser. Já fui diversas vezes ao Pronto Socorro achando que estaria tendo um infarto. Já fiz diversos exames de sangue para ver se tinha alguma coisa comigo e resultado, nada de anormal. Tudo está na nossa cabeça. Há 48 horas atrás tomei meu último Alprazolan 1mg. Estou sim sem dormir, mas estou tentando dominar minha respiração, minha agitação, enfim, meus tormentos. Não é fácil, mas espero que todos sejam fortes para contornar esta fase da vida. Em tudo o que leio, vejo que a origem dos problemas são muito parecidas, então, quem sabe, a solução dos problemas também não as sejam? Com isso, encerro meu escrito parabenizando este site, pois com apresentação de alternativas é que conseguimos o alento para encararmos este mal. Sucesso para todos.

26 Dédalo Henrique Julho 16, 2013 às 22:09

O meu problema não consiste em não conseguir dormir, mas sim quando o faço sonho sempre e julgo que ininterruptamente. Ao acordar estou mais cansado do que quando me deitei.
Como poderei evitar sonhar e dessa forma conseguir descansar?
Tomo todos os dias “paroxetina” para controlar “medos” e sou acompanhado por uma psiquiatra desde há muitos anos. Nada disto julgo ter a ver com o meu problema, para além de que preferia usar um produto natural do que mais um químico…
Os sonhos que tenho não são pesadelos, apenas não me deixam descansar.
Agradecia a vossa ajuda.
Bem haja
Dédalo Henrique

27 Jalves Julho 26, 2013 às 2:14

Olá Pessoal, estou vendo os comentários de vcs sobre insônia,uma coisa lhes digo : Dormir bem é uma questão de PAZ interior,essa paz quem pode verdadeiramente dar é só JESUS.Procurem meditar lendo a Biblia,fazendo orações e verão o que Deus fará em suas vidas.No Salmo 4 , o Salmista é seguro em dizer : ” EU DEITO E LOGO PEGO NO SONO, POR QUE SÓ TU SENHOR ME FAZ REPOUSAR SEGURO ” Não fiquem enfiando a cara ne remédio, busquem socorro em Deus primeiramente. Abração a todos. Espero ter ajudado.

28 Karina Gomes dos santos Outubro 26, 2013 às 17:13

Ola,meu esposo passou por uma cirurgia de diverticulite,desde então ja faz uma semana que ele teve alta e não consegue dormir a noite,dorme um dia mais ou menos e passa uns 3 sem dormir,teria lgo caseiro para que ele possa tomar ou fazer para que não precisamos recorrer a pilulas que viciam?

29 Andre Rodrigues Dezembro 17, 2013 às 18:32

Boa tarde Karina Gomes dos Santos.
Obrigado pelo seu comentário.

Existem alguns chás para dormir, tente ver o nosso artigo sobre os chás para dormir.
Experimente algum deles e diga-nos o resultado

Artigos de chás para dormir – http://www.insonias.com/chas-para-dormir-insonia/

Cumprimentos,
André Rodrigues

30 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 13:58

Boa tarde!
Obrigado pelo seu comentário.

É um caso estranho, provavelmente esse cansaço e esses sonhos podem estar relacionados com algo pessoal, como ansiedade, depressões, problemas pessoais, entre outros que não o estão a deixar descansar correctamente.

Deverá conversar com o seu psiquiatra para se informar se há possibilidade da paroxetina ter esses efeitos.

Cumprimentos,
André Rodrigues

31 Ana Julia Janeiro 7, 2014 às 3:55

Tenho 13 anos,e faz alguns meses que ando tendo dificuldades para dormir,tenho pensamentos de medo justo na hora de dormir,todas as noites durmo olhando para a porta,e é muito irritante ver que todo mundo da mina casa dormiu e eu estou acordada tentando dormir.
Como faço para ter um sono mais tranquilo ,rápido,e calmo?
Obrigado,por favor responda

32 Andre Rodrigues Janeiro 7, 2014 às 19:53

Boa tarde Ana Julia.
De momento apenas respondemos a estas questões através do nosso serviço de aconselhamento online.

Saiba mais aqui: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

33 marcia cristina gonçalves Janeiro 21, 2014 às 17:27

MARCIA

DURMO MUITO POUCO ,MESMO COM MEDICAMENTO NÃO TEM ONDE IR JÁ
DESANIMEI,O DIFICIL ´E TER QUE TRABALHAR,CUIDAR DOA AFAZERES
ENFERTAR OS DESAFIOS DA VIDA CAINDO DE SONO , REALMENTE É MUITO DIFICIL, DEUS QUE ME PERDOE MAS NÃO DÁ.

34 Andre Rodrigues Janeiro 21, 2014 às 18:52

Boa tarde Marcia
De momento apenas respondemos a estas questões através do nosso serviço de aconselhamento online.

Saiba mais aqui: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: