insonia infantil

Insónia nas Crianças – Infantil

As crianças deviam dormir que nem uns anjinhos, mas porque é que isso não acontece? Os pais andam preocupados, e tem razão para estar.

Quando os pais têm a noticia que vão ter um filho, a primeira preocupação é que este nasça saudável e sem qualquer tipo de anomalia física e psíquica. Hoje em dia uma das premissas que os pais devem ter em relação ao nascimento de um filho, é a sua educação em relação ao sono para que este durma bem.

Um dos problemas para o surgimento dos distúrbios nas crianças é o facto destas viverem rodeadas de objectos que não foram desejados, tem de haver um limite para o consumo e os pais muitas das vezes cedem a tudo, e estão na génese dos problemas comportamentais das crianças.

  • 40% das crianças com menos de 5 anos sofrem de insónia infantil
  • 80%  dos recém-nascidos conseguem aprender o hábito do sono com um mínimo de rotinas, e dormem cerca de 12 horas seguidas sem qualquer tipo de problema.
  • 55% dos universitários apresentam um índice de sonolência elevado. A população em geral fica-se nuns já de si assustadores 14 a 20%

{ 24 comments… read them below or add one }

1 Andréia Novembro 30, 2010 às 16:51

Boa tarde
Tenho um bebe de 1 ano e 3 meses que pelos sintomas acho que sofre insonias. Ele durante o dia qdo tira um soninho dorme bem e tranquilo, mais durante a noite se bate muito, vira de um lado para o outro, as vezes acorda chorando se motivo.
Que sugestão seria pra combater essa insonia

2 Nélia Janeiro 7, 2011 às 12:29

Bom dia,

Andava a procura de respostas para o problema da minha irmã de 12 anos quando me deparei com este artigo que aproveito para a/o congratular.
Espero que me possa ajudar, a minha irmã sofre já há alguns anos de problemas de sono, sendo que demora muito tempo (horas) a conseguir adormecer e sofre de terrores nocturnos (acordada) que a impedem de dormir. É bastante frequente, ela à meio da noite munida de um cobertor, ir instalar-se no chão do corredor para ficar mais perto do quarto dos meus pais. Quando a sondamos sobre causas ela defende-se falando que tem medo de ladrões e que ouve barulhos. Sempre que chega a altura de ir dormir, inventa desculpas para não ir para a cama ou para dormir com alguém, tentando esconder que está aterrorizada com o que não percebemos o quê. Apesar de minimizar o problema sei que ela sofre por ser assim. Sempre achámos que com o tempo e a idade o problema se resolveria, mas não, tem estado a agravar-se.
Agradeço qualquer conselho que possa partilhar.

3 Insónias Janeiro 9, 2011 às 22:41

Boa noite Nélia,

De facto os problemas infantis com “terrores nocturnos” são muito frequentes em todo mundo. As crianças hoje em dia são bombardeadas com filmes, e as noticias mais horrendas sobre crimes, assaltos, etc…É normal a sua irmã padecer desse mal pois é vitima da sociedade de informação a que estamos “alienados”.

Posso dar duas dicas que penso que podem ajudar:

1 – Falar com a sua irmã e perguntar qual é verdadeiramente a razão de todo o medo que ela transporta. Se for de ladrões, tentar tranquiliza-la dizendo que a sua casa está bem protegida. Se for medo de “monstros” mostrar para ela que isso não passa de ficção e tentar brincar com o assunto. Penso que a sua irmã está na idade de começar a distinguir a realidade da ficção e você precisa de brincar com ela sobre o assunto e nunca esconder a matéria. O pior mal hoje em dia é os pais não falar dos assuntos com medo que as crianças se recordem, e isso faz com que a criança guarde os medos só para ela.

2 – A segunda dica, pode parece um pouco estranha, mas funciona. Experimente arranjar um animal de estimação como por exemplo um gatinho que durma com a tua irmã, Está comprovado que as crianças sentem-se mais protegidas na companhia de animais.

Cumprimentos,

Pedro Miguel

4 Fernanda Santos Fevereiro 2, 2011 às 12:06

Minha sobrinha de 9 anos, não tem sono, quando consegue dormir já são 2 ou 3 da madrugada, e ainda levanta cedo, já que estuda no turno matutino. Ela não tem medo de escuro, ou de dormir sozinha, apenas não tem sono. O que poderia causar essa ausência de sono em uma criança?
Aguardo resposta e desde já agradeço.

5 claudio Fevereiro 13, 2011 às 3:57

minha filha te 3 anos e ultimamente tem dormido as 4 ou até as 5 da manhã e quando dorme se rebate o tempo todo de um lado pro outro o que seria?

6 isabel mends fernandes Maio 26, 2011 às 19:23

tenho um filho de 5 anos que nao tem sono. ele vai dormir entre 2 e 3 da manha. mesmo que eu acorde ele cedo, ai ele vai dormir cedo a noite mas acorda de madrugada e nao dorme mais. ja´tentei todo tipo de cha´ estou dando p/ ele passineuro de manha e a noite, mas nao esta´ resolvendo nada. ja´ levei ele ao medico, mas nao adianta ele mandam eu colocar ele p/ dormir cedo mas ele acorda de madrugada. o que eu poderia dar a ele????

7 Juan Janeiro 17, 2012 às 6:25

Olá pessoal, vim procurar algum site que me ajudasse porque tenho 11 anos e sofro de insonia pesada tipo de não conseguir pegar no sono e ficar a noite inteirinha sem dormir até amanhecer se me ajudarem ficarei grato !

Ass: Juan Victor Duarte

8 Tatiane Gonçalves da Silva Fevereiro 23, 2012 às 13:47

Tenho um filho de 7 anos que não tem sono ,se deixar ele fica até 5 horas da manhã acordado,brincando fazendo qualquer coisa ele não tem medo de escuro de nada e não é falta de limites,ele não sente sono a noite,escrevendo me lembrei que quando estava grávida dele ,de dia ele dormia o tempo todo,tinha momento que eu tinha que mexer em minha barriga para ele acordar,parecia que tinha morrido e logo dormia novamente,e a noite ele acordava e eu tinha dificuldades para dormir o que pode ser?

9 josiane araujo Abril 2, 2012 às 16:33

oi me ajudam minha filha tem 13 anos e a 24 dias ela sofre de insonia, só que ela não dormi por nada, mas não dormi nem de noite e nem de dia, já fui ao neuro e ele passou um remédio que não adiantou nada, e ela fala que não é sentimental, não é medo etc ….
em que vcs podem me ajudar nesse caso . me enviam uma dica por favor

10 gilsseia elias m guerra Abril 7, 2012 às 0:42

Independente de qual seja sua religiao é muito importante a criança ou qualquer pessoa tenha um conhecimento de Deus, tbm tenho meu filhote de 4 anos que apresenta estes sintomas ; e no entanto ao dormirmos oramos a Deus e frequentemente temos noites perfeitas isso é muito importante .

11 Lucia Brito Junho 5, 2012 às 13:08

Olá! Tenho um menino de 2 anos e 3 meses, e ultimamente ta dificil ele ter uma boa noite de sono. Esta indo dormi por volta das 9:00 as 10:00 demora pra pegar no sono fica quietinho mas n consegue dormir, e esta acordando de madrugada por volta das 3:00 e muitas vezes nem consegue durmir mais, não tem sintomas de algum tipo de doença pois fica quietinho na cama as vezes brinca, deita senta constantemente será q é insonia o problema dele?

12 marcia fernanda Julho 31, 2012 às 4:51

Olá, tenho uma pequenina de 02 aninhos que ferve como um vulcão em errupção, imaginem, e tenho tido trabalho para colocar ela pra dormir, já não tenho muita paciência e o pouco que resta tá me deixando muito nervosa, fico preocupada porque no final tudo reflete nela mesmo. Ando tão cansada e indisposta porque não durmo o suficiente pra descansar, pra melhorar tenho rinite e asma alérgica que derrrubam qualquer pessoa, ando tendo tanta dor de cabeça, daí ando me enxendo de remédios pra curar a renite e a asma pra continuar tomando conta dela mas é muito exaustivo, sinto muito mas não tenho o mesmo pique que ela hj ela foi dormir exatamente agora às 01:47 da manhã depois de muita luta e 5ml de passsiflorine passado pela pediatra, porque será que isso tá acontecendo? Oro a Jesus que isso passe logo, não queria estar nesta situação porque amo muito minha pequena…

13 Ana Dezembro 15, 2012 às 23:55

Ola!
Tenho um bebé com quase 5 meses, e tem revelado alguns problemas com o sono.
À noite, muito raramente dorme mais de 2 horas seguidas. Acorda sempre a choramingar, e eu acabo por lhe dar mama, o que há um tempo atrás era o suficiente para depois continuar a dormir, mas agora assim que toca com o corpinho na cama volta a chorar.
Durante o dia as sestas também deixam muito a desejar… dorme 20 minutos e acorda. Tenho que o tirar do berço para voltar a adormecê-lo.
Fico a pensar se serão maus hábitos, ou será algum problema que ele tenha em adormecer.
Agradecia que me ajudassem a melhorar o sono do meu bebe, e o meu, claro :-)

14 Pamela Dezembro 17, 2012 às 9:36

ola eu tenho um menino de 1 ano e 10 meses que nunca durmiu uma noite inteira ja tentei cha de camomila , mas minhas tentativas foram frustantes ele acorda 7 horas da manha e não dorme mais que 40 minutos a tarde ele spo pega no sono as 00:00 eu estou desesperada nao sei mais o que fazer

15 Alicia Dezembro 22, 2012 às 4:21

Boa noite, é o que minha filha não consegue ter ela tem 9 anos e sofre de insônia e eu não sei porque. Ela não é uma criança mimada e quase sedo aos pedidos dela.
Ela não consegue dormir nunca quase todo dia ela dorme ás
2:00 ou 3:00 da manhã.
Eu quero muito descobrir porque, por favor me ajude.

16 Nathalia Março 25, 2013 às 18:12

Olá, boa tarde, tenho uma filha de dois anos,ela sempre dormiu bem, mais agora que resolvi tirar a mamadeira ela ta muito dificil pra dormir, as vezes dorme no horario habitual mais qd passa um tempo ela acorda e não dorme mais,e o período que ela fica acordada ela não chega a pedir a mamadeira mais. Mais esse transtorno pode ser da retirada da mamadeira? o que devo fazer? devo voltar com a mamadeira ou isso passa?

17 Michelle de souza Setembro 3, 2013 às 11:42

Minha filha tem 8 anos de idade e está passando por um período de muita falta de sono.Mais o problema é que esta falta de sono está totalmente relacionada ao fato de só conseguir dormir acompanhada.Tenho feito de tudo para que fique em seu quarto como a alguns meses atrás, assim que compramos cama e guarda roupa da cor e com o tema que ela escolheu, ela ficava, mas ela acorda no meio da noite ou da madrugada, até se um galo cantar sempre querendo ir para minha cama.Meu esposo que trabalha noite sim e noite não a noite, está muito estressado com essa situação, e eu também.Não sei mais o que fazer!

18 luciana Outubro 17, 2013 às 0:24

oi meu nome e luciana tenho um filho de 12 anos que passa a noite toda acordo e o dia todo dormindo oque eu tenho que eu tenho que leva ele ao um medico

19 Dayane Salomão Dezembro 7, 2013 às 11:34

Meu caso já não sei mais o q fazer. Meu filho de 1 ano e 2 meses não dorme quase nada nem de dia nem de noite. Vai dormir 3 da manha acorda 7, dorme mais 40 minutos depois do almoço. Chora, chora, mas. O choro tem caracteristica de birra, ja nao sei mais o q fazer, ja tentei tudo, chas nao resolvem, ritmoneuram , calmam todos fitoteraterapticos e nada. Ele fica nervoso, agressivo, e eu sem paciencia e cansada. Ja levei em varios pediatras ate neurologista e nenhuma soluçao. Estou desesperada sem saber o q faço!

20 Andre Rodrigues Dezembro 17, 2013 às 17:35

Boa parte Dayane Salomão.
Obrigado pelo seu comentário.

Realmente é um pouco estranho os sintomas apresentados pelo seu filho. Eu até diria que podia ser algo que o está a assustar e a preocupá-lo, mas nessa idade é pouco provável que tenha preocupações. Também é uma idade complicada, pois não dá para conversar com ele para tentar saber o que se passa.

Tente acalmá-lo dormindo com ele, fazendo-o sentir-se seguro, ou tente fazer alguns chás para ajudá-lo a relaxar, como o chá de alface, que pode ver no artigo de chás para dormir: http://www.insonias.com/chas-para-dormir-insonia/

O melhor é mesmo levá-lo ao médico, mas como disse, nessa idade é complicado, não existe medicamentos para dar a um bebé dessa idade para que ele durma.
Sei que existe umas gotas para pôr na chupeta que acalma o bebé, tente-se informar junto do seu médico para perceber se é eficaz no caso do seu filho.

Desejo-lhe muita sorte e que tudo corra bem, certamente será apenas uma fase da vida do seu filho que irá passar.

Cumprimentos,
André Rodrigues

21 Andre Rodrigues Dezembro 17, 2013 às 18:27

Boa tarde Luciana.
Obrigado pelo seu comentário.

O seu filho só tem que ajustar as horas de dormir.
Deitar de noite, e levantar de manhã, e o horário dele fica normalizado ;)

Cumprimentos,
André Rodrigues

22 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 0:25

Boa noite Michelle de Souza.
Obrigado pelo seu comentário.

É possível que a sua filha tenha tido algum pesadelo, ou assistido a algo que a assustou, e quando fica de noite ela tenha algum medo e precise de companhia ou algum conforto. Tente conversar com ela, tentando perguntar se está tudo bem, se se está passando algo, se tem algum problema, algo que a assusta, se teve algum pesadelo ou algo assim.
Com certeza que com o tempo a situação ficará resolvida.

Cumprimentos,
André Rodrigues

23 layla rodrigues Fevereiro 24, 2014 às 19:03

BOA TARDE!!!

MINHA SOBRINHA DE 10 ANOS TEM DIFICULDADES PARA DORMIR JA TENTAMOS,ÁGUA DE MELISSA,CHÁ DE BOLDO E DE CIDREIRA E NADA.O QUE É BOM PARA ELA DORMR????

24 Andre Rodrigues Fevereiro 24, 2014 às 19:21

Olá Layla Rodrigues.
Obrigado pelo seu comentário.

Tenha calma e não faça nada que não deva.
Coloque gosto na nossa página do facebook para ficar atualizada com os nossos artigos e se necessitar de algum tipo de aconselhamento poderá contatar-nos por lá que iremos ajudá-la:
https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

Obrigado

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: