sono nas crianças

Distúrbios do sono na Infância

Sono
Como já foi aqui referido em artigos anteriores a consequências de noites seguidas a dormir mal passam pelo aumento de risco de tensão arterial elevada, diabetes, obesidade depressão ou insónia crónica (ver artigo – doenças que podem ser desencadeadas pelas insónias). Do ponto de vista da fisiologia do sono, é tão normal, ou provavelmente mais normal, dormir com os pais do que dormir sozinho. Faze-lo em idades muito precoces é um produto da educação. Há um momento em que as crianças devem ter um quarto.

Idade
0-2 anos

Chega a adaptação aos horários diurnos. Acontecem grandes modificações nesta fase, ao passar de um sono polifásico para um sono que se quer seguido. Se uma criança dorme mal, a culpa é dos pais, asseguram os especialistas que se guiam pelas neurociências. Todos os bebés acordam durante a noite, mas uns sinalizam esse acordar, chorando. É assim que ganham autonomia no readormecimento.

Problema: Adormecer difícil
Solução: Tente-se o “método estivil”. Diz ele “Está provado que o cérebro da criança concilia melhor o sono se se deitar às nove da noite.” Então a família deve jantar por volta das oito e de seguida dar início ao hábito de afectividade, na sala. Durante 10 minutos partilhem com o vosso filho uma actividade relaxante. Digam-lhe, num tom de voz calmo, que vão ensiná-lo a dormir. Deixem um boneco na cama e saiam, apagando a luz. A partir daí, há que ter nervos de aço e só ir ao quarto de vez em quando, com intervalos nunca inferiores a cinco minutos, para lhe mostrar que não o abandonaram.

Problema: Chorar a meio da noite
Solução: não alimentar os filhos quando eles acordam. “Enche-lhes o estômago, gera-lhes desconforto e fá-los urinar. É um falso conforto que os acordará mais tarde”, garante Teresa Paiva, a neurologista que se especializou em questões do sono.

Problema: Resistência à cama e consequentes escapadelas para o quarto dos pais
Solução: Adormecer é cortar a realidade, perder o contacto com os adultos cuidadores. Há crianças que lutam contra o adormecimento para combater a ideia de separação, explica Luís Januário. Mas, segundo Teresa Paiva, ” não se deve cair no erro de os embalar, dar colo, andar de carro para adormecerem, nem os levar para a cama dos pais.”

Problema: Dormir pouco
Solução: Há que ter horários rígidos para dormir. Uma criança nesta idade precisa de 14 horas de sono e não são as sestas diurnas que compensam o que não dorme à noite. Os sonos ao final da tarde, por exemplo, adiam, inevitavelmente a ida para a cama.

Idade
3-10 anos

É nesta fase que deixam de dormir a sesta, mas devem passar 12 horas seguidas a dormir. Aparecem os distúrbios de sono que podem perturbar, momentaneamente, o descanso nocturno.

Problema: Pesadelos, sonambulismo, terrores nocturnos, apneias
Solução: Os pesadelos são normais e recordados no dia seguinte. Devem ser explicados às crianças para que distingam entre o real e o imaginário. Os terrores nocturnos, por outro lado deixam-na completamente inconsolável, aos gritos e com olhar esgazeado. Quanto mais se tenta consolar, mais a crise se prolonga. Trata-se de um acordar anormal na fase do sono profundo. Por isso no dia seguinte, não se lembram de nada. As insónias são comportamentais e geralmente provocadas por instabilidade.

Problema: – Não querem dormir sozinhos. Saem da cama para irem ter com os pais
Solução: é importante definir os limites e as rotinas ao deitar: vestir o pijama, lavar os dentes, manter uma luz fraca no quarto, cantar uma cantiga ou ler uma história, dizer boa-noite e sair. “Deixá-los dormir na cama dos pais, nuca” insiste Teresa Paiva.

Idade
10-16 anos
 

A partir desta faixa etária começam a querer deitar-se mais tarde. As novas tecnologias, de uma forma geral, são o maior inimigo de um sono perfeito. Os adolescentes deviam dormir oito a nove horas diárias. Se em bebé se habituou a adormecer tarde, vai ser um adolescente com dificuldade em dormir a horas decentes. 

Problema: Jogar no computador
Solução: Mesmo nesta idade, não devem ter computadores nem consolas no quarto nem livre acesso a estes gadgets, porque isso perturba o sono e dificulta o adormecimento.

Problema: Ver televisão pela noite dentro
Solução: Jogar ou ver televisão na hora de dormir, excita, activa a atenção e facilita a privação do sono. Por isso, não o devem fazer na cama.

Problema: Enviar sms até adormecer
Solução: Os pais têm de impor limites no uso de telemóvel. Uma medida extrema será retirar-lhes o aparelho quando dizem boa-noite.

Problema: Saídas à noite até de manhã
Solução: Establecer uma hora não muito tardia para chegar a casa após uma saída nocturna. Não é dormindo mais ao fim-de-semana que se compensa a falta de sono.

fonte: “Rev.Visão “

consultas online

{ 20 comments… read them below or add one }

1 Simone Chagas Janeiro 28, 2011 às 14:03

Meu filho tem 10 anos e tem medo de dormir sozinho, so dorme com a presença do pai ou da mae (acordados), reclama que tem medo dos pesadelos e medo de perdas, diz que se sente sozinho e não consegue se concentrar no sono… Rezamos, contamos história, etc… Porém eu trabalho e ás vezes minha paciência é pequena, acabo brigando…. e depois fico muito, muito mal…. Me ajudem por favor…

2 Janaina Julho 24, 2011 às 5:24

Minha filha tem 8 anos e toda noite esta com dificuldades de dormir. Não sei se por conta das ferias esta dormindo tarde e consequentemente acorda tarde ou ela esta mesmo sofrendo de insônia. Quando chega a hora de dormir, já quer que eu fique com ela contando história… Será que esta sofrendo de insônia? Percebo que esta por volta de 1 mês que vem acontecendo isso. O que fazer? Obrigada, janaina

3 Patrick Janeiro 18, 2012 às 12:44

Cruzes ninguem respondeu a moça, e olha quanto tempo faz?
Eles fazem postagem mas esqueçem ela depois aff… >:=[

4 Angela Junho 7, 2012 às 2:46

Minha filha tem 10 anos tem dificuldade para pegar no sono, tem medo de dormir sozinha e quer que eu fique no quarto com ela até que ela pegue no sono. Mas às vezes acorda no meio da noite e como vê que eu não estou no quarto, vai para o meu quarto. Acho que eu mesma criei este problema, pois quando ela era menor, por insegurança acabava deixando ela dormir comigo. Me ajude, por favor, isso tem atrapalhado muito o meu casamento pois acabo passando todas as noites no quarto da minha filha.

5 veridiana Setembro 29, 2012 às 19:45

Meu filho tem 8 anos e frequentemente fica acordado até as 5hs da manhã quando acordo para o trabalho ele esta acordado, no computador nos videos do you tube estou muito preocupada pois esta sendo muito seguido, dorme somente se dormir comigo no quarto ou eu dormir com ele, o devo fazer para ajudar ele que já apresenta cançasso e desanimo e aumento de peso.

6 Insónias Outubro 3, 2012 às 16:47

Veja por favor o artigo sobre : http://www.insonias.com/disturbios-sono-infancia/

7 MARCIA Janeiro 30, 2013 às 15:12

meu filho tem 12 anos, faz mais ou menos tres meses que não dorme a noite, quando vou no seu quarto 2 da manha esta acordado, no primeiro mes era a televisão que ficava ligada, tirei a televisão, mas mesmo assim não dorme e me chama a noite inteira para dormir com ele, pois tem medo de dormir sozinho. não sei se é insonia, mas me preocupo com ele, pois sente dor de cabeça o olho fica vermelho, mas não gosta de dormir e quando dorme acorda 11 horas da manha. mudei ele para estudar cedo para ver se ajudo ele em alguma situação.

8 Maria Amélia Callado Fevereiro 9, 2013 às 14:57

Mei filho tem oito anos e desde bebê não dorme muito. Ele sempre dormiu tarde e acordou cedo.Isso me preocupa. Atualmente ele levanta várias vezes na madrugada e vai para o quarto dos pais. Fazemos ele voltar para seu quarto e colocamos algumas objeções para o dia seguinte cortando algo que ele gosta de fazer. Mesmo assim ele continua

9 nadia Maio 6, 2013 às 1:21

minha filha tem 11 anos e nao consegue dormi sosinha desde criansa nao sei mas o que devo fazer e as vezes perco a pasiencia presiso de ajuda!

10 Francisco Annidelânio Pereira Maio 27, 2013 às 12:22

Minha filha tem 10 anos e tem medo de dormir sozinho, não quer mais dormir no seu quarto, reclama que não quer ficar sozinha, quer dormir de qualquer jeito no meu quarto. Sou consultor, viajo e fico alguns meses fora de casa (retorno no fds), ás vezes minha paciência é pequena, acabo brigando…e depois fico muito, muito mal…. Me ajudem por favor…

11 Lúcia Agosto 16, 2013 às 10:48

Custa-me acreditar que haja pessoas a aconselhar o metodo Estivill!! Li o livro e os conselhos deram-me volta ao estomago. Se vão ler livros sobre bebés e crianças experimentem ler um escrito por alguém que as aprecie, e que não veja nelas uns seres maldosos e manipuladores.
Se as pessoas não querem dar colo, embalar, alimentar as crianças durante a noite, então em vez de ter filhos deveriam ter arranjado umas plantas. Se eu quando acordo com fome e sede durante a noite, vou comer e beber porque não o fará um filho meu? Ou só se pode comer durante a noite a partir dos 18 anos?

12 Liliana Agosto 23, 2013 às 15:38

Meu filho tem quase 2 anos e sempre foi um bébé resistente ao sono e inclusive passando os 15 dias de vida ja nao queria fazer sestas diunas e fazia-me sonos de 10, 15 minutos. Começei a levantá-lo um pouco mais cedo e fikei encantada q dormia 30 min. Sempre q tentava o colocar a dormir à tarde parecia q era algo traumatizante pre ele e chorava muito e nao queria. Durante a noite sempre dormia minimamente porque mamava e isso o acalmava e o fazia dormir. A partir proximo de 1 ano melhorou um pouco nas sestas diurnas e ja dormia 1hora mas sempre acordou a meio do percurso e ja nao fazia tanta birra pr dormir como quando era mais pequeno. Tem alturas q dorme 1 hora e outras 30 min. Actualmente deixou a mama e parece um pouco inseguro e está sempre à procura de conforto no meu corpo e apenas agora foi para seu quartinho, ja nao acorda tanto durante a noite como quando mamava mas nao faz sonos seguidos e como deixou a mama anda numa fase de pretextos para nao dormir tanto de dia como de noite, quer agua, quer isto e aquilo. Os primeiros sonos da noite acorda de hora em hora ou de 2 em 2 horas e so lá pras 2 ou 3 manha é que dorme seguido ate às 07h30 ou 08h30 e isto se for uma noite boa. Como o podemos ajudar? A pediatra nunca soube dar respostas e concelhos, diz q é dele mesmo e sempre disse para dar mama porque era um conforto para ele durante a noite e que podia ser um problema herditario pois eu era má para dormir também (e nunca mamei). Sempre tentei dar as mesmas rotinas de dormir mas não compreendo seu ritmo pois é muito incerto, nunca se sabe se vai dormir mais ou menos, se levantarsse mais cedo pode se pensar q vai fazer com que durna mais que é um engano, se dorme bem de dia tambem vai dormir de noite,…, seu sono é incerto e também é muito leve e ate mesmo estando agora no seu quarto sozinho continua a ter um sono leve e um barulhinho faz logo acordar ou estremecer.

13 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 0:44

Boa noite Liliana.
Obrigado pelo seu comentário.

De facto é uma situação um pouco complicada. Porém, essas idades também são complicadas para as crianças, e é difícil fazer com que eles durmam. São raros os que passam uma boa noite de sono sem interrupções.
Acontece que muitos bebes, quando nascem, são habituados a estar no colo, porque sempre que alguem os vai visitar, quer pegar um pouco neles, criando assim uma habituação ao colo, e quando os pousam na cama, começam a chorar.
E quando isso acontece, é complicado desfazerem-se dessa habituação… Penso que a única solução mesmo é esperar que cresçam e comecem a dormir sozinhos com o tempo.

Cumprimentos,
André Rodrigues

14 celma Janeiro 28, 2014 às 11:36

meu filho só consegue dormir bem durante o dia .começou quando passou a dormir no quarto dele ,com 4 anos hoje ele tem 14 não consegue. dormi, fica andador na casa,fazendo lanche mais so vai consegui dormi depois de 4 horas da manha,ja deixei ele varias veze sem dormi durante o dia,para ver ser ele dorme mais a noite,mais não adiantou nada; fica sem dormir o dia e não dorme a noite …. ,ai fico sem dormi também,ele pode dormi ate mais tarde.agora eu trabalho. não sei mais o q fazer ;

15 Andre Rodrigues Janeiro 28, 2014 às 11:57

Bom dia Celma.
De momento apenas respondemos a estas questões através do nosso serviço de aconselhamento online.

Saiba mais aqui: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

16 nicole gomes Fevereiro 11, 2014 às 16:28

oi meu nome e nicole eu tenho 10 anos e nao consigo dormir anoite e nao durmo pelo dia e estudo di manha .no meu quarto nao consigo dormir mas sempre dormir la des dos 2 anos mas agora nao consigo mas. minha mae ja tentou deitar comigo ate eu dormir eu dormia mas depois de 5 minutos eu acordava e ia pro quarto deles com o couchao da minha bicama com meu lençol e meu traviçeiro isso ja faz 1 mes e eu tenho insonia oque eu faço pra dormir a noite toda

17 Andre Rodrigues Fevereiro 14, 2014 às 3:33

Olá Nicole.

Coloque gosto na nossa página do facebook e se necessitar de algum tipo de aconselhamento poderá contatar-nos por lá:
https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

Obrigado

18 Michaela Março 6, 2014 às 2:12

Concordo com a Lúcia, e melhor criarem plantas! Nao ha nada melhor que colocar um bb pra dormir. Pra mim e falta de amor, demonstração de afeto. Adoro colocar meus filhos pra dormir e isso pra mim nunca foi sacrifício. Pelo contrario, sei que sentirei muita saudade desse tempo.

19 Patricia Março 30, 2014 às 2:34

Gostaria de saber com eficacia sobre o transtorno do sono de uma criança…minha filha sofre desde nasceu agora está cada vez mas forte grita…chuta..chora.. bate dormindo…será que existe algum médico estudioso que possa me desvendar esse mistério para minha filha já está com 3 anos e a familia revesa a noite estamos tdos doente e não encontro resposta…não quero topar minha filha pq. não .é solução…os neurologistas 99% só sabe passar rivotril ou bromazepan(Para adulto)..imaginem para bebê o que farão..vira cobaias na mãos deles..aonde acertar com médico comprometido na cura da minha bebe de 3 anos!!! desculpem meu desabafo e minha descrença na medicina…se puderem me ajudem!!!

20 Andre Rodrigues Março 30, 2014 às 23:24

Boa noite Patrcia.

Imagino como deve ser preocupante a situação da sua filha… E o desesperto dos pais sem saber o que fazer.
Pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Assim que recebermos o seu pedido, iremos entrar em contato consigo

Obrigado

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: