Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?
100% Seguro - Não fazemos spam!
Os problemas de sono constituem uma situação bastante frequente, sendo que mais de metade das pessoas na idade adulta os experimentam atualmente, ou já os experimentaram em algum momento da sua vida. Nomeadamente, os estudantes do ensino superior são particularmente susceptíveis de desenvolver este tipo de perturbação. Isto pode ser atribuído ao estilo de vida que frequentemente os caracteriza: muitas coisas para fazer em pouco tempo, resultando em elevados níveis de ansiedade, e, por vezes, particularmente no caso de estudantes que vivem em residências, a ausência de um refúgio propício ao descanso.
Estima-se que quase uma em cada três pessoas apresenta problemas com o sono. Geralmente, esses problemas são de natureza temporária, sendo o resultado de uma ou outra circunstância excepcional. Mas, por vezes, podem ser o reflexo de um problema mais grave.
É mentira que devemos dormir cerca de 8 horas por dia. As crianças têm, geralmente, mas necessidade de sono, ao passo que, com os idosos, sucede o oposto. Estudos na área do sono provaram que a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa e pode ir de 4 a 11 h por noite. Cerca de 10% da população contenta-se com uma média de 5/6 horas de sono e quase 15% tem necessidade de mais de 9 horas de sono por noite. Também factores geográficos jogam um papel importante, quem habita numa zona montanhosa dorme mais do que quem vive ao pé do mar.
Todos sentimos dificuldade em adormecer, dormimos menos bem numa determinada altura ou temos dificuldade em levantarmo nos noutra. Tal facto poderá ter a ver com um acontecimento invulgar ou doloroso que se deu durante o dia – a morte de alguém, uma discussão, uma adversidade ou algo de eufórico, com uma carga emocional particularmente elevada, ou até mesmo algo que se comeu antes de se ir para a cama. Algumas mulheres dormem menos bem por altura da menstruação. Também o jet-lag pode provocar problemas temporários com o sono.
Na maior parte dos casos, os problemas provocados pelas circunstâncias supramencionadas desaparecem espontaneamente alguns dias depois, caso o motivo para os mesmos tenha desaparecido ou tenha sido esquecido. Caso contrário, se a pessoa continuar a pensar na situação problemática e a preocupar-se com os problemas de sono propriamente ditos, então estará a contribuir para piorar ainda mais a situação.
Apenas se fala em insônia quando alguém, sem motivo aparente, apresenta dificuldade em adormecer (há mais de três semanas) ou acorda frequentemente durante a noite e também quando tal situação tem repercussões durante o dia (a pessoa sente-se cansada e irritável, apresenta dificuldades de concentração, eventuais dores de cabeça, etc.). Em casos semelhantes, é aconselhável consultar um médico e poderá inclusive ser necessário que a situação seja analisada numa clínica de sono especializada.
Para além disso, os problemas crônicos com o sono podem também ser causados por factores externos. Um fator determinante, mas recentemente descurado, é o espaço onde se dorme e, mais precisamente, o colchão. Anos marcados por problemas de sono podem, por vezes, ser rapidamente resolvidos com a compra do sistema de sono certo.
Qualquer pessoa com insônia que já tenha experimentado contar carneiros sabe que a eficácia desta estratégia é altamente discutível. A boa notícia é que,…
É complicado estabelecer uma relação directa entre a duração do sono e a saúde, pois existem imensos factores que remetem em diferentes direcções sendo…
Já aqui foi falado anteriormente num artigo sobre Jet-Lag em desporto de alta competição, a importância que o sono exerce sobre os atletas profissionais,…
Frequentemente, a insônia podem resultar do facto de utilizares a cama/quarto para atividades que não a de dormir (ouvir música, estudar, ler, ver televisão,…
É 2 da manhã. Você ainda não dormiu. E você está olhando para baixo uma reunião 8 da manhã. É insônia, uma condição definida…
Uma das grandes dicas para não sofrer de insonias esta noite, começa precisamente pelo jantar. Investigadores afirmam que se deve evitar gorduras ao jantar,…
Olá!
Sou repórter da revista Sorria. Estamos fazendo uma matéria sobre problemas com sono. Queria saber se vocês poderiam indicar alguém que tenha ou teve insônia, faz ou fez tratamento para amenizá-la.
Ou alguém que sofra déficit de sono, trabalhe muito e não dorme direito, acaba acordando supercansado no outro dia.
Att,
Jeferson Castro.
OLá boa tarde
Venho falar pelo meu namorado que não consegue dormir, adormece sempre às 5 ou 6 da manhâ, hoje então esteve acordado das 2 às 13h o que deve fazer, é desesperante.