Grátis: Ebook com os 5 Chás Calmantes Para Dormir Mais Rápido

Para Qual E-mail Devo Enviar o Ebook?

100% Seguro - Não fazemos spam!

Como dormir melhor na menopausa – insónia


Muitas mulheres procuram saber como dormir melhor na menopausa e evitar as tão temidas noite de insónia, neste artigo iremos ajuda-la lidar com esta fase da sua vida.

Chegou à menopausa e sente que a qualidade do seu sono foi afectada? Não consegue dormir uma noite inteira sem que as ondas de calor e os suores a incomodem? Apesar de ser um incómodo, é frequente ocorrer durante a menopausa, todos estes sintomas e mais alguns que afectam o dia-a-dia da mulher, e até mesmo a qualidade do seu sono quando chega a hora de ir dormir.

Durante a menopausa é frequente sentir ondas de calor, transpirações, tonturas, suores nocturnos, momentos de irritação e até depressão. Para além destes factores, também é normal sentir-se alterações a nível dos órgãos sexuais, como a secura da mucosa vaginal, sensação de coceira na zona vaginal, distúrbios menstruais, diminuição do tamanho dos seios, diminuição da libido e ainda perda da elasticidade da pele, aumento da fragilidade dos ossos e entre outros sintomas.
Alguns destes sintomas descritos, como as ondas de calor e suores nocturnos prejudicam o sono, não permitindo que a mulher adormeça ou atinja o sono profundo. Quando os suores nocturnos “atacam”, a mulher acorda completamente suada e sente arrepios, fazendo com que esta não consiga dormir melhor durante a menopausa. Estas interrupções do sono, a dificuldade em adormecer, e o não atingir o sono profundo, são, provavelmente, as causas de alterações de humor presentes durante o dia, levando também a episódios de depressões e ansiedade, afectando não só a qualidade de sono como a saúde em geral da mulher.
As ondas de calor e suores nocturnos que perturbam a qualidade do sono durante a menopausa, estão relacionados com a alteração hormonal, ou seja, o surgimento destes sintomas, ocorrem devido à descida dos níveis de estrogénio e progesterona durante a menopausa. A descida dos níveis destas duas hormonas provoca não só alguns dos sintomas já descritos, como perturba o sono de diversas formas.

A diminuição dos níveis de estrogénio vai:

  • Retardar a absorção e a produção de magnésio, que é um mineral muito importante que ajuda os músculos a relaxar e induz o sono;
  • Provocar ondas de calor e suores nocturnos, que vão incomodar no sono;
  • Aumentar o risco de ocorrer apneia do sono, que irá perturbar a respiração durante a noite.

A diminuição dos níveis de progesterona vai:

  • Diminuir a capacidade de adormecer profundamente;
  • Provocar insónia e provocar a incapacidade de adormecer rapidamente.

É certo que este desequilíbrio hormonal provoca todos estes sintomas que afectam a qualidade do sono, porém, a psicologia da própria mulher quando chega a esta altura da sua vida, pode justificar alguns dos seus distúrbios do sono.
Ansiedades e depressões, são problemas que podem ocorrer durante esta fase da vida da mulher, podendo levar a outros problemas, como problemas pessoais, problemas no trabalho, situações de stress, entre outros que impossibilitam uma noite de sono tranquila.
Todos os sintomas descritos são sintomas frequentes durante a menopausa, mas não quer dizer que apareçam todos em todas as mulheres, sendo que alguns deles sintomas nem chegam a aparecer em certas mulheres.

Como posso tratar os sintomas e as insónias causadas pela menopausa, e como posso dormir melhor?

Existem tratamentos para tratar as insónias e os sintomas relacionados com a menopausa, como as ondas de calor e os suores nocturnos. Esses tratamentos são à base de terapia de reposição hormonal, que são tomados como a pílula, são compostos por estrogénio ou por estrogénio e progesterona (para mulheres que ainda têm o útero).
O que é recomendado no uso desta terapia de reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa, é utilizar a menor dose possível pelo menor tempo possível, sempre com acompanhamento médico, devido a alguns riscos que apresentam.
Se no seu caso, não for preciso utilizar a terapia de reposição hormonal, porque os seus sintomas não são tão graves quanto isso, ou mesmo por opção própria, pode ainda adoptar algumas técnicas para evitar alguns sintomas, para que possa dormir melhor, como:

  • Manter o seu quarto fresco e bem ventilado
  • Evitar alimentos picantes que possam causar suores e calores
  • Evitar a cafeína
  • Evitar dormir durante o dia

Também existe um tipo de travesseiro chamado “Chillow”, que consiste numa almofada que contém água que se mantém fria e reduz a temperatura do corpo. É utilizada em certos casos, como por exemplo a psoríase, dores de cabeça, dor de costas, pés cansados, dores musculares, queimaduras, ondas de calor e suores nocturnos. Este “Chillow” não vai evitar as ondas de calor e os suores nocturnos, mas pelo menos vai reduzir a sua intensidade não perturbando tanto o seu sono.



Necessita de ajuda?

Vamos mostrar-lhe uma Técnica Simples e Natural para acabar com a Insônia. Inscrição gratuita e por tempo limitado!


  • Insónias na 3º Idade

    As insónias são um dos problemas que afectam os adultos com uma maior incidência na terceira idade, sendo esta uma das queixas principais dos…

  • Como dormir melhor na menopausa – insónia

    Muitas mulheres procuram saber como dormir melhor na menopausa e evitar as tão temidas noite de insónia, neste artigo iremos ajuda-la lidar com esta…

  • Chás para Dormir Profundamente de Modo Fácil

    Está cada vez mais complicado ter uma boa noite de sono? Não consegue fazer uma noite completa a dormir? Tem dificuldade em adormecer? Não…


11 respostas para “Como dormir melhor na menopausa – insónia”

  1. onde posso encontrar esse travesseiro (chillow?obgadad

    • Andre Rodrigues disse:

      Boa noite Neusa.

      Peço desculpa, mas não sei ao certo onde pode encontrar esse travesseiro. Uma vez que não resido no Brasil, não tenho conhecimento de que lojas estão disponíveis aí que vendam esse tipo de produtos. No entanto, é bem provavel que o consiga fazer através de compras online em outros sites.
      Experimente procurar no Google algo como: “Comprar travesseiro chillow Brasil”, possivelmente poderá encontrar alguma solução.

      Aproveito também para lhe pedir que coloque um “gosto” na nossa página do facebook, para nos ajudar a crescer e para ficar atualizada com os nossos artigos!
      Link para o facebook: https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093?fref=ts

      Obrigado pelo seu comentário Neusa!

  2. Ieda Dalcin disse:

    Onde encontrar o travesseiro Chillow????

  3. Valnice disse:

    Comprei esse travesseiro e conseguiu amenizar o meu descorforto durante a noite por causa da menopausa

  4. lecy disse:

    tenho 53 anos e estou com uma dificuldade dormir horrivel, por favor me ajude, sempre dormir bem pois acho que fiquei assim depois que parei de mestrua. e trabalho fora tambem,resumindo depois que entrei na menopausa. por favor me ajudem.obrigada.

  5. lecy disse:

    nao consigo dormir depois que entrei na menopausa
    por favor me ajudem. obrigada.

  6. Maria Roseli dos Santos disse:

    Me ajude não consigo dormir depois que entrei na menopausa faz 2 anos já não posso fazer uso da TRH

  7. Maria Roseli dos Santos disse:

    Me ajude não consigo dormir depois que entrei na menopausa faz 2 anos já, não posso fazer uso da TRH

  8. Sandra disse:

    É amigas da madrugada, ninguém respondeu a nossa pergunta: O que fazer pra acabar com a insônia na menopausa?.
    Tava pensando em voltar a tomar o óleo de primola. Pras ondas de calor é bárbaro, muito bom mesmo.
    Agora acho que vou comprar soja e começar a comer, mas fico insegura por causa, esqueci o no.e, daquilo que eles colocam pra adubar o modifica o grão.
    Outra, me ocorreu agora procurar no YouTube se o Dr. Olair Ribeiro fala sobre a menopausa.
    Boa sorte queridas.

  9. Maria lucia disse:

    O RIVOTRIL acaba com os fogachos.
    Pesquise na internet.
    ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *