Chás para dormir- chá para insonia

chas-insonias-dormir

Chás para dormir- chá para insónia

Está cada vez mais complicado ter uma boa noite de sono? Não consegue fazer uma noite completa a dormir? Tem dificuldade em adormecer? Não quer optar por ingerir remédios para dormir? Não tem tempo para fazer exercício que ajuda no sono? Já tentou tudo isto mas nada resulta para lhe dar sono? Talvez alguns chás para dormir de ervas naturais possam ser o indicado para si!

Porque não optar por uma boa chávena de chá para dormir antes de ir para a cama? O chá existe há mais de 2 mil anos, é uma bebida bastante natural e saborosa consumida como uma bebida terapêutica que trás benefícios para a saúde.
A infusão de algumas ervas pode ser uma forma muito simples, prática e eficaz para provocar o sono, porém não é qualquer chá que serve para induzir o sono, alguns actuam como estimulantes e têm exactamente o efeito contrário… Cuidado com a quantidade de líquidos ou comida no estomago, pois em excesso pode causar mal-estar e atrapalhar o sono.

Existem bastantes variedades de plantas, folhas, ervas, etc, que se pode utilizar para fazer chás para dormir e insónia, mas o que importa aqui são aquelas que nos provocam o sono de forma a combater as insónias.

O chá natural pode ser um aliado do sono, mas existem algumas plantas, que mesmo que sejam naturais, só deverão de ser utilizadas com indicação médica, pois embora sejam naturais, poderão interferir no metabolismo do organismo e pode haver risco de interacção com antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outra medicação que actue no sistema nervoso.

Por outro lado, também há outras plantas que podem ser utilizadas para fazer chá que não têm qualquer restrição para que sejam consumidas em forma de chá, estas plantas actuam como calmantes, como é o caso do famoso chá de camomila que é o mais conhecido como um chá para dormir e calmante para tratar a insónia. O chá de camomila contém um aminoácido que relaxa o sistema nervoso e actua como tranquilizante natural. Como alternativa à camomila ainda existem outras plantas com efeitos semelhantes como é o caso da passiflora e da erva-cidreira.

Outras sugestões de chás para dormir que servem de calmantes são combinações de laranja com hortelã marroquina, maçã com camomila ou maracujá com pêssego e mel .Qualquer chá tem uma preparação fácil. Basta colocar água a ferver, juntar um pouco da planta da qual pretende fazer o chá e esperar entre 5 a 10 minutos. Quando servir o chá, se achar que precisa de juntar algo para adoçar (como é o caso do açúcar), é aconselhável que use o mel no lugar do açúcar.

DICA: Coma banana com mel e aveia antes de dormir, pois ajuda a liberar triptofano, que é um percursor da serotonina e malatonina (substâncias ligadas ao sono). Assim, a qualidade do sono é maior e a acção das plantas pode ser potencializada.

Um produto natural, muito conhecido que poderá ser tão importante como a camomila no efeito de calmante, é a tão conhecida alface! Exacto, a alface que é tão utilizada na salada, pode ser útil para tratar as insónias

Alface, um calmante natural.
Todos nós conhecemos a alface, o que grande parte da população não deve de saber é que a alface actua como um calmante natural de grande eficácia!
Para além de tratar casos como insónias, também é importante no tratamento do nervosismo ou ansiedade.
Por vezes quando há aquele nervosismo, ansiedade, ou até mesmo insónias, o primeiro chá que nos vem à cabeça será a camomila, mas fiquem a saber, que a alface poderá ser utilizada em chá como forma de calmante.
A alface, mais precisamente o talo da alface, é rico em uma substância denominada de lactucina. Essa substância actua no nosso organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insónias.
Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber.

 

 

Só resta desejar bons sonhos!

 

{ 39 comments… read them below or add one }

1 *_nicolly_* Maio 2, 2012 às 13:39

q legal mas eu tenho uma pergunta!!!
eu queria saber as ervas q causam vamos dizer energia pro corpo?!

2 Daniel Tiago Julho 9, 2012 às 3:00

Obrigado, eu estava precisando muito saber, fico todas as noites acordado e não consigo ter sono. Vou preparar esse chá agora mesmo.

3 thati Julho 21, 2012 às 14:03

hortelã e menta dão mais energia ou ajudam a relaxar?

4 maia Julho 31, 2012 às 0:53

ola, eu tenho muita insonia nao consigo dormir, tento de tudo, eu fico acordada a noite toda e de manha tenho que ir na escola meu corpo doi muito. o que fasso me ajuda ?

5 marciano Agosto 6, 2012 às 10:44

gostei muito dessa dica, meu muito obrigado.

6 ereni neu Setembro 21, 2012 às 0:51

meu namorado dorme muito mal,ele é uma pessoa calma,não entendo
porque a insônia…

7 ereni neu Setembro 21, 2012 às 0:55

adorei a dica do mel com aveia vou fazer pro meu namorado que sofre de insônia!

8 jana Outubro 4, 2012 às 0:09

eu tive problema serio de insoni<tomava rivotril descidi parar simplismente coloquei na cabeça que nao precisava de remedio que nao tinha mais insonia e hoje durmo muito bem!!

9 Raquel Outubro 12, 2012 às 13:28

Bom, eu sempre dormi muito bem, até demais, mas essa semana, não sei o que aconteceu, eu não estou conseguindo dormir direito e quando consigo, tenho pesadelos muito estranhos.. vou seguir a dica, mais é comum alguém da minha idade (13) ter insônia??
(obs: sou ansiosa e extressada)

10 rodrigo rosa Novembro 19, 2012 às 3:07

ja tentei tudo isso e nada funciona
pego no sona la pelas 5 , e as 7 jato de pé,agora tomo umas parada sinteica que um psiquiatra receito

11 Rosi Novembro 27, 2012 às 23:46

a amiga de sima . nada melhor como fumar canabis e tomar um chá de camomila.vc vai dormir quenen pedra rsrsrs.

12 fernandes Dezembro 10, 2012 às 9:06

estou passando por um momento muito difícil, minha esposa estar sentindo muita dificuldade para dormir e se sente muito ansiosa, a mas ou menos uns dois meses, só que ela foi ao médico e o passou alguns remédios, ela tomou´ fez afeito, o problema e que ela estar com medo de ficar dependente desses remédio para faze-la dormir, o que posso fazer para que ela venha ter a sua vida normal já ela não teve esse problema antes?

13 maria donizeth de oliveira Dezembro 11, 2012 às 19:23

Confirmo a eficácia das ervas mencionadas para relaxar e dormir melhor. Gostei das dicas!

14 maria das graças pereira Abril 15, 2013 às 21:57

cha para dormir

15 Vilma Abril 17, 2013 às 14:31

Qual o médico que devo ir para tratar da isônia?

16 bete freitas Abril 25, 2013 às 3:37

nao tenho sono tomo medicamento mas esta fasendo eu esqueser alguma coisas

17 Economize com Plantas Maio 20, 2013 às 13:53

Grandes dicas e boas informações para as pessoas que estão com insônia. Já sofri desse problema, e sei como é difícil encontrar algo fácil e prático para dormir, sem ter que apelar para tratamentos convencionais. Um chá sempre é uma boa opção.

18 iales Maio 24, 2013 às 4:36

preciso de ajuda, não consigo dormir mais, sinto sono mas quando me deito sinto minhas mãos adormece e começo a me coçar, é estranho depois que comecei a ficar muinta anciosa , sinto fortes dores de cabeças e que não passam, anciã de vomito e mau estar, sinto que vou derrepente desmaiar, tenho muintos problemas pessoais e sempre tive , mas nunca tinha ficado assim, sempre consegue controlar, dormia bem e acordava com a cabeça fresca , hoje eu durmo com dor de cabeça e acordo com dor de cabeça, minha pressão estava até alta, passei por parto cesariano a pouco tempo, foi deficil, para controlar apressão e mesmo depois de ter nascido meu bebe continuou alta a pressão, não sei o que fazer quanto mais eu tento ficar normal, pior é, as vezes me deito e derrepente acordo assustada me sentido mal, mãos roxas ou brancas, fortes dores de cabeças principalmente nas laterais da cabeça onde voçe sente a pulssasão, dormências, dores embaixo do braço, anciã de vomito e dores fortes dores na barriga, não sei o que faze não estou me controlando mais isso é depressão ou é ansiedade exageradamente, espero respostas, obrigada.

19 Fernanda Agosto 26, 2013 às 13:05

a erva-cidreira em mim tem o efeito totalmente ao contrário. Perco o sono totalmente se tomo antes de dormir.

20 Matheus Guerra Agosto 30, 2013 às 7:40

Vamos ver se me ajuda, já são quase 5 da manhã e ainda não consegui dormir…

21 joice Setembro 1, 2013 às 13:57

nao concigo dormi esse chá nao resouvel pq ?

22 Nedielen Batista Setembro 5, 2013 às 21:58

muito obrigada, meu pai ta com uma insônia terrivel vou fazer o chá pra ele… um abraço e mais uma vez obrigada

23 Carlos Lino Outubro 6, 2013 às 14:34

Estava 10 noites sem dormir, minha esposa preocupada fez o chá de alface batido no liquidificador para tomar a noite. Tem 4 noites que durmo tranquilamente.

24 sebastião espindola Ramiro Outubro 15, 2013 às 14:19

Sou diabetico e tenho insonia vi tudo e gostei só não serve para mim gotaria de um cha para diabetico com insonia.

25 Camila Outubro 31, 2013 às 13:23

Quem tem pressão baixa pode tomar?

26 Michele Dezembro 9, 2013 às 15:33

A unica pena é que o chá de alface é muito amargo, se eu fizer o suco da folha com alguma fruta tem o mesmo efeito ?

27 Andre Rodrigues Dezembro 17, 2013 às 17:18

Boa tarde Michele.
Obrigado pelo seu comentário.

É verdade que o chá de alface é amargo, mas quanto mais amargo melhor faz! Utilize o talo da alface, pois essa zona da alface é onde contém maior quantidade de lactucina, aquela substância que irá ajudar a relaxar e a dormir.

Adicione açucar ou mel para adoçar o chá.
Se juntar algum suco de fruta, supostamente irá fazer o mesmo efeito, dependendo da fruta, também poderá diminuir o efeito. É preferível tomar o chá de alface só assim mesmo, adicionando um pouco de mel ou açucar para não ficar tão amargo.

Experimente e diga-nos o resultado ;)

Cumprimentos,
André Rodrigues

28 Andre Rodrigues Dezembro 17, 2013 às 17:50

Boa tarde Camila.
Obrigado pelo seu comentário.

E obrigado por lembrar esse facto, realmente ficou esquecido no artigo de indicar que quem normalmente tem uma pressão baixa não deve de tomar esse tipo de chás.
Pois estes chás vão acalmar, e diminuir a frequência cardiaca. Se por natureza a sua já for baixa, ainda vai baixar mais com esse tipo de chás, o que poderá causar tonturas, enjoos, e entre outros sintomas relacionados com a pressão baixa.

Cumprimentos,
André Rodrigues

29 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 0:30

Boa noite.
Obrigado pelo seu comentário.

O chá pode não ter resolvido a sua situação de insónia por várias razões.
Pode ter ocorrido algo de errado na preparação do chá.
O problema da sua insónia pode não estar relacionado com a necessidade de relaxar.

Cumprimentos,
André Rodrigues

30 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 1:28

Boa noite.

Deverá começar pelo seu médico de família.
Se ele não conseguir resolver o seu problema, ele mesmo irá indicar a que médico se deverá dirigir para tratar o seu problema.

Cumprimentos,
André Rodrigues

31 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 13:33

Olá Sebastião.
Obrigado pelo seu comentário.

Provavelmente qualquer um dos chás referidos pode tomar, só não pode adicionar açucar!
De qualquer das formas, é melhor consultar o seu médico para ter a certeza que os chás referidos não têm qualquer problema para diabéticos.

Cumprimentos,
André Rodrigues

32 Valquiria Janeiro 21, 2014 às 20:53

Mas eu não entendo, as vezes eu tomo, fico com sono, muito sono! Mas não durmo… E não sei se é normal na minha idade (11 anos)…

33 Eny Muniz da Silva Ferreira Fevereiro 14, 2014 às 13:35

Eu não costumo tomar chá na hora de dormir, tomo água gelada. Mas confesso que um chazinho de capim limão geladinho ou quente faz efeito pra mim.

34 Andre Rodrigues Fevereiro 14, 2014 às 13:40

Olá Eny.

Coloque gosto na nossa página do facebook para ficar atualizada com os nossos artigos e se necessitar de algum tipo de aconselhamento poderá contatar-nos por lá:
https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

Obrigado

35 Erva Cidreira Março 3, 2014 às 23:24

O chá de cidreira é aquele que eu tomo para as insônias e posso confirmar que de fato sinto-me bem.
Obrigado.

36 Silvania Março 6, 2014 às 3:00

Ola depois q descobrir q estou.com sindrome do panico nao consigo dormir mais..tomo.setralinA e parece q o efeito e ao.contrario.q cha vc indicaria pra mim tomar.pois ñ quero tomar diazepan .obrigado.espero sua resposta tenho 22 anos

37 Andre Rodrigues Março 6, 2014 às 11:24

Bom dia Silvania.
Obrigado pelo seu comentário.

Já assisti a casos desses, e o melhor que tem a fazer é mesmo contactar o seu médico, mas de qualquer das formas, poderá entrar em contato connosco por e-mail para que a possamos ajudar.

Pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Agradecemos também que coloque like na nossa página do facebook para facilitar o contacto através das mensagens.
Aqui tem o link do facebook para colocar o seu “like”:
https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

Faça isso por favor, para que a possamos ajudar.
Obrigado

38 hayla Março 15, 2014 às 15:00

eu sempre tiver uma otima saude e uma e um sono maravilhoso,mais dpois d meu parto cesariano nao consigo dormir mesmo estando com muito sono,e olha logo apos a cerurgia ele me aplicaran sedativo eu fiquei com muito sono mais nao consegui dormir d jeito nenhum,tirei alguns cochilos mais nao dscansei nada ,passei meses asim sem descanso e com a cabeca ruim tive que de presao ,vomito e muita fraquesa .ja faz seis meses e melhorei um pouco ja to dormindo melhor mais nao inda me sinto mal ,queria saber o q eu tenho mais ate hoje ninguen soub me dizer

39 Andre Rodrigues Março 16, 2014 às 2:49

Boa noite!

Poderá estar algo interferindo com o seu sono… Preciso saber algumas informações para perceber a sua situação e se tem algo na sua vida que interfira realmente no seu sono, como há quanto tempo foi o seu parto, se toma alguma medicação, etc…

De forma a facilitar a ajuda, pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Obrigado

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: