Porque temos pesadelos e como controla-los

Saiba que, como adulto, é relativamente normal ter pesadelos. Muitas pessoas associam pesadelos com a fase de crianças e acreditam que são algo que você cresce com eles. Não é incomum para adultos e adolescentes experimentar pesadelos também. Na verdade, todo adulto em algum momento da vida já teve pesadelos. Segundo estudos 2 a 8 por cento da população adulta tem pesadelos crônicos ou recorrentes.

Porque é que temos pesadelos e como parar de ter pesadelos

Os pesadelos são caracterizados por imagens vibrantes e realistas. Pensamentos e emoções que fazem seu coração bater mais rápido e às vezes até forçá-lo a acordar no meio do seu sono. Às vezes você vai lembrar detalhes do pesadelo e as imagens assustadoras ou perturbadoras podem ser difíceis de você rememorar o que aconteceu no sono.

Como resultado, os pesadelos podem afetar a qualidade do seu sono, causando cansaço físico, agitação mental e estresse. Se o sono é interrompido por pesadelos, isso pode causar problemas em outras áreas de sua vida e até mesmo levar a incômodos de saúde duradouros. Portanto, é importante entender a fonte dos pesadelos e tomar medidas para evitá-los.


Os pesadelos podem ser extremamente desconfortáveis, desencadear ansiedade e agitação e afetar a qualidade do seu sono. Isso pode levar à fadiga física e ao estresse mental. É importante entender o motivo de seus pesadelos antes que você possa começar a tratá-los. Comece com as etapas listadas abaixo para entender a fonte de seus pesadelos e tome medidas para evitar que eles reapareçam.

Trate todos os outros distúrbios que você tiver. Se seus pesadelos são o resultado de outro distúrbio, como apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas, deve ajudar a reduzir se você tratar isto. Se seus pesadelos estão relacionados a transtornos de ansiedade, depressão ou síndrome de estresse pós-traumático, certas formas de terapia ou medicamentos podem ajudar a aliviar esses distúrbios e reduzir este incomodo noturno. Consulte o seu médico de confiança.

É importante que você fale com seu médico para encontrar a opção de tratamento que é melhor para você.

Evite comer antes de ir para a cama

Comer mesmo antes de ir dormir pode causar pesadelos à medida que o alimento estimula seu metabolismo e envia sinais para o seu cérebro para que ele se torne mais ativo. Portanto, é uma boa ideia ignorar lanches antes de ir dormir, especialmente aqueles que contêm muito açúcar.

Reduza o estresse.

O estresse pode contribuir para pesadelos, então, tome tempo para relaxar durante o dia e vá dormir com uma cabeça calma e clara. Ioga e meditação são boas atividades para reduzir o estresse e limpar sua mente. Pense em fazer um curso ou apenas praticá-lo por alguns minutos todos os dias em casa.

Outras atividades como leitura, tricô, corrida ou simplesmente passar tempo com sua família e seus entes queridos também podem ajudar a evitar o estresse. Tomar um banho relaxante antes de ir dormir pode te ajudar a desligar depois de um dia estressante e fazer você se sentir mais calmo e mais relaxado.

Converse com seu médico sobre medicamento que você toma.

Certos medicamentos podem aumentar a incidência de pesadelos, então fale com seu médico se pensar que isso pode ser um problema para você. Os antidepressivos e certos medicamentos para pressão arterial são frequentemente responsáveis por causar pesadelos. Então fale com seu médico sobre mudar para outro medicamento. Às vezes, mudanças na dosagem ou descontinuação de um medicamento em particular podem causar pesadelos.

Melhore seu sono

Embora os pesadelos possam levar à falta de sono. A falta de sono também pode desencadear pesadelos. Portanto, crie medidas para melhorar seu sono e evitar pesadelos. Faça do seu quarto um ambiente relaxante. Mantenha o seu quarto agradável e arrumado, certifique-se de que está escuro o suficiente e evite temperaturas muito quentes ou frias. Certifique-se de que sua cama é confortável. Use uma máquina que gere ruído branco para bloquear sons indesejados. Reserve seu quarto para dormir — trabalhar no quarto pode fazer você associar com estresse.

Faça mais esportes

Quando você já estiver cansado de praticar esportes é uma ótima maneira de melhorar seu sono. Encontre uma atividade que você goste, seja treinamento de força, dança, remo ou escalada. Pratique esportes 3 a 5 vezes por semana. Simplesmente não dirija depois de fazer esporte — isso vai deixar você muito animado para dormir.

Reduza o consumo de cafeína, álcool e nicotina

Estas substâncias podem afetar o seu sono, por isso é uma boa ideia deixá-los ou, pelo menos, reduzi-los. Também tente evitar beber, fumar ou consumir cafeína pelo menos 3 ou 4 horas antes de ir dormir.



Recomendados Para Você:

Sem Comnetários

Escreva um comentário