Qual a melhor posição para dormir

A forma como se dorme tem uma influência direta na nossa boa disposição e saúde. É fundamental que o corpo descanse durante a noite para recuperar energias e relaxar as estruturas musculares.

Uma noite bem dormida pode evitar sintomas como cansaço, mau humor, dores nas costas, dores de cabeça, ou dificuldades de concentração. Mais do que isso, dormir bem fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e certas doenças como a diabetes, e diminui riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

Existem fatores que contribuem para uma boa noite de sono tais como um colchão e almofada adequados. Mas para além disso, a escolha adequada da posição correta para dormir pode ajudá-lo a combater algumas doenças e ajudá-lo a descansar melhor. Embora cada pessoa tenha a sua forma preferida de dormir, a mudança deste simples hábito pode fazer milagres à sua saúde, e melhorar os seus dias e fazer com que durma melhor.


Veja os benefícios e desvantagens que cada posição oferece, e adote a partir de hoje a mais adequada a si.

1. De lado na cama- para o lado esquerdo

Dormir de lado é a posição mais comum, e a preferida pela maioria das pessoas. Aliás, os estudos apontam que dormir virado para o lado esquerdo é a melhor posição para dormir, e aquela que traz o maior número de benefícios para a saúde.

Além disso, se colocar um travesseiro entre os joelhos ajuda a reduzir a carga nos quadris e coluna lombar, beneficiando ainda mais desta posição. Se fletir ligeiramente as pernas é extremamente benéfico, pois desta forma não força o nervo ciático. Uma das grandes vantagens desta posição é que promove a correta drenagem linfática.

O sistema linfático é dominante no lado esquerdo do nosso corpo. Este é responsável pelo transporte de certos elementos nomeadamente proteínas, glicose e metabólitos, através da linfa. Estes elementos são posteriormente filtrados pelos nódulos linfáticos e conduzidos maioritariamente pelo lado esquerdo do nosso corpo.

Este processo ajuda na expulsão de substâncias tóxicas para o organismo, evita inchaços, e o acúmulo de linfa no organismo. Por outro lado, o pâncreas e o estômago estão localizados do lado esquerdo do corpo, pelo que dormir para o lado esquerdo facilita a digestão.
Da mesma forma, dormir virado para o lado esquerdo permite a produção e eliminação de enzimas que neutralizam os ácidos e gorduras por parte dos órgãos do sistema digestivo, sem que ocorra pressão sobre este, ao contrário do que aconteceria se estivesse deitado sobre o lado direito.
Esta posição oferece ainda inúmeras vantagens. Ela ajuda a proteger o sistema cardiovascular e o sistema imunológico.

Nesta forma de dormir, a cabeça e os pés ficam à altura do coração, o que facilita a circulação sanguínea e promove o bom funcionamento do corpo enquanto dorme. Uma dica: é importante escolher a almofada correta se tenciona dormir nesta posição. Ela deve ficar à altura do ombro, de modo a que a cabeça não fique inclinada.

Se for gestante, esta é a posição ideal para si. Ela diminuir a pressão na parte inferior das costas, favorece a circulação sanguínea e por esta razão melhora o fluxo de sangue e nutrientes para a placenta.

2. Dormir de lado, virado para o lado direito

Se gosta de dormir de lado, a escolha do lado para o qual vira o corpo também tem influência na saúde. Embora o mais saudável seja dormir para o lado esquerdo, esta posição também permite o correto posicionamento da coluna e o bom funcionamento do corpo enquanto dorme. No entanto, devido ao relaxamento do esfíncter do esôfago que ocorre se dormirmos sobre o lado direito, essa escolha aumenta as hipóteses de ocorrer um refluxo gástrico.

Uma das desvantagens de dormir de lado é que pode causar dores nos ombros e no braço, dada a diminuição do fluxo sanguíneo e a pressão sobre os nervos. Por isso, seja qual for o lado que escolhe, tente sempre colocar os braços esticados ao longo do corpo. Se dormir de lado com os braços virados para fora, a pressão sobre os nervos pode ser agravada, causando dores e desconforto.

3. De barriga para cima

Há quem defenda que dormir de barriga para cima é uma das melhores posições para relaxar as articulações e evitar torções e dores. Principalmente se esticar os braços e as pernas, colocando-os paralelos ao corpo, ou sobre o abdômen. Isto porque manter os braços virados para cima pode pressionar os nervos dos ombros, causando dores e lesões. É também uma excelente posição para aliviar os sintomas de quem sofre de refluxo gástrico.

Uma outra vantagem é que a nível de cosmética esta é uma posição que oferece excelentes benefícios. Colocar a cara diretamente contra a almofada pode aumentar o risco do aparecimento de rugas e virado de barriga para cima, não existe contato com a almofada.

Outra vantagem para as mulheres é que nesta posição, o peso dos seios é suportado, pelo que dormir assim ajuda a mantê-los firmes. No entanto, esta posição é pouco benéfica para a coluna. Deste modo é fundamental usar uma almofada baixa para alinhar a cervical com o restante da coluna. Se não o fizer poderá acabar por ficar com dores nas costas, pescoço e ombros. Outra desvantagem é que dormir de barriga para cima favorece o desenvolvimento de apneia e ronco.

Veja aqui:  tratamento da apneia do sono

4. De barriga para baixo

Embora ainda existam dúvidas sobre qual das posições anteriores é a mais benéfica, não existem dúvidas que dormir de barriga para baixo é a pior escolha para a saúde. Dormir nesta posição pode prejudicar gravemente a coluna.

Ela força a região lombar e a região cervical, provocando fortes dores nas costas, torcicolos, dor nos ombros e no pescoço. Isto porque de modo a poder respirar, a pessoa tem de dormir com o pescoço virado a um ângulo de cerca de 90º. A pressão exercida nos pulmões quando deitado nesta posição, pode provocar problemas respiratórios. Uma das poucas vantagens é que poderá diminuir a apneia e melhorar os roncos, pois neste caso as vias aéreas superiores ficam mais abertas.

Nas mulheres esta posição é prejudicial para os seios pois a pressão do corpo em cima destes pode provocar inchaços, ou deixa-los sensíveis e doridos.

Dormir toda a noite sobre os seios deixam a sua aparência prejudicada, contribuindo para que fiquem flácidos e descaídos. Embora o ideal seja adotar uma posição diferente, se não consegue dormir noutra posição, coloque uma almoçada junto da zona da barriga, obrigado a coluna a manter-se direita.

5. Posição fetal

Esta posição é adotada por cerca de 40% das pessoas, sobretudo mulheres. No entanto ela também é contraindicada na maioria dos casos.

Dormir enrolado sobre si, com os joelhos puxados para cima e o queixo puxado ao peito, pode prejudicar a coluna. Além disso esta posição não permite a respiração profunda ou diafragmática, o que é prejudicial para a saúde.

Os seios também poderão perder firmeza se dormir nesta posição. Se não conseguir evitar, tente pelo menos não dobrar excessivamente o corpo mantendo-o o menos curvo possível.

A única vantagem desta posição poderá ser a diminuição dos roncos e, no caso de mulheres grávidas, ela traz mais conforto à mão e ao bebe. No entanto esta é uma posição a evitar. Ela poderá causar tensão e dor no pescoço e nas costas e pescoço. Além disso também favorece o aparecimento de rugas devido ao contacto com a almofada.



Recomendados Para Você:

6 Comnetários

  1. saneth
    24 abril, 2016
  2. tania mara
    14 setembro, 2016
  3. Gustavo Woltmann
    16 janeiro, 2017
  4. Carlos Santos
    25 março, 2017
    • Givanildo
      28 agosto, 2017
  5. Psicologia Positiva
    26 abril, 2017

Escreva um comentário

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!