Medicamentos e Remédios para dormir

Medicamentos, Comprimidos e Remédios para dormir

Grande parte da população mundial sofre de insónias, ainda que este método não seja o mais indicado para o tratamento deste problema, existem determinados medicamentos e remédios capazes de provocar o sono.
Os medicamentos e remédios referidos são os hipnóticos. Estes medicamentos e remédios têm a capacidade provocar o sono, sendo por isso utilizados como estratégia para tratar a insónia. Este tipo de remédios e medicamentos são conhecidos como sedativos, tranquilizantes ou drogas ansiolíticas (são drogas sintéticas usadas para diminuir o stress a ansiedade e a tensão acumulada).
Como actuam os hipnóticos?
Os hipnóticos fixam-se nos receptores do cérebro, aumentando os efeitos de uma substância química que inibe a transmissão de sinais eléctricos no cérebro. Em consequência a estes efeitos, a actividade geral do cérebro diminui, o que provoca o sono.
Estes hipnóticos não devem de ser ingeridos juntamente com:

  • Bebidas alcoólicas
  • Outros hipnóticos
  • Narcóticos
  • Anti-histaminicos
  • Antidepressivos

Na utilização destes medicamentos e remédios não é aconselhável a condução de um automóvel ou a operação de equipamentos, uma vez que estes reduzem o estado de alerta diurno.

ATENÇÃO! – Como foi referido no início, este método não é o método mais indicado para tratar as insónias e não é recomendado! Veja aqui o nosso artigo de como tratar as inónias sem remédios e medicamentos.
Os medicamentos e remédios para tratar as insónias causam dependência. O organismo acostuma-se às doses que estão a ser administradas e com o passar do tempo caso o individuo deixe de tomar os medicamentos, as insónias irão voltar, pois o organismo irá sentir falta disso. Por outro lado, caso continue a tomar os medicamentos, o organismo irá se habituar às doses ingeridas e a certa altura já não irá surgir efeito. Para tratar esse problema será necessário aumentar as doses para que o medicamento volte a fazer efeito.

Este tipo de medicamentos também contém alguns efeitos secundários não desejáveis, que se manifestam com o passar do tempo como é o caso de:

  • Amnésia
  • Tremores
  • Confusão
  • Hipotermia
  • Náuseas e/ou vómitos
  • Diarreia
  • Alterações do apetite
  • Alterações visuais

O recomendado é fazer tratamento contra insónia sem recorrer ao uso de medicamentos!
PS: Se tiver como opção tomar medicamentos e remédios para tratar o caso das insónias, antes de tomar algo deverá sempre aconselhar-se junto do seu médico ou farmacêutico.

O uso da Melatonina no tratamento da insónia.
Sendo que os medicamentos não sejam os mais indicados para tratar o problema das insónias, existe como alternativa a ingestão de melatonina.
Melatonina é uma hormona produzida pelo nosso organismo que influencia a regulação do sono. É uma hormona produzida naturalmente pelo nosso organismo, principalmente quando anoitece, de uma forma mecânica em resposta ao escuro. Se permanecerem luzes acesas durante a noite (ex: computador, televisão, candeeiros, etc), esta hormona não é produzida de forma eficaz, diminuindo assim a sensação de sono. (Obs: A produção de melatonina diminui com o envelhecimento).
A suplementação com melatonina é um substituto eficiente e natural à toma de medicamentos e remédios para dormir. Porém as suas doses têm de ser controladas. A toma de 2 mg de melatonina é o mais indicado para tratar a insónia de uma forma natural e eficiente. O uso desta hormona aumenta o tempo e a qualidade de sono, pelo que o recomendado é ser tomada meia hora antes de ir dormir.
O facto de não ser um medicamento em si, não corre o risco de ter efeitos viciantes como os que foram referidos nos hipnóticos, nem perde eficiência com o uso prolongado, e pode ser tomado por qualquer pessoa de qualquer idade, ainda que não seja recomendado, a crianças inferiores a 12 anos.
A melatonina pode ser encontrada em forma de comprimidos ou pode ser adicionada a alimentos sob a forma de suplemento alimentar.

Medicamento Natural com Melatonina > Angelicalm Comprimidos

É relembrado mais uma vez, que antes de tomar quaisquer químicos com intenção de provocar o sono, deverá se aconselhar junto do seu médico ou farmacêutico. Por norma estes tipos de medicamentos não são vendidos sem receita médica.

O Tratamento das Insónias é um tratamento que deve ser avaliado por um especialista médico, e nunca se deve optar pela auto-medicação e pela toma de remédios ou medicamentos que podem complicar ainda mais um estado psicológico frágil que a pessoa com insónias acarreta. Procure sempre combater a insónia sem remédios e medicamentos, e procure sempre métodos alternativos para substituir os tratamentos prescritos pela medicina convencional, no combate às insónias.

Veja aqui,  Medicinas alternativas que não recorrem ao uso de remédios e medicamentos no tratamento das Insónias.

50 Comentários

  1. a 4 anos atrás,o cardiologista disse que o que eu tinha era sindrome do panico,sempre tomei clordiazepóxido e amitriptilina desde então não tive mais as crises,fiquei muito bem,desde o primeiro comprimido que tomei nunca mais perdi uma noite de sono,como fiz um plano de saúde agora fui em uma psiquiatra e ela me disse disse que eu não tenho nada que só um psiquiatra pra dar esse laudo,que o cardiologista não tem capacidade pra falar isso porque não conhece do assunto,mais todos os sintomas da sindrome do panico eu sentia,então a doida da médica tirou todo meu medicamento passou CALMAN 3 comprimidos antes de dormir,tem 4 dias que não durmo minha mente não parra de pensar estou com taquicardia calafrios nauseas acho que vou morrer,parece que tem alguém apertando minha garganta,estou sem ar,estou tremendo.o que faço socorro

    1. Meu Deus Calma, não é o fim do mundo, você nao vai morrer amiga, passa no psico primeiro, depois tenha certeza que o profissional certo é o psiquiatra, as vezes pode ser problema emocional que com um acompanhamento PSICOLOGICO ja ajuda bastante

  2. em vez de tomar remédio, o q n é nada saudável, coloque uma máscara nos olhos p ficar tudo escuro, protetor nos ouvidos para n ouvir barulhos e pare de comer muito. eu tive insonia a minha vida toda, perdi a esperança de cura. qndo chegou ao ponto q eu n suportava mais tomei uma decisão e resolvi o problema. tirei uma refeição, prq eu tenho problema c a balança. se eu deitasse sem jantar, não conseguia dormir, se comesse engordava ai eu troquei o almoço por frutas, verduras e coisas leves variadas todo dia. janto as 19:h, uso complemento vitamínico 2 caixas p ano. e acabou meu problema. não sei se é aconselhável, mas p mim foi o fim das angustias noturnas.

    1. É muito fácil falar coloque uma máscara nos olhos, e pare de comer … difícil é estar na “pele” de alguém que faz tratamento de síndrome do pânico associado a insônia.
      E você está certa lucilene ,nenhum médico pode mudar as medicações principalmente controladas de uma hora pra outra .

  3. Tomo remedio para dormir, mais quero muito me libertar destes remedio que tomo há 5 anos sendo ele o Rivotril 0,5. Confesso que depois que passei a toma-lo durmo bem, mais acho que este remedio com o tempo vai afetar em outras areas, eu já sinto que tremo quando me encontro em situações dificil, não afirmo que seja dele mais por algumas pesquisas que faço frequente, isto mim deixa preocupada. Afinal se existir remedio natural que faça efeito normal ajudi-me com urgencia

  4. sou paciente do cid,33f tomo antedepressivo e remedio pra dormir,mais sinto muita dor de cabeça,e mal estar nao comsigo viver em poutra cidade so na minha isso tem tratamento?

  5. Eu sofria muito de insônia, até que mudei totalmente meus hábitos. A alimentação, a pratica de exercícios e o consumo de água (pois é, água) me ajudaram imensamente. Não precisei tomar medicamentos graça a essa mudança.

  6. meu esposo nao dorme, tem colesterol e triglicere muito alta, de em quando tem pressão alta tambem, ele passa a noite acordado, nao dorme durante o dia, isso ta deixando ele muito nervoso, extressado, que medicamento ele deve tomar, tenho certeza que se ele dormir, vai descansar a mente, vai melhorar bastante, urgente, preciso de em medicamento que faca ele dormir

    1. Boa noite!
      Obrigado pelo seu comentário.

      Não tome este tipo de remédios sem consultar antes o seu médico.
      De facto são remédios que induzem o sono, mas têm alguns efeitos indesejáveis e ainda algumas contra-indicações! É melhor falar como seu médico antes de obtar por tomar esse tipo de medicamentos.

      Antes disso, poderá tentar outras alternativas para tentar dormir.
      Como alguns chás: http://www.insonias.com/chas-para-dormir-insonia/

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

    1. Bom dia João.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Esses medicamentos para dormir, são realmente bons para fazer dormir, mas têm alguns efeitos secundários, nomeadamente a sua dependência. Uma vez que se apega a eles, é complicado deixá-los para conseguir dormir.

      Aqui no site tem um artigo sobre esses medicamentos, falando dos seus efeitos secundários e ainda com alguns truques e dicas de como poderá deixar de tomá-los.
      Artigo: http://www.insonias.com/efeitos-contra-indicacoes-medicamentos-dormir/

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  7. boa noite tenho 45 anos tenho mt dificuldade em dormir sonho mt quase todos os dias acordo pior doque me deito, com a cabeça mt pesada tomo 1 comprimidio angeli calme mas nao me faz nada durmo uma media de 3h tou ficando doida o que devo fazer???????”

    1. Boa noite Manuela Pinto.
      Obrigado pelo seu comentário.

      A sua situação parece ser um pouco mais delicada, e um simples angelicalm parece não estar a resolver a situação.
      Tem outros medicamentos que podem ajudar a dormir, mas é melhor conversar com o seu médico antes de começar a tomar esse tipo de medicamentos.

      Antes disso, tente ver o artigo dos chás para dormir, tente alguns dos chás lá descrito, como o chá do talo da alface. Faça esse chá, e tome também o angeli calm antes de ir dormir.

      Se não conseguir dormir durante a noite, o melhor é ir ao seu médico e conversar com ele sobre a sua situação e muito provavelmente ele irá receitar algum medicamento para a ajudar a dormir.

      Votos de um bom ano novo!
      Cumprimentos,
      André Rodrigues

    1. Boa tarde Janderson.

      Existe por exemplo hidroxizina que é em xarope, ou diazepam em suspensão.
      Lembro que estes medicamentos só devem de ser tomados com prescrição médica… Portanto o mais aconselhado é ir ao seu médico, e perguntar se tem como receitar algum destes medicamentos e se existe alguma forma farmacêutica do medicamento em que se possa juntar na água.

      Pode ainda perguntar na farmácia.

      Obrigado.
      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  8. A melatonina é uma boa ferramenta para quem tem dificuldades em dormir MAS, ao contrário do que é sugerido nesta página, tem consequências negativas. A toma continuada de melatonina suprime a produção do próprio organismo, causando a diminuição do efeito – causa habituação!

    1. Olá Jaime!
      Obrigado pelo seu comentário.

      De fato é verdade que a melatonina causa habituação. O termo correto é dependência, ou seja, será necessário aumentar a dose para continuar a ter o efeito terapêutico desejado. Como disse, tem consequências graves. Sim é verdade, mas isso está referido nesta página, neste artigo: http://www.insonias.com/efeitos-contra-indicacoes-medicamentos-dormir/ quando se fala dos problemas que podem estar associados ao uso deste tipo de medicamentos para dormir!

      Coloque gosto na nossa página do facebook para ficar atualizada com os nossos artigos e se necessitar de algum tipo de aconselhamento poderá contatar-nos por lá:
      https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

      Obrigado

  9. Boa noite,
    Tomo oprazolan 1mg a um ano e meio, estou dependente mas continuo com insonia tomo 4 por dia, oque fazer? Quero ter minha vida de volta mas não aguento ficar sem, por motivos pessoais.

    1. Boa noite Alexandre.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Provavelmente já está entrando numa fase de dependência e de tolerância a esses medicamentos. Em que já não cosnegue adormecer sem os medicamentos, e a quantidade que está a tomar já não é suficiente para fazer o efeito.
      São efeitos secundários deste tipo de medicamentos, como pode ver neste artigo: http://www.insonias.com/efeitos-contra-indicacoes-medicamentos-dormir/

      O melhor que tem a fazer é contatar o seu médico e ele lhe dirá o que é melhor para si.

      Coloque gosto na nossa página do facebook para ficar atualizado com os nossos artigos e se necessitar de algum tipo de aconselhamento poderá contatar-nos por lá que iremos ajudá-lo:
      https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

      Obrigado

  10. Boa Tarde, separei–me á quase dois anos sempre fui vitima de violência doméstica, desde ai que tomo medicação para dormir estou a tomar zolpidem 10mg, tomo seis comprimidos destes por noite, e nem assim durmo bem só durmo 3 horas no máximo gostaria que alguém me ajuda-se. Obrigado

    1. Boa noite Paula.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Não devia de tomar essa quantidade de Zolpidem. Provavelmente terá que mudar a sua medicação. O Zolpidem é um caso preocupante porque causa dependência.

      Pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

      Agradecemos também que coloque like na nossa página do facebook para facilitar o contacto através das mensagens.
      Aqui tem o link do facebook para colocar o seu “like”:
      https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

      Faça isso por favor, para que a possamos ajudar, a sua situação é preocupante.
      Obrigado

  11. Ficar noites sem dormir além de angustiante causa tantos problemas. São tantas as preocupações ou situações que fazem perder o sono. Hoje há várias métodos que dêem conta de resolver este problema. No entanto há muitas pessoas que mesmo assim não conseguem ter seu problema resolvido. Os remédios são as alternativas mais recorrentes, porém muitas vezes limitados e como dito causam dependência. O que fazer diante de um problema deste quando não se consegue achar solução e depois de tentativas frustradas? Só posso deixar a palavra de Deus que diz ” venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu darei descanso a vocês” Mateus 11:28. Que todos possam encontrar o que procuram. Deus abençoe a todos.

  12. Boa tarde, será que este remédio pode viciar ?? É o meu maior medo !! Tenho um sono muito leve acordo com qualquer barulhinho ….

    1. Boa noite Maria Moreira

      Sim! Cuidado com este tipo de medicamentos! Como indiquei no artigo, este tipo de medicamentos causa uma certa dependência, e são um pouco perigosos por isso mesmo… Até que ao longo do tempo deixam de fazer efeito! Não devem ser consumidos sem previa prescrição médica!!! Mas uma vez viciada nestes medicamentos, é possível “desviciar”, por assim dizer, através de um desmame! Eu mesmo posso ajudá-la nisso!

      Para isso faça um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

      Obrigado

  13. Ola! Tenho um sono muito “leve”.Acordo com qualquer ruido. O que posso fazer para ter um sono mais profundo? Abraços! Douglas

  14. boa noite pessoal ! eu tbm sou uma sofredora desse mal. tenho insonia ha muitos anos, nao consigo relaxar , paresce que to sendo arfixiada, sinto medo de morrer. acho que to ficando louca de tanto nervoso. paresce que minha mente ta ligada no 220 e nao desliga nunca. me diz ai o que devo fazer, o que devo tomar.

  15. eu tomo 1/4 de seroquel um trazadone e um valium ,5mg para dormir e mesmo assim so consigo dormir o maximo 3 horas, a medicacao ja foi mudada algtwmas vezes mas parece que faco resistencid a tudo. estou em tratamento pk ja tou c uma depressao ha quase 1 ano, ja n sei k faca mais de caminho esgoto a medicacao para dormir alguma sugertao. tou kansada disto e so queria ter a mnh vida de volta

    1. Bom dia Xana Monteiro.

      O melhor será mesmo conversar com o seu médico.
      Os medicamentos para dormir, existem de vários tipos.

      1. Semi-vida curta (Os que induzem sono rápido mas não prolongam)
      2. Semi-vida média (Os que demoram algum tempo a induzir o sono e prolongam durante algum tempo)
      3. Semi-vida longa (Os que demoram tempo até induzir o sono e prolongam durante algum tempo)

      Provavelmente terá a tomar um de semi-vida curta… Que lhe induzi o sono, mas não prolonga…
      Precisa de algo que lhe fique no organismo durante algumas horas, e o melhor para isso é mesmo falar com o médico.

      E se estiver a tomar medicação para a depressão, pode ser o principal causador da insónia…

      Se precisar de um aconselhamento online, podemos ajudá-la a tratar esse seu problemas de insónia.
      Saiba mais informação aqui:
      http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

  16. Isso vai de pessoa pra pessoa a melatonina nao funcionou comigo. tomo o clonazepan para dormi e muito bom. sou novo tenho 19 anos e sofro a 3 anos com a insonia.

  17. tem um remedio natural muito bom chamado PASSIFLORA ele e feito da flor do maracujar ,e tomar um cha de erva sidreira ou camomila junto com remedio q eu falei ,conheco pessoas q tomam e gosta se dao bem bjs.

  18. Passiflora e Valeriana pra mim não faz nem cócegas. O Zolpiden costumava me ajudar, mas agora preciso de 2 pra conseguir o q antes conseguia com um. Vou ter q ver outro remédio porque esse já era….

  19. Olá, tenho 17 anos e tenho muita insônia, as vezes consigo dormir normalmente a noite, e outras vezes nem durmo, ou acordo no meio da noite, normalmente tenho muito sono a tarde, chegando a não conseguir ficar acordado, poderia me ajudar?

  20. ja tomei rivotril de2mg,alprazolam de2mg,bromazepam de6mg depois de um tempo nada mais faz efeito o que tomar agora faz quatro noite que nao durmo.

  21. Olá meu nome é Ana sou viúva ta 1 ano e passei em vários psquiatras . Um deles me passou Donaren50 MG e mandou tomar 2 como… além de não dormir fico com a você seca. e tonta. Insonia severa o que eu devo? Tentei chas , melatonina etc. Nada faz efeito.

  22. Há seis anos que faço tratamento contra a insônia,
    o que eu descobrir, com esta experiência bastante difícil, é que todos os psiquiatras, vão passando medicamentos até conseguir o certo. Mas na verdade, ninguém descobriu ainda, qual é o medicamento que de fato resolve o problema.

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *