Fumar antes de dormir é melhor ou pior para a insónia?

Além de todas as complicações que fumar traz para a saúde, sabe-se agora que fumar prejudica a qualidade do sono. Neste artigo vamos lhe explicar porque é que fumar antes de dormir aumenta a probabilidade de ter insónias durante a noite!

Alterações no ritmo circadiano

Um estudo de 2013 de uma universidade americana revelou que fumar com frequência altera os genes do pulmão e do cérebro, contribuindo para um pior descanso. Os relógios circadianos do organismo alteram-se significativamente devido à exposição ao cigarro. Essas alterações aumentam a ansiedade nas pessoas que fumam havendo mudanças de humor frequentes, o que contribui para ter dificuldades em dormir.

Noites mais agitadas

Está provado desde 2008 que as pessoas que fumam têm uma maior tendência para acordar mais vezes a meio da noite. E acordar repetidas vezes durante o sono prejudica muito a qualidade do descanso. Isso acontece, pois, o sono das pessoas que fumam é bastante mais leve e por isso é mais provável que os fumadores acordem ao mínimo ruído.


Dificuldade em adormecer e acordar

A nicotina é uma droga, tal como a cafeína, e quando estamos viciados em algo os resultados não podem ser bons! Se consumir nicotina perto da hora de dormir isso vai afetar o seu sono, devido às propriedades estimulantes que o cigarro contém. Será muito mais difícil você pegar no sono e na hora de pular da cama você se sentirá sem energia para enfrentar o dia.

Possibilidade de desenvolver apneia do sono

Um estudo levado a cabo em 2015 concluiu que os fumadores têm uma maior probabilidade de desenvolver apneia do sono do que as pessoas que não fumam. A apneia do sono é uma patologia que faz os músculos da garganta colapsarem durante o sono, prejudicando a qualidade do seu repouso. Essa doença surge mais nos fumadores pois o fumo que eles inalam irrita o nariz e a garganta, provocando um inchaço nessas zonas, o que prejudica muito a passagem do ar.

Apneia do Sono – Causas, Consequências e Tratamento

Se você quer ter noites mais descansadas pode começar por diminuir o número de cigarros que fuma durante o dia até deixar de vez esse vício. Sabemos que não é algo fácil de largar e caso você sinta que não o consegue fazer sozinho, aconselhamos a procurar ajuda médica. De qualquer das formas, a partir do momento em que você fuma, o seu sono fica diferente para sempre. Mas não dá para voltar atrás no tempo por isso é hora de remediar da maneira possível!

Veja também esta dica: Como deixar de Fumar



Recomendados Para Você:

Sem Comnetários

Escreva um comentário

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!