Exercícios de respiração para relaxar e dormir melhor

Chegou a hora de dormir! Finalmente vai poder desligar-se do dia-a-dia, descansar e recuperar toda a sua energia! Pois, era bem bom que fosse assim, mas a verdade é que é na hora de dormir que todas as nossas preocupações aparecem em nossa mente! E isso faz com que seja muito difícil pegar no sono! Infelizmente, devido ao mundo agitado em que vivemos, é apenas na hora de deitar que conseguimos ter tempo para simplesmente pensar. Contudo, é nessa hora que nos surgem preocupações com emprego, dinheiro, família, entre outras coisas. E quando essas preocupações nos surgem, também ficamos inquietos pois pensamos que não vamos ser capazes de adormecer, visto que o nosso cérebro não para de pensar!

Praticar técnicas de relaxamento é uma boa forma de se libertar do estresse e das consequentes insónias. Conheça alguns dos melhores exercícios de relaxamento. Pratique-os antes de se deitar e tenha uma noite de sono bem tranquila!

Exercícios de respiração relaxantes para dormir melhor

Faça Meditação

Existem imensas músicas no Youtube que pode usar como pano de fundo para o seu período de meditação. Procure “músicas de meditação” no Youtube e sente-se com “pernas à chinês” e simplesmente deixe-se levar pelo som da música.


Nossa sugestão:

“Viaje”assim pelo Youtube e descubra trilhas maravilhosas que irão ajuda-lo a libertar a sua mente. Não desista facilmente! No início pode parecer que este exercício não tem qualquer influência positiva em você mas com o passar dos dias você vai perceber que está ficando cada vez mais calmo e relaxado.

Exercícios para respirar profundamente

Se você aprender a respirar pelo abdómen em vez de usar só o peito e se conseguir fazê-lo de modo lento e calmo. Você entrará num estado de relaxamento profundo. Respirar corretamente tem muitas vantagens tais como relaxamento muscular, diminuição do ritmo cardíaco, esvaziamento da mente e diminuição dos níveis de ansiedade.

Vamos agora ensinar-lhe como respirar para conseguir relaxar a 100%:

– Feche os olhos e concentre-se apenas na sua respiração. Esqueça tudo o que está à sua volta.

– Coloque uma das suas mãos no seu estômago e a outra no peito. Tome atenção para ver se ambas as mãos mexem quando você respira.

– Respire lentamente por 5 segundos e fique atento para ver se a mão que está pousada no seu estômago sobe. Se sim, você está respirando pelo abdómen. Se não conseguir à primeira tentativa, vá tentando lenta e calmamente até conseguir.

– Aguente a respiração por 5 segundos e depois expire o ar pela boca.

– Faça o exercício durante 5 minutos.

Pratique o Mindfulness

O Mindfulness é uma das técnicas mais indicadas para aliviar o estresse e diminuir os níveis de ansiedade. Ela se baseia na filosofia budistas que nos ensina a viver o momento e a aceitar as coisas como elas são. Deixamos-lhe agora alguns conselhos para conseguir praticar esta técnica!

– Observe tudo como se fosse a primeira vez que você está vendo o seu quarto. Repare em cada detalhe da sua decoração, em cada detalhe do seu corpo e em cada detalhe do ar que está respirando!

– Utilize todos os seus sentidos. Cheire, toque, observe, saboreie e ouça tudo o que se passa em seu redor.

– Deixe de fazer julgamentos sobre tudo. Deixe de lado os pensamentos de “isto está errado”, “eu não vou ser capaz” e “eu não consigo”. Tudo acontece como tem que acontecer.

– Repita tudo até se sentir suficientemente relaxado e desligado do Mundo.

Você verá que ao final de algum tempo você estará fazendo tudo isto sem se aperceber pois virará uma parte essencial na sua rotina!

Relaxamento muscular progressivo

Esta técnica alivia a tensão que existe nos músculos, o que por sua vez faz com que fique relaxado também a nível mental. Por outro lado, também concentra o seu corpo e desse modo a sua mente ficará livre de pensamentos que atrapalham o seu descanso. Aconselhamos que pratique este exercício já quando estiver deitado.

Siga estas instruções:

– Tire um minuto para simplesmente respirar calmamente

– Inspire por 5 segundos e sinta todas as partes do seu corpo (desde a cabeça até à ponta dos dedos dos pés). De seguida, expire o ar pela boca.

– Respire de seguida e aperte os músculos das pernas.

– Respire de seguida e aperte os músculos dos braços.

– Respire e mantenha todo o seu corpo tenso e depois liberte todo o ar pela boca.

– Repita o exercício as vezes que precisar até se sentir relaxado.

 

Estas são as nossas dicas para conseguir relaxar fazendo um uso correto da respiração. Respirar é algo tão natural para nós que nem prestamos atenção no que este simples ato pode fazer pelo nosso relaxamento. Pratique os exercícios todas as noites antes de dormir e descanse plenamente.



Recomendados Para Você:

4 Comnetários

  1. Psicologia Positiva
    26 abril, 2017
  2. Psicologia Positiva
    26 abril, 2017
  3. Geralyn
    20 maio, 2017

Escreva um comentário

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!