dormir engorda

Dormir muito ou pouco engorda?

Está provado que dormir pouco engorda, mas será que dormir muito emagrece? A resposta é NÃO!

É o que diz um estudo levado a cabo por uma Universidade Canadiana, que constatou que quem dorme demasiado têm também maior probabilidade em ganhar uns quilinhos extra. Este estudo provou ainda que quem dormia muito tinha mais 35% tendência a engordar que do que os indivíduos que não ultrapassavam as 8 horas de sono. Já, as pessoas que sofriam de insónia e deambulavam durante a noite, a probabilidade de vir a sofrer uns quilinhos a mais era de 60% em relação a que dormir cerca de 7 a 8 horas por dia.

Porque é que quem dorme muito tem tendência a engordar?

Existem duas teorias formadas para explicar o facto de quem dorme muito ter tendência a engordar, a primeira é que : “quem dorme mais irá gastar menos calorias do que quem se mantêm acordado. A segunda é devido a uma quebra da sua taxa de metabolismo que desacelerada durante o tempo em que se encontra a dormir.

Porque é que quem dorme pouco tem tendência a engordar?

As pessoas que sofrem de problemas de sono como as Insonias, pelo facto de estarem mais tempo acordadas acabam por ingerir uma maior quantidade de alimentos que as pessoas que dormem o recomendado. O problema pode ser mais grave ainda, pois o dormir pouco vai levar a uma alteração do sistema endócrino que efectua uma controlo sobre o gasto de calorias e o apetite, levando a pessoa a ingerir uma maior quantidade de alimentos durante o dia, fazendo com que o peso da balança dispare consideravelmente.

Aconselha-se assim que a pessoa tente equilibrar os horários do sono, procurando deitar-se e levantar-se todos os dias a mesma hora, de forma a adaptar o corpo e o apetite em função das suas necessidades calóricas diárias.

consultas online

{ 20 comments… read them below or add one }

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: