Dicas para dormir bem e melhor

Dormir bem é indispensável à saúde das pessoas. Com efeito, o bem-estar físico e psicológico depende sobretudo, de dormir melhor e de um sono reparador e de qualidade, uma vez que este permite restabelecer a energia perdida do dia-a-dia, rejuvenescer as células, reforçar as defesas e o sistema imunitário. Além disso, dormir bem contribui bastante para a boa disposição e é considerado uma boa ajuda para quem pretende manter o peso, na medida em que ajuda a controlar a fome, pois quando estamos acordados temos a consciência virada para os alimentos.

veja também: 9 dicas para dormir melhor

Quando as queixas de dormir mal e das insónias se intensificam, as consequências para a saúde agravam-se. A obesidade, a hipertensão e a diabetes estão associadas ao facto de dormir mal durante a noite. O humor, o crescimento e o desenvolvimento psicomotor são igualmente afectados pela falta de descanso e por noites mal dormidas.

Surgem, assim, as doenças e as perturbações do sono. Ambas estão associadas a problemas de saúde e a estilos de vida adoptados.

Integrada no quadro destas patologias encontramos a apneia do sono, relacionada com a obesidade, que pode surgir logo na infância, embora seja muito mais comum na idade adulta. a apneia do sono pode originar doenças cardíacas e condicionar assim a qualidade de vida da pessoa. No mesmo quadro encontramos a narcolepsia, que se caracteriza por dificuldade em acordar de manhã, sonolência ao longo do dia e períodos de fraqueza, devidas à sensação de excesso de sono, que atingem as crianças, adolescentes e adultos. Há, ainda, o sonambulismo, muito frequente na infância, que deriva do factor genético. Na lista das perturbações do sono, constam ainda o bruxismo (ou ranger dos dentes durante o sono), o jet lag, a sonolência e os terrores nocturnos.

Identificar as causas das doenças e das perturbações do sono é o primeiro passo a dar, no sentido de combater o problema e de, assim encontrar o tratamento adequado para que volte a dormir bem e melhor. Por esse motivo, contactar o pediatra e/ou médico de família é fundamental, na medida em que estes certamente recomendarão o especialista mais adequado.

Além de “contar carneirinhos”, existem alguns truques que podem ajudar a dormir bem e melhor, siga alguns destas conselhos:

  PARA DORMIR BEM E DORMIR MELHOR :

  • Não pratique desporto até 4 horas antes de ir para cama
  • Ao jantar não ingira alimentos pesados que dificultem a digestão, e não se deite logo a seguir às refeições
  • Não consuma bebidas estimulantes como o chá preto, café ou refrigerantes
  • Tome um banho morno de forma a relaxar, não tome um duche, procure fazer um banho de imersão
  • Não ingira muitos líquidos, mesmo água ou leite devem ser reduzidos ao longo do dia
  • Não durma com a TV ligada, pois impede que chegue à fase do sono profundo
  • Pratique sexo antes de dormir
  • Acorde todos os dias à mesma hora, mesmo nos finais de semana, independentemente de ser ter deitado tarde
  • Faça uma caminhada depois de jantar, pois ajuda a acelerar a digestão e, ao mesmo tempo, promove o relaxamento do corpo e da mente
  • Evite fumar cerca de 2 horas antes de se deitar, o tabaco ao contrário do que muitas pessoas pensam é estimulante
  • Procure criar um ambiente relaxante, com música calma e leia um livro
  • Adopte colchões confortáveis e não leve trabalho para a cama

Por fim…apague todas as luzes…e tenha uma boa noite….. .

“Focus”

47 Comentários

  1. o que nao entendeste? é sozinha ou acompanhada.
    conforme a disponibilidade e vontade.
    a metodologia é que pode levantar questões, não o resto.

  2. FAZER AMOR É MAIS RELAZANTE, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE ANTES DE DOMIR MAS PRA TUDO ISSO É PRECISO AMAR E NÃO FAZER POR OBRIGAÇAÕ. FAÇA BASTANTE AMOR E USE CAMISINHA.

  3. Tenho insonia todas noites. Não consigo dormir de jeito nenhum, faço de tudo para tirar uma noite de sono bem relaxante. Mas gostei das dicas de como dormir bem.

  4. Ótimas observações!

    Aliados as mesmas, têm os fatores que estão ligados a alimentação, prática de esportes, rotina do sono e, também, no ambiente no qual está dormindo.

    Hoje, infelizmente, as pessoas estão preferindo remédios para conseguir ter sono do que manter uma rotina saudável.

    Parabéns!

  5. Mas Qual é a neura dessa gente contra o sexo? Isso é natural, saudável e do ser humano!!!
    Queria eu q tds tivessem um bom parceiro. Sexo e uma relação harmoniosa faz qualquer um dormir melhor.

  6. sexo é o melhor remédio p se dormir, se há falta de sono é por que falta sexo, se não conseguir, chupe o dedo , pode ter ficado preso a fase oral.

  7. Trabalho em sistema d plantão. Quando estou de serviço, fico acordado pelo menos duas horas entre a meia noite e seis horas da manhã. Isso condicionou o meu organismo. Só vou parar com este horário daqui a 5 anos. O que devo fazer té lá?

    1. Boa tarde João Alberto.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Até lá o seu organismo irá habituar a esse horário. É um horário complicado de trabalho, e no inicio vai sentir diferenças, mas mais tarde irá habituar e o organismo irá se habituar ao seu horário.

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  8. lol eu tou a ler isto as 8 e meia da manha ainda sem pregar olho e com vontade de ir dar uma corrida, já ontem so adormeci eram prai 5 da manha, só acordei depois ao meio dia, logo se calhar é melhor eu porme a mexer e logo descançar..

  9. Parei de fumar a 32 dias e dês de então não estou conseguindo dormir um sono que me descanse,acodo a noite toda,eu durmo mais minha mente parece que continua ,acordada,tem alguma coisa á ver com o cigarro?

    1. Boa noite.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Pode estar relacionado com o cigarro, como pode ser de outras causas.
      Como parou de fumar recentemente, muito provavelmente ainda sente a necessidade de voltar a fumar, e isso poderá causar alguma ansiedade que irá interferir no seu sono. Mas acredito que a longo prazo a situação ficará resolvida 😉

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  10. Não tenho idade pra fazer sexo.. E será que problemas fazem diferença quero dizer sempre que vou dormir fico pensando nas mercas que eu faço e em todas as brigas, as perdas e rm todas as desgracas da minha vida aproveito esse tempo para refletir, minha vida ta horrível n tenho tempo pra mim e pro meu namorado, eu sempre to estudando fazendo trabalhos etc e além disso tenho problemas familiares alguns parentes no hospital e muitas brigas..

  11. estou na menopausa e nao consigo dormir direito, antes dessa fase , ja nao conseguia , estou tendo que dormir a base de Rivotril, se eu nao tomar nao consigo dormir, nao sei mais o que fazer… me ajudem pór favor… obrigada.

    1. Boa tarde Carmen.
      Obrigado pelo seu comentário.

      A menopausa é realmente uma altura complicada para manter o sono. Provavelmente acorda com as tais “ondas de calor”, que a incomodam.
      Para deixar te tomar o Rivotril, experimente seguir as dicas deste artigo que ajuda a deixar de tomar esses medicamentos para dormir: http://www.insonias.com/efeitos-contra-indicacoes-medicamentos-dormir/

      Continue atenta ao site, porque brevemente terá um artigo sobre a menopausa, e como dormir melhor na menopausa!

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

    1. Boa tarde Rafael.
      Antes de mais obrigado pelo seu comentário.

      A Prometazina é de facto um anti-histaminico sedativo, que, como alguns anti-histaminicos, têm propriedades sedativas, levando ao sono. Também é verdade que há quem tome anti-histaminicos para chegar ao sono.

      A verdade é que prometazina deve ser utilizada em casos de:
      – Tratamento sintomático da urticária; eczema e dermites alérgicas com prurido.
      – Rinite espasmódica, conjuntivites e outras situações alérgicas em geral.
      – Enjoo ligado ao movimento.

      Para além disso, prometazina, apesar de algumas farmácias venderem sem receita, este é um medicamento que necessita de receita médica para ser comprado.
      E quando diz que não tem contra-indicações, não é verdade, pois não existe medicamento sem contra-indicações. No caso da prometazina não se deve utilizar em casos de:

      – Hipersensibilidade à prometazina ou a fármacos do grupo das fenotiazinas
      – Glaucoma do ângulo fechado
      – Risco de retenção urinária ligada a alterações uretro-prostáticas.
      – Crianças com idade inferior a 2 anos
      – Depressão do SNC e toma de inibidores da MAO nos 14 dias precedentes

      Não deve ainda tomar prometazina em caso de gravidez ou condução de máquinas.

      E o efeito sedativo da prometazina é apenas eficaz nas primeiras vezes de toma. Com o tempo cria uma tolerância à prometazina, deixando de fazer o efeito sedativo.

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  12. Va, não há neura alguma, fazer sexo é ótimo, mas pra tudo há seu tempo. Fico profundamente feliz por ver jovens conscientes, sabendo dos ricos de si fazer isso tão cedo. Nos dias em que vivemos é super normal uma criança ir pra cama com um estranho, infelizmente é a realidade. Não é incomum sair na rua e ver um casal jovem ou até mesmo uma jovem mãe solteira com um carrinho de bebê. Fico feliz por jovens saber controlar seus corpos para uso honroso. Parabéns! Não precisa transar agora, mas vão sair da frente do computador e da uma corrida, cambada de sedentários…. Kkkkkkk! Brincdeira!

  13. eu pratico atividade fisica, tudo normal, mas anoite tenho um sono muito ruim, eu durmo e acordo muitas vezes a noite, e nao consigo descansar, é horrivel, porque eu fico o dia todo me sentindo cansada e com sono… :(

    1. Boa tarde Livia.

      Uma atividade física irregular pode piorar os casos de insónias.
      Quantas vezes faz exercício numa semana? Durante quanto tempo pratica exercicio quando o faz? Há quanto tempo está assim? Provavelmente algumas técnicas de relaxamento após os exercicios e antes de dormir possam ajudar a atingir o sono.

      Para obter ajuda pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

      Obrigado

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *