medicinas alternativas

Como dormir bem sem medicamentos

As insónias ocasionais afectam cerca de 25% da população portuguesa e brasileira. Esta percentagem de população que sofre de insónias é constituida maioritariamente por mulheres. As insónias são uma das maiores doenças da sociedade moderna que implica custos avultados, em medicação, acidentes de trabalho, absentismo ou mesmo falta de concentração, num somatório de consequências que impedem o normal desempenho das tarefas diárias.

Um dos principais inimigos da almofada é o stress. As crises mundiais, os despedimentos e cargas laborais, a crise conjugal e a pressão que se exerce hoje em dia sobre o ser humano a todos os níveis, são as principais causas desencadeadoras das insónias de curta duração. Muitas pessoas recorrem aos medicamentos/drogas para combater as insónias ocasionais, e descartam os diversos tratamentos que lhe permitem recuperar a qualidade de vida diária.

É nesta base que não devemos abdicar do aconselhamento médico e dos medicamentos em certos casos, mas deveríamos sempre iniciar um tratamento natural de combate às insónias, procurando recuperar a qualidade dosono e dormir sem comprimidos, através dos conselhos e de várias técnicas recorrendo às medicinas alternativas que existem há milhões de anos.

Além dos tratamentos tradicionais, as medicinas que se dedicam ao tratamento das insónias sem recurso a medicamentos, podem oferecer solução para o problema. Possuindo uma abordagem global do indivíduo, cada pessoa experimenta respostas diferentes ao tratamento das insónias, estas podem ser intensamente eficazes na recuperação normal da qualidade do sono.

Cada vez mais as pessoas recorrem ás medicinas alternativas para substituir os tratamentos prescritos pela medicina convencional, no combate às insónias. Na verdade, muita gente recorre já aos métodos e técnicas abaixo indicadas, ao invés de optarem por medicamentos e tratamentos com drogas, pois estes tratamentos médicos podem ter efeitos nefastos no organismo, sobretudo se forem aplicados nas crianças ou nos idosos.

 Medicinas alternativas que não recorrem ao uso de medicamentos no tratamento das Insónias :

  • Medicina tradizional Chinesa
  • Acupunctura
  • Fitoterapia
  • Massagem energética
  • Homeopatia
  • Reflexologia
  • Hipnoterapia
  • Aromaterapia
  • Florais de Bach
  • Meditação
  • Tai chi
  • Fototerapia
  • Yoga

 

consultas online

{ 11 comments… read them below or add one }

1 Irina Julho 5, 2010 às 10:19

Eu sempre tive problemas de insónias…e desde que entrei para a acunpuctura que estes desapareceram…aconselho a todos.

2 desgraçadinha Dezembro 19, 2010 às 7:54

Isto é tudo muito lindo para quem tem dinheirinho no bolso!!!
quem nao tem, leva com as insonias!
otários ! snobs!

3 Helena de Troya Outubro 27, 2011 às 20:12

Desgraçadinha….revoltar-se adianta o que ? nada “meobeim”..uma caminhada..exercicios fisicos nao custam dinheiro e nem por isso as pessoas praticam..tudo é muito RELATIVO…e se dinheiro fosse a “salvação” das pessoas..os ricos nao se suicidavam…REVEJA SEUS CONCEITOS….

4 vanessa santos Dezembro 8, 2011 às 21:22

ola!

O meu namorado sofre de insónias á alguns anos, tem 23 anos e acorda sempre por volta das 7h das manha mas esta horas para adormecer e mesmo á tarde não consegue dormir, já tentou chas de camomila e de tilia mas não faz efeito.

poderia-me dar alguma dica para o ajudar?

Obrigado

5 Saozita Março 27, 2012 às 2:55

Ola boa noite,eu estou sob muito stress,e ja reparei que se esta a fazer sentir no meu sono,tenho 22 anos e estou ha 2 semanas quase sem ter pelo menos quatro boas horas de sono,ja experimentei de tudo,fazer direta,fazer exercício,chas…nada funciona,deito-me por volta das 23 horas quase todos os dias e so la para as 6,7 da manha é que consigo dormir e nestas duas semanas o maximo de tempo seguido que consegui dormir foi até ao meio dia,normalmente é ate as 9…preciso de ajuda…algo que nao envolva remédios nem tratamentos muito dispendiosos se nao for pedir de mais… Muito obrigada pela atençao e aguardo resposta.

6 rodrigo Janeiro 29, 2013 às 21:35

sofro de insonia a muito tempo,ja tomei erva de sao joao,ja fiz dieta,sou praticante de exersicios fisicos,ja tomei muitas ervas,ja deitei cedo cansado e totalmente no escuro e mesmo assim com tudo que descrevi acima nao consigo durmir a noite!quando o relogio desperta eu to um bagaço acabado sem nenhuma vontade de me levantar,ja perdi varios empregos por faltar,por nao me relacionar bem com as pessoas,por ser mal humorado,em fim todas esta consequencias de uma noite mal durmida…cheguei a tomar clonazepam que me fazia muito bem e minhas noites de sono estavam maravilhosas mais por ser controlado e no posto de saude o psiquiatra estar sempre de ferias eu nao consegui mais pegar receitas,e no particular é muito caro uma consuta;se alguem poder me ajudar de verdade ta ai meu email:rodrigofirmezao@hotmail.com vlw

7 Mariquita Fevereiro 1, 2013 às 19:15

Tenho insônia ha muito tempo, mas atribuo ao uso de medicamentos para hipertensão. Até na bula consta como efeito colateral, distúrbios do sono. Não tem solução para neutralizar esse efeito?

8 Albert Março 27, 2013 às 8:31

Concordo com o amigo ali de cima , pra quem tem dinheiro todos aqueles tratamentos são uma maravilha , por acaso não há nenhum alimento ou algo do tipo que possa ajudar não ? Aguardo resposta ;)

9 Júlia Janeiro 8, 2014 às 1:13

Alimento nenhum durante a noite…apenas leite morno.
Acupuntura é maravilhoso,mas muito caro, porem pratiquem caminhadas a noitinhas e tomem leite morno ao deitar.
ajuda bastante.

10 waldet caetano de medeiros Março 27, 2014 às 23:44

tenho insonia ha quatro anos ‘depois de uma depressão mas nunca voltei ao normal , tenho 46 anos tenho tireoide , tomo 3 tipos de medicamentos, e isso me prejudica no meu serviço. Por favor preciso de ajuda, Naõ tenho prazer de nada.

11 Andre Rodrigues Março 28, 2014 às 16:06

Olá Waldet.

Para ajudá-la, pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Irei entrar em contato consigo de forma a tentar resolver o seu problema de insónia após o seu pedido

Obrigado

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: