Como dormir bem sem medicamentos

As insónias ocasionais afectam cerca de 25% da população portuguesa e brasileira. Esta percentagem de população que sofre de insónias é constituida maioritariamente por mulheres. As insónias são uma das maiores doenças da sociedade moderna que implica custos avultados, em medicação, acidentes de trabalho, absentismo ou mesmo falta de concentração, num somatório de consequências que impedem o normal desempenho das tarefas diárias.

Um dos principais inimigos da almofada é o stress. As crises mundiais, os despedimentos e cargas laborais, a crise conjugal e a pressão que se exerce hoje em dia sobre o ser humano a todos os níveis, são as principais causas desencadeadoras das insónias de curta duração. Muitas pessoas recorrem aos medicamentos/drogas para combater as insónias ocasionais, e descartam os diversos tratamentos que lhe permitem recuperar a qualidade de vida diária.

É nesta base que não devemos abdicar do aconselhamento médico e dos medicamentos em certos casos, mas deveríamos sempre iniciar um tratamento natural de combate às insónias, procurando recuperar a qualidade dosono e dormir sem comprimidos, através dos conselhos e de várias técnicas recorrendo às medicinas alternativas que existem há milhões de anos.

Além dos tratamentos tradicionais, as medicinas que se dedicam ao tratamento das insónias sem recurso a medicamentos, podem oferecer solução para o problema. Possuindo uma abordagem global do indivíduo, cada pessoa experimenta respostas diferentes ao tratamento das insónias, estas podem ser intensamente eficazes na recuperação normal da qualidade do sono.

Cada vez mais as pessoas recorrem ás medicinas alternativas para substituir os tratamentos prescritos pela medicina convencional, no combate às insónias. Na verdade, muita gente recorre já aos métodos e técnicas abaixo indicadas, ao invés de optarem por medicamentos e tratamentos com drogas, pois estes tratamentos médicos podem ter efeitos nefastos no organismo, sobretudo se forem aplicados nas crianças ou nos idosos.

 Medicinas alternativas que não recorrem ao uso de medicamentos no tratamento das Insónias :

  • Medicina tradizional Chinesa
  • Acupunctura
  • Fitoterapia
  • Massagem energética
  • Homeopatia
  • Reflexologia
  • Hipnoterapia
  • Aromaterapia
  • Florais de Bach
  • Meditação
  • Tai chi
  • Fototerapia
  • Yoga

 

Mais notícias:

Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram como acabar com sua insônia, logo na primeira noite

Um grupo de neurocientistas revelou as verdadeiras causas da insônia e como acabar com ela logo na primeira noite... Saiba mais >>

23 Comentários

  1. Desgraçadinha….revoltar-se adianta o que ? nada “meobeim”..uma caminhada..exercicios fisicos nao custam dinheiro e nem por isso as pessoas praticam..tudo é muito RELATIVO…e se dinheiro fosse a “salvação” das pessoas..os ricos nao se suicidavam…REVEJA SEUS CONCEITOS….

  2. ola!

    O meu namorado sofre de insónias á alguns anos, tem 23 anos e acorda sempre por volta das 7h das manha mas esta horas para adormecer e mesmo á tarde não consegue dormir, já tentou chas de camomila e de tilia mas não faz efeito.

    poderia-me dar alguma dica para o ajudar?

    Obrigado

  3. Ola boa noite,eu estou sob muito stress,e ja reparei que se esta a fazer sentir no meu sono,tenho 22 anos e estou ha 2 semanas quase sem ter pelo menos quatro boas horas de sono,ja experimentei de tudo,fazer direta,fazer exercício,chas…nada funciona,deito-me por volta das 23 horas quase todos os dias e so la para as 6,7 da manha é que consigo dormir e nestas duas semanas o maximo de tempo seguido que consegui dormir foi até ao meio dia,normalmente é ate as 9…preciso de ajuda…algo que nao envolva remédios nem tratamentos muito dispendiosos se nao for pedir de mais… Muito obrigada pela atençao e aguardo resposta.

  4. sofro de insonia a muito tempo,ja tomei erva de sao joao,ja fiz dieta,sou praticante de exersicios fisicos,ja tomei muitas ervas,ja deitei cedo cansado e totalmente no escuro e mesmo assim com tudo que descrevi acima nao consigo durmir a noite!quando o relogio desperta eu to um bagaço acabado sem nenhuma vontade de me levantar,ja perdi varios empregos por faltar,por nao me relacionar bem com as pessoas,por ser mal humorado,em fim todas esta consequencias de uma noite mal durmida…cheguei a tomar clonazepam que me fazia muito bem e minhas noites de sono estavam maravilhosas mais por ser controlado e no posto de saude o psiquiatra estar sempre de ferias eu nao consegui mais pegar receitas,e no particular é muito caro uma consuta;se alguem poder me ajudar de verdade ta ai meu email:rodrigofirmezao@hotmail.com vlw

  5. Tenho insônia ha muito tempo, mas atribuo ao uso de medicamentos para hipertensão. Até na bula consta como efeito colateral, distúrbios do sono. Não tem solução para neutralizar esse efeito?

  6. Concordo com o amigo ali de cima , pra quem tem dinheiro todos aqueles tratamentos são uma maravilha , por acaso não há nenhum alimento ou algo do tipo que possa ajudar não ? Aguardo resposta 😉

  7. Alimento nenhum durante a noite…apenas leite morno.
    Acupuntura é maravilhoso,mas muito caro, porem pratiquem caminhadas a noitinhas e tomem leite morno ao deitar.
    ajuda bastante.

  8. tenho insonia ha quatro anos ‘depois de uma depressão mas nunca voltei ao normal , tenho 46 anos tenho tireoide , tomo 3 tipos de medicamentos, e isso me prejudica no meu serviço. Por favor preciso de ajuda, Naõ tenho prazer de nada.

  9. nao creio que exercicio fisico e uma boa alimentação acaba com a insonia ou poder diminuir.no meu trabalho exercito muito chego em casa cansado e a noite nao durmo nada.

    1. Boa noite Frank.

      Quando referimos uma boa alimentação, queremos dizer uma alimentação não muito pesada à noite, apenas algo leve para não sobrecarregar o estômago. E sim, uma alimentação não saudável, com doces, frituras, gorduras, pode atrapalhar no sono!

      O exercício físico, ajuda, e bastante, a dormir… Isto porque quando fazer exercício físico, você liberta ENDORFINAS.

      Pode pesquisar no google sobre essa hormona, a endorfina… e vai ver como é verdade!
      Se quiser eu adianto já algumas coisas:

      “A endorfina é neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurónios na comunicação do sistema nervoso. É uma hormona, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, este é o hormónio do prazer. ”

      “Sua denominação se origina das palavras “endo” (interno) e “morfina” (analgésico).”

      “A endorfina é produzida em resposta à atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.”

      “A endorfina também é libertada após aproximadamente 30 minutos de exercícios físicos aeróbios, como uma leve corrida.”

      “Efeitos principais das endorfinas:

      Melhoram memória;
      Melhoram o bom humor;
      Aumentam a resistência;
      Aumentam a disposição física e mental;
      Melhoram o nosso sistema imunológico;
      Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
      Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
      Aliviam as dores;
      Melhoram a concentração.”

      Viu como as endorfinas podem ser benéficas para o seu sono?
      E como obter endorfinas?
      Através de exercício físico!

      Cumprimentos,
      André Rodrigues

  10. Tomo rivotril 14 gotas a noite e durante o dia tomo as vezes de 3 a 4 gotas pois estou com ansiedade exagerada e começo de panico,mas mesmo assim tem dias que não consigo dormir e também a ansiedade parece estar e aumentado ao invez de diminuir

  11. Com a crise no estado do rio de janeiro, eu acredito que todos os funcionários publico inativo e pensionista ,estão com insonia .é um absurdo oque fazem com os nossos idosos .é isso ai bom sono.

  12. Olá, meu nome é Daniela tenho 20 anos sofro de ansiedade…convivo com isso desde muito cedo, mas hj em dia a insônia está acabando cmg durmo mal…poucas horas de sono…a muito tempo q não sei oq q é ter uma boa noite de sono… alguém por gentileza pode me ajudar com algumas dicas?

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!