Doenças do sono

Doenças que podem ser desencadeadas pela Insônia

Como sabemos as Insónias não matam, nunca ninguém morreu de Insónias, mas podem dar surgimento de certas doenças que são associadas à má qualidade de vida da pessoa que sofre transtornos de sono.

Ansiedade/Stress

Os problemas de sono aumentam a produção de cortisol que é um hormônio ligado ao stress e ansiedade no organismo. A pessoa com dificuldade em dormir, acorda mais cansada e nervosa e passa o dia ansiosa com medo da próxima noite. Este resultado nervoso está na origem do efeito insónias – bola de neve.

Depressão :

A pessoa que sofre de insonias principalmente durante um período longo de tempo, acaba quase sempre em depressão. Esta depressão é o resultado dos transtornos físico/químicos vividos pela pessoa ao longo do tempo em que não consegue levar uma vida normal. A depressão resultante dos problemas do sono provoca ainda alterações bruscas no humor da pessoa.

Hipertensão:

A má qualidade e os transtornos do sono elevam a pressão arterial cerca de 4,5 pontos enquanto tenta adormecer, consequentemente a chance de vir a sofrer de hipertensão ou uma doença do coração aumentam consideravelmente.

Diabetes:

Dormir 7 a 8 horas por noite ajuda o organismo a queimar hidratos de carbono, reduzir os níveis de açúcar no sangue e impedir que armazene demasiadas calorias, evitando assim o surgimento precoce da diabetes.

Envelhecimento:

Dormir poucas horas  e o impedimento em conciliar e manter um sono profundo, implicam quedas das taxas do hormônio GH, cuja deficiência está associada a sintomas de idade: aumento do tecido adiposo, flacidez muscular, fraqueza óssea e perda de massa muscular. Em crianças e adolescentes pode atrapalhar processo natural de crescimento.

Obesidade:

Durante o período de sono, ocorre a síntese de diversos hormônios relacionados com regulamento calórico. Quem dorme pouco tem as chances de risco de obesidade aumentadas.

Problemas de Pele e Capilares:

Todos nós conhecemos os sintomas do “dia seguinte” associados a uma noite mal passada. As famosas olheiras são resultado de uma dilatação dos vasos sanguíneos, chamada de stress do tecido vascular.

Os problemas de cabelo, como a queda, enfraquecimento ou os cabelos ressecados…podem ser resultado do stress provocado pela insónia e problemas de sono.

Constipações e Alergias:

As pessoas que dormem mal que sofrem de stress e ansiedade, ficam mais dispostas ao contágio de alergias e constipações. Um máu descanso mental leva a um enfraquecimento imunitário físico e a pessoa fica mais susceptível ao contágio de várias doenças.

{ 13 comments… read them below or add one }

1 angela maria ferreira frança de souza Novembro 21, 2011 às 15:24

gostaria de saber o quedevo fazer para aliviar a minha insônia, tenho dormido muito, mal anoite estou com fraquesa pelo corpo tudo, tenho medo. obrigado pela sua atenção:

2 cacau Junho 25, 2013 às 15:34

olá bom dia tenho preocupação muito grande a minha mãe sofre de insonia por mais de 20 anos eu gostaria de saber quais os medicamentos apropriados para ela tomar.

3 Sofia Miguelote Setembro 19, 2013 às 9:52

Bom dia,
O meu filho tem 3 anos e 2 meses e à 15 dias que começou a dormir mal. Até à data deitava-o, após uma história na sala, levava-o para lavar os dentes e fazer xixi, dava-lhe um beijo de boa noite e ele ficava tranquilo e adormecia, dormindo 10 horas seguidas.
Desde há 15 dias para cá quer que permaneça oa pé dele até quase adormecer, mais/menos 30 minutos, e acorda 2 a 3 vezes por noite e chama por mim.
Só voltando a adormecer se eu disser xiu ou, quando isso não resulta, se me sentir ao pé da porta dele.
Como tenho um bébé de 10 meses tem vindo a destabilizar o sono de todos lá em casa, fazendo com que estejemos todos acordados às 6h da manhã.
Eu e o meu marido sempre tentamos minimizar qualquer sentimento de ciúme perante o irmão e eles dão-se muito bem.
Quando lhe pergunto porque quer que fique ao pé dele diz somente que há barulho.
Contudo, o único barulho que há em casa são as madeiras a estalar, pois à hora que se deita 20:30 já o irmão está a dormir desde as 19:30.
Na escola perguntei se ele tem adado triste, o que me disseram que não, anda bem disposto, mas mais mimado.
O que faço?
Continuo a levantar-me para o tranquilizar (ando exausta) ou têm outra solução?
Estou com receio que seja algo mais grave que um simples susto.

Obrigada pela atenção dispensada.

Sofia Miguelote

4 Andre Rodrigues Dezembro 18, 2013 às 1:21

Boa noite.
Obrigado pelo seu comentário.

Medicamentos para tratar os casos de insónia devem ser aconselhados pelo seu médico.
Converse com o médico para que ele lhe receite alguns medicamentos para dormir.

Cumprimentos,
André Rodrigues

5 juliana Março 5, 2014 às 17:11

meu filho de 10 anos não dorme mais a noite só vai dormir 11:00 da manhã e daí dorme o dia inteiro mesmo que eu tente acordar ele ele dorme sentado o que faço? por favor me ajudem.

6 Andre Rodrigues Março 5, 2014 às 22:08

Boa noite Juliana.
Obrigado pelo seu comentário.

O seu filho provavelmente tem os sonos fora de horas… Tem como curar isso.
Pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Agradecemos também que coloque like na nossa página do facebook para facilitar o contacto através das mensagens.
Aqui tem o link do facebook para colocar o seu “like”:
https://www.facebook.com/pages/Insonias/207210472821093

Faça isso por favor, para que a possamos ajudar.
Obrigado

7 Ninive Santiago Março 15, 2014 às 9:24

Depois que seus dentinhos nasceram meu filho nunca mais dormiu bem. Fazemos o mesmo ritual ( quarto arrumado, banho, companhia) na hora de dormir todos os dias, porém não dá resultados. Passei um ano levando ele a uma psicóloga e ela disse que ele não apresentou nenhum comportamento fora do normal. A cada dia seu sono desorganiza mais, não sei mais o que fazer, porque agora uem está doente sou eu.

8 Ninive Março 15, 2014 às 9:29

Esqueci de dizer a idade dele, está com quase 4 anos. Seu comportamento é arredio e não consegue aceitar ordens, comandos.
Geralmente dorme 6 a 7 horas na noite e 2 horas durante o dia.

9 Andre Rodrigues Março 16, 2014 às 2:44

Boa noite Ninive!

A situação do seu filho parece ser uma situação delicada, provavelmente poderá ser uma fase da vida dele que penso que irá passar com o tempo…

De forma a facilitar a ajuda, Pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Entraremos em contato consigo em menos de 24 horas.

Obrigado

10 Ana paula nascimento lopes Abril 12, 2014 às 15:16

Eu so consigo dormir depois das 12 ate 2:30 da manha ou as vezes ate mais tarde por que a noite penso muito e fico bastante preocupada e isso acaba tirado o meu sono a noite, e ao manheçer nao consigo levantar antes da 7 horas e acabo chegado atrasada no trabalho agora nem a tarde nao tou conserguindo dormi a tarde (tenho sono a tarde mas nao consigo dormir).

11 Ana paula nascimento lopes Abril 12, 2014 às 15:26

o meu namorado ele fica muito estressado e preocupado com o trabalho e as divida e acaba ficado sem sono, ele ja ficou varias noite acordando e trabalhado a noite. Ele ja teve infarto as 6 anos antas e eu fico preocupada com ele e ate eu acabo ficado sem sono

12 Andre Rodrigues Abril 12, 2014 às 21:45

Boa noite Ana Paula Nascimento.

Parece que as suas insónias são causadas por preocupações… Você está a precisar de relaxar, se acalmar, e conseguir dormir! Dormir é muito importante para recompor os desgastes durante o dia, e no seu caso está a ser complicado, pelo que parece… Mas há tecnicas, há truques, há várias coisas que pode fazer para conseguir dormir! É uma situação simples, que não precisa de medicamentos, apenas métodos naturais.

Nós conseguimos ajudar! Para obter ajuda pode fazer um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Obrigado

13 Andre Rodrigues Abril 12, 2014 às 21:49

Boa noite Ana Paula Nascimento.

Mais uma vez, o que causa insónia a si, também está a causar ao seu namorado… Preocupações, noites mal dormidas, e tudo acumulado piora a situação de insonia! Mais uma situação com possível solução! Só precisam de relaxar, acalmar, e adotar algumas tecnicas naturais!
Não precisam de medicamentos nenhuns… São situações comuns, que com o tempo, dedicação, e algumas técnicas de relaxamento, irão conseguir ultrapassar e voltar a ter noites de sono normais.

Podemos ajudar nisso!! Não há necessidade de ficar com esse tipo de insónias, quando é possível controlar a situação e voltar a dormir como deve de ser! Para isso faça um pedido de aconselhamento, através da nossa área de aconselhamento online em: http://www.insonias.com/aconselhamento-consulta-online-por-email/

Obrigado

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: