Doenças do sono

Doenças que podem ser desencadeadas pela Insônia

Como sabemos as Insónias não matam, nunca ninguém morreu de Insónias, mas podem dar surgimento de certas doenças que são associadas à má qualidade de vida da pessoa que sofre transtornos de sono.

Ansiedade/Stress

Os problemas de sono aumentam a produção de cortisol que é um hormônio ligado ao stress e ansiedade no organismo. A pessoa com dificuldade em dormir, acorda mais cansada e nervosa e passa o dia ansiosa com medo da próxima noite. Este resultado nervoso está na origem do efeito insónias – bola de neve.

Depressão :

A pessoa que sofre de insonias principalmente durante um período longo de tempo, acaba quase sempre em depressão. Esta depressão é o resultado dos transtornos físico/químicos vividos pela pessoa ao longo do tempo em que não consegue levar uma vida normal. A depressão resultante dos problemas do sono provoca ainda alterações bruscas no humor da pessoa.

Hipertensão:

A má qualidade e os transtornos do sono elevam a pressão arterial cerca de 4,5 pontos enquanto tenta adormecer, consequentemente a chance de vir a sofrer de hipertensão ou uma doença do coração aumentam consideravelmente.

Diabetes:

Dormir 7 a 8 horas por noite ajuda o organismo a queimar hidratos de carbono, reduzir os níveis de açúcar no sangue e impedir que armazene demasiadas calorias, evitando assim o surgimento precoce da diabetes.

Envelhecimento:

Dormir poucas horas  e o impedimento em conciliar e manter um sono profundo, implicam quedas das taxas do hormônio GH, cuja deficiência está associada a sintomas de idade: aumento do tecido adiposo, flacidez muscular, fraqueza óssea e perda de massa muscular. Em crianças e adolescentes pode atrapalhar processo natural de crescimento.

Obesidade:

Durante o período de sono, ocorre a síntese de diversos hormônios relacionados com regulamento calórico. Quem dorme pouco tem as chances de risco de obesidade aumentadas.

Problemas de Pele e Capilares:

Todos nós conhecemos os sintomas do “dia seguinte” associados a uma noite mal passada. As famosas olheiras são resultado de uma dilatação dos vasos sanguíneos, chamada de stress do tecido vascular.

Os problemas de cabelo, como a queda, enfraquecimento ou os cabelos ressecados…podem ser resultado do stress provocado pela insónia e problemas de sono.

Constipações e Alergias:

As pessoas que dormem mal que sofrem de stress e ansiedade, ficam mais dispostas ao contágio de alergias e constipações. Um máu descanso mental leva a um enfraquecimento imunitário físico e a pessoa fica mais susceptível ao contágio de várias doenças.

consultas online

{ 13 comments… read them below or add one }

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: