Como regular o sono

Ter uma rotina para dormir e para acordar é o segredo para conseguir ter uma noite descansada e para acordar com as energias renovadas! Nem sempre é possível ir para a cama e levantar no mesmo horário mas a verdade é que muitas vezes abusamos na sexta e no sábado e acabamos por ir para a cama muito tarde e ficar de cochilo até ao meio-dia do dia seguinte! Se você é daquelas pessoas que dorme em qualquer lado e de qualquer jeito, isto não é problemático. Contudo, se você sofre com insónias, ter estes hábitos vai prejudicar a sua noite e consequentemente o seu dia.

Neste artigo, damos-lhe alguns conselhos para conseguir regular o seu sono! Fique atento.

Dica 1: Agendar o horário de dormir

O segredo, como já dissemos, é deitar e acordar sempre à mesma hora, incluindo dias de descanso. Não podemos decidir a que horas vamos adormecer mas conseguimos facilmente decidir a que horas vamos acordar! Se gosta de ler antes de dormir, pode programar meia hora para ler antes da hora de deitar. O seu corpo vai habituar-se a uma rotina e acabará por conseguir associar a hora da leitura à hora de dormir. Decidir quando vai para a cama e quando acorda é a parte fácil. A única parte difícil é efetivamente adormecer. Isso não depende apenas da sua vontade mas com as práticas certas será cada vez mais fácil.

Dica 2: Vá para a cama apenas quando tem sono

Se é daquelas pessoas que fica muito estressada e frustrada quando vai para a cama e não consegue dormir, a abordagem que deve fazer é ir para a cama apenas na hora em que realmente fica sonolento e não programar tudo. Se insistir e ficar na cama mesmo sem conseguir adormecer, o aconselhável é fazer alguns exercícios de relaxamento (inspirar pelo nariz e expirar pela boca, várias vezes e sempre de modo suave). Outro conselho é sair da cama e ir beber um copo de leite.


Dica 3: Defina o despertador para a hora correta

Não está certo colocar o despertador para as 7.15 e ficar na cama até às 7.30. Deve evitar utilizar o botão da soneca! Assim, o melhor que você tem a fazer é programar o despertador para a hora que realmente precisa de acordar para não cair na tentação de ficar adiando várias vezes a hora de pular da cama!

Dica 3: Evite as refeições pesadas ao jantar

Comer refeições pesadas e de difícil digestão vai prejudicar toda a sua noite! Se comer algo que exija demasiado esforço do estomago para digerir os alimentos, ele vai ficar trabalhando durante o período em que todo o seu corpo deveria estar em repouso e isso vai fazer com que a sua noite seja menos tranquila. Na hora de jantar deve comer algo leve como sopas ou saladas. Isso até vai ajudar você na hora de levantar pois o seu organismo vai enviar sinais para o cérebro de que está com fome e será muito mais fácil levantar!

Faz mal dormir depois de comer?

Dica 4: Não faça cochilos a meio do dia

Se tem problemas para adormecer, fazer cochilos a meio do dia é a pior coisa que pode fazer ao seu organismo. Dormir fora do horário que você estabeleceu vai prejudicar toda a regulação do sono. Se dormir durante o dia, o mais certo é chegar à cama e ficar olhando para o teto!

Dica 5: Pratique exercício

Fazer exercício diminui o estresse e faz você ficar mais relaxado. Ficará também mais cansado e isso ajuda muito na hora de dormir. Contudo, o exercício deve ser feito pelo menos até 4 horas antes da hora de dormir. Caso contrário, a adrenalina provocada pela atividade física pode interferir no seu descanso.

Desportos que ajudam a combater a insônia

Dica 6: Reduza o café

O café é um estimulante natural e mesmo que não beba café na hora de jantar pode não conseguir adormecer devido ao café que bebe durante o dia, pois a cafeína permanece no organismo durante várias horas. O aconselhável é beber no máximo 3 xícaras de café por dia e nunca beber café perto da hora de dormir pois é garantido que isso vai prejudicar o seu descanso.

Substitutos e alternativas ao café

Dica 7: Prepare o quarto para dormir bem

Um ambiente escuro, confortável e silencioso é o ideal para descansar bem. Evite ficar olhando telas antes de dormir, incluindo a do celular! O ideal é ter uma temperatura amena, para que não fique acordando a meio da noite com frio ou com calor. Uma noite de sono em que acorda muitas vezes não vai deixar o seu cérebro descansar na plenitude.

Estas são as nossas dicas para que você possa regular o seu sono e ter uma noite descansada. Se está cansado de passar o dia sem energia, comece hoje mesmo a regular o seu sono. A sua saúde vai agradecer!

Como Fazer do seu Quarto um Ambiente Agradável para Dormir



Recomendados Para Você:

Sem Comnetários

Escreva um comentário

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!