Como ajudar as crianças a lidar com stress e insónia

A infância não é apenas uma fase colorida. Muitas vezes, as crianças sofrem bastante na hora de dormir devido às insónias e aos pesadelos que têm. Este é um problema recorrente que acontece com muitas crianças e que traz complicações para o seu rendimento diário, nomeadamente na escola. É importante encarar a hora de dormir como algo maravilhoso, associando essa parte do dia a contos de fadas e histórias de encantar.

Saiba como pode ajudar as crianças a lidar com o stress e com as insónias.

Porque é que as crianças têm stress?

Não é só os adultos que vivem stressados: a vida de uma criança também pode ter algum stress. As crianças (pelo menos até aos 11/12 anos) não conseguem ter uma noção verdadeira sobre o que podem ou não fazer e sobre o que é certo ou errado. As crianças ficam stressadas com o escuro, com terem que comer o que não gostam, com o facto de terem que ir dormir na hora que os pais obrigam, com a obrigatoriedade de ir para a escola, entre outros motivos. Um dos fatores que mais stressa as crianças é o medo. O que elas não conseguem entender é que muitos dos seus medos são infundados. O medo de monstros e de bruxas é muitas vezes o causador das crianças não conseguirem dormir.

Dormir é essencial, sobretudo para as crianças. É através do sono que elas repõem os níveis de energia para enfrentar mais um dia de escola e de brincadeiras. Quando tudo corre bem, com o aproximar da noite começamos a sentir-nos mais relaxados e isso acontece devido a uma maior produção de melatonina, a hormona responsável pela sensação de bem-estar. Contudo, se a criança estiver muito stressada, a hormona que vai produzir em maior número será o cortisol, responsável pelo estado de excitação e de ansiedade que impede a criança de dormir. E isso leva a um ciclo vicioso: grandes níveis de cortisol impedem a criança de dormir e quando a criança não dorme, produz mais cortisol, acabando por ficar presa num ciclo em que não consegue descansar.


Dicas para a criança dormir bem

  • Evite histórias assustadoras antes da hora de dormir. Em vez disso, coloque a criança vendo desenhos animados bonitos (sem monstros e bruxas) ou brinque um pouco com ela.
  • Utilizar uma luz de presença caso a criança tenha medo do escuro. Existem luzes de presença com formatos engraçados que ajudam a criança a relaxar e a ter uma noite sossegada.
  • Incentive a criança a escrever um diário. Escrever sobre o seu dia e sobretudo sobre os seus medos vai ajudar a conseguir encara-los e vence-los.
  • Crie uma rotina para a hora de dormir: é importante que a criança se deite sempre à mesma hora pois isso vai criar uma habituação no seu corpo e à medida em que a hora se aproxima, vai começando a ficar cansado e relaxado.
  • Incentive a criança a ter atividades criativas durante o dia, pois isso reduz o stress e ansiedade. Pintar, desenhar e dançar são bons exemplos de atividades que farão bem à criança.
  • Fale com a criança: é importante que não desvalorize os seus medos, por mais infundados que possam parecer. Fale com a criança antes de dormir e faça-a ver que está segura e que os pais estão por perto caso aconteça alguma coisa. Fale com ela sobre histórias divertidas para que possa ir dormir contente e alegre, pois isso ajuda a acalmar. Não deve mostrar-se ansioso ou nervoso pela situação. É fundamental que se lembre que este é um problema que requer muita paciência da sua parte.
  • Faça um jantar leve: evite dar doces ou refrigerantes à criança na hora de jantar pois isso vai fazer com que a sua energia aumente e vai dificultar o seu descanso. O ideal é fazer uma refeição leve e de fácil digestão.
  • Coloque na cama algo que a criança goste: pode ser um peluche, um livro, um brinquedo favorito. Dessa forma, a criança vai associar a hora de dormir a algo agradável e será mais fácil conseguir relaxar.
  • Não leve a criança para a sua cama. Mesmo que a tentação de levar a criança para o seu quarto seja grande, isso só vai prejudicar o problema. Se a criança se habituar a dormir com os pais vai ser muito mais difícil mantê-la relaxada no seu próprio quarto. Se a criança chorar fique com ela até que se acalme e saia assim que a situação estiver controlada.

Insônia em Crianças e Adolescentes – Sintomas, Causas e Tratamentos



Recomendados Para Você:

Sem Comnetários

Escreva um comentário

GRÁTIS! BAIXE O EBOOK:

SHAKES PARA DORMIR

Baixe o ebook com receitas de shakes delíciosos que ajudaram a dormir rapidamente.

Digite seu e-mail abaixo

e baixe agora mesmo o ebook!

FALTA APENAS 1 PASSO

 

OBRIGADO!